Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
SABERES DOCENTES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: GÊNESE E EVOLUÇÃO
Autor:
GENOVEZ, LUIZ GONZAGA ROVERSI
Email:
lgenovese@if.ufg.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2002
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. BAROLLI, ELISABETH
Data de Defesa:
21/08/2002
Palavras-Chave (PT):
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
ENSINO DE CIÊNCIAS
SABER DOCENTE
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Resumo Original (PT):
A PRESENTE OBRA É UMA PESQUISA QUALITATIVA, ORIENTADA POR UMA DE SUAS DIVERSAS ESTRATÉGIAS, O ESTUDO DE CASO. ESTE ESTUDO ACOMPANHOU A FORMAÇÃO, O INÍCIO E A CAMINHADA NO MAGISTÉRIO DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS, DENOMINADO PROFESSOR P, QUE BUSCAVA INCESSANTEMENTE IMPLEMENTAR EM SUAS SALAS DE AULA UMA PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO. A PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSOR, A RELAÇÃO ENTRE CRENÇAS, CONFLITOS E TENSÕES E AS SOLUÇÕES E ESTRATÉGIAS INERENTES AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DESTE PROFESSOR. POSTERIORMENTE, FOCOU-SE ATENÇÃO NA GÊNESE E NA EVOLUÇÃO DOS SABERES DOCENTES UTILIZADOS PELO PROFESSOR P EM SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA INADEQUAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AO TENTAR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS, AS CRENÇAS E O DESENVOLVIMENTO DO MESMO. TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE SE EMPREGASSE O REFERENCIAL DE SABERES DOCENTES NA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PROFESSOR P, QUE, APONTOU QUE OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR EM QUESTÃO FORAM FORMULADOS E EVOLUÍRAM SEGUNDO O CONFRONTO ENTRE O CONTEXTO ESCOLAR E OS SABERES RELACIONADOS AOS PRINCÍPIOS DAQUELA PROPOSTA DE ENSINO INOVADORA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COURSE PROFESSIONAL
SCIENCE TEACHING
TEACHER KNOWLEDGE
TEACHER?S PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Resumo Original (EN):
WE DESCRIBE HERE A QUALITATIVE RESEARCH ORIENTED BY ONE OF ITS VARIETY OF STRATEGIES, THE CASE STUDY, WHICH FOLLOWED THE FORMATION, THE BEGINNING AND THE WAY DEVELOPED BY A SCIENCE TEACHER, CALLED P, WHO SEARCHED INCESSANTLY TO IMPROVE IN HIS CLASSROOMS A INNOVATIVE TEACHING PROPOSAL. THE RESEARCH ANALYZED, THROUGH THE CONCEPT OF TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT, THE RELATION AMONG BELIEFS, CONFLICTS AND TENSIONS AND THE SOLUTIONS AND STRATEGIES INHERENT TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THIS TEACHER. AFTERWARDS, THE RESEARCH FOCUSED ITS ATTENTION TO THE GENESIS AND THE EVOLUTION OF THE TEACHER?S KNOWLEDGE USED BY THIS TEACHER IN HIS PROFESSIONAL COURSE. DATA COLLECTED POINTS TO AN INAPPROPRIATION OF THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT MODEL IN ORDER TO SET UP A RELATION AMONG STRATEGIES, BELIEFS AND THE TEACHER P? DEVELOPMENT. THIS SITUATION MADE THE USE OF THE TEACHER KNOWLEDGE REFERENTIAL IN THE ANALYSIS OF THE PROFESSIONAL COURSE OF THE TEACHER P, WHO, POINTED THAT THE STUDIED TEACHER?S PROFESSIONAL KNOWLEDGE WERE FORMULATED AND EVOLVED ACCORDING THE COMPARISON BETWEEN THE SCHOOL CONTEXT AND THE KNOWLEDGE RELATED TO THE INNOVATIVE PROPOSAL PRINCIPLES.
Arquivo:
DIS_MEST20020821_GENOVEZ LUIZ GONZAGA ROVERSI.pdf
Tamanho:
1329 Kb (1329852 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/04/2011 ÀS 17:06:33
Atualizado:
25/04/2011 ÀS 17:06:33
Visitas:
1746
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 01:42:54
Downloads:
91
Último Download em :
05/03/2024 ÀS 15:24:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por