DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
SABERES DOCENTES DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: GÊNESE E EVOLUÇÃO |
Autor: |
GENOVEZ, LUIZ GONZAGA ROVERSI |
Email: |
lgenovese@if.ufg.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2002 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. BAROLLI, ELISABETH
|
Data de Defesa: |
21/08/2002 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ SABER DOCENTE ♠ TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE OBRA É UMA PESQUISA QUALITATIVA, ORIENTADA POR UMA DE SUAS
DIVERSAS ESTRATÉGIAS, O ESTUDO DE CASO. ESTE ESTUDO ACOMPANHOU A FORMAÇÃO, O INÍCIO E A
CAMINHADA NO MAGISTÉRIO DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS, DENOMINADO PROFESSOR P, QUE BUSCAVA
INCESSANTEMENTE IMPLEMENTAR EM SUAS SALAS DE AULA UMA PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO. A
PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSOR, A
RELAÇÃO ENTRE CRENÇAS, CONFLITOS E TENSÕES E AS SOLUÇÕES E ESTRATÉGIAS INERENTES AO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DESTE PROFESSOR. POSTERIORMENTE, FOCOU-SE ATENÇÃO NA GÊNESE E
NA EVOLUÇÃO DOS SABERES DOCENTES UTILIZADOS PELO PROFESSOR P EM SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. OS
RESULTADOS APONTARAM PARA UMA INADEQUAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AO
TENTAR ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS, AS CRENÇAS E O DESENVOLVIMENTO DO MESMO.
TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE SE EMPREGASSE O REFERENCIAL DE SABERES DOCENTES NA ANÁLISE DA
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PROFESSOR P, QUE, APONTOU QUE OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR
EM QUESTÃO FORAM FORMULADOS E EVOLUÍRAM SEGUNDO O CONFRONTO ENTRE O CONTEXTO ESCOLAR E OS
SABERES RELACIONADOS AOS PRINCÍPIOS DAQUELA PROPOSTA DE ENSINO INOVADORA. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ COURSE PROFESSIONAL ♠ SCIENCE TEACHING ♠ TEACHER KNOWLEDGE ♠ TEACHER?S PROFESSIONAL DEVELOPMENT
|
Resumo Original (EN): |
|
WE DESCRIBE HERE A QUALITATIVE RESEARCH ORIENTED BY ONE OF ITS VARIETY OF
STRATEGIES, THE CASE STUDY, WHICH FOLLOWED THE FORMATION, THE BEGINNING AND THE WAY DEVELOPED
BY A SCIENCE TEACHER, CALLED P, WHO SEARCHED INCESSANTLY TO IMPROVE IN HIS CLASSROOMS A
INNOVATIVE TEACHING PROPOSAL. THE RESEARCH ANALYZED, THROUGH THE CONCEPT OF TEACHER
PROFESSIONAL DEVELOPMENT, THE RELATION AMONG BELIEFS, CONFLICTS AND TENSIONS AND THE SOLUTIONS
AND STRATEGIES INHERENT TO THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THIS TEACHER. AFTERWARDS, THE
RESEARCH FOCUSED ITS ATTENTION TO THE GENESIS AND THE EVOLUTION OF THE TEACHER?S KNOWLEDGE USED
BY THIS TEACHER IN HIS PROFESSIONAL COURSE. DATA COLLECTED POINTS TO AN INAPPROPRIATION OF THE
PROFESSIONAL DEVELOPMENT MODEL IN ORDER TO SET UP A RELATION AMONG STRATEGIES, BELIEFS AND THE
TEACHER P? DEVELOPMENT. THIS SITUATION MADE THE USE OF THE TEACHER KNOWLEDGE REFERENTIAL IN
THE ANALYSIS OF THE PROFESSIONAL COURSE OF THE TEACHER P, WHO, POINTED THAT THE STUDIED TEACHER?S
PROFESSIONAL KNOWLEDGE WERE FORMULATED AND EVOLVED ACCORDING THE COMPARISON BETWEEN THE
SCHOOL CONTEXT AND THE KNOWLEDGE RELATED TO THE INNOVATIVE PROPOSAL PRINCIPLES. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20020821_GENOVEZ LUIZ GONZAGA ROVERSI.pdf
|
Tamanho: |
1329 Kb (1329852 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
25/04/2011 ÀS 17:06:33 |
Atualizado: |
25/04/2011 ÀS 17:06:33 |
Visitas: |
1746 |
Última Visita em : |
27/04/2024 ÀS 01:42:54 |
Downloads: |
91 |
Último Download em : |
05/03/2024 ÀS 15:24:46 |