Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CONTEXTUALIZAÇÃO E LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO PRÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
Autor:
ROSELLA, MARCELO LUIS AROEIRA
Email:
marcelorosella@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. LONGHINI, MARCOS DANIEL
Drª. MARTINS, DEBORA COIMBRA
Data de Defesa:
31/05/2010
Palavras-Chave (PT):
INTERACIONISMO
TERMODINÂMICA
TRABALHOS PRÁTICOS
Resumo Original (PT):
O TRABALHO QUE APRESENTAMOS ESTÁ CONTIDO NUM PROJETO DE PESQUISA QUE RESULTOU DE UMA PARCERIA ENTRE A ESCOLA ESTADUAL, UNESP E FAPESP. O PROJETO DE PESQUISA PROPÔS UM TEMA CENTRAL, ESTE TEMA SE CONFIGURA NUMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR E SEUS SUBPRODUTOS NA REGIÃO DE JAÚ (SP) COMO ARTICULADOR DE TODAS AS DISCIPLINAS. CADA DISCIPLINA DESENVOLVEU SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E O GRUPO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DECIDIU POR ABORDAR O BIOCOMBUSTÍVEL DERIVADO DA CANA DE AÇÚCAR. A FÍSICA, NESSE CONTEXTO, ABORDOU A TERMODINÂMICA POR ESTAR RELACIONADA AO TEMA EM DIVERSOS ASPECTOS COMO, POR EXEMPLO, O FATO DO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL SER UMA OPÇÃO MENOS POLUENTE DO QUE A GASOLINA E, DESSA FORMA, AJUDA A DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES QUE CAUSAM O EFEITO ESTUFA. PORTANTO, NESTE TRABALHO, ESPECIFICAMENTE, OS CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA FORAM ABORDADOS SOB UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA QUE SE UTILIZOU DE UM INÍCIO CONTEXTUALIZADO E A ANÁLISE DE FENÔMENOS TÉRMICOS EM LABORATÓRIO DIDÁTICO, SEM QUE O CONCEITO FORMAL TIVESSE SIDO PREVIAMENTE DADO. DE MANEIRA A PROPICIARMOS A INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO E O OBJETO, OU SEJA, A AÇÃO DO SUJEITO SOBRE O OBJETO, OU AMBIENTE, E AS REPERCUSSÕES DESTA AÇÃO AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA. DESTARTE, OBJETIVAMOS CONSTRUIR E NÃO TRANSMITIR O CONHECIMENTO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM ANIMADORES E PROMISSORES REVELANDO QUE OS TRABALHOS PRÁTICOS REALIZADOS SOB OS AUSPÍCIOS DA EPISTEMOLOGIA INTERACIONISTA PODE NÃO GARANTIR O APRENDIZADO, MAS GARANTE AVANÇOS APRECIÁVEIS E DURADOUROS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
THERMODYNAMIQUE ET INTÉRACIONISME
TRAVAUX PRATIQUES
Resumo Original (EN):
(FRANCÊS) CE TRAVAIL EST INSERÉ DANS UN PROJET DE RECHERCHE QUI EST FRUIT D?UNE ASSOCIATION ENTRE L?ÉCOLE PUBLIQUE, L?UNESP (UNIVERSITÉ DE L?ÉTAT DE SÃO PAULO) ET LA FAPESP (FUNDATION DE SOUTIEN À LA RECHERCHE DE L?ÉTAT DE SÃO PAULO). CE PROJET PROPOSE UN THÈME CENTRAL SE PRÉSENTANT COMME UNE ANALYSE DES IMPACTS DE LA CULTURE DE LA CANNE-À-SUCRE ET SES SOUSPRODUITS DANS LA RÉGION DE LA VILLE DE JAÚ (SP), COMME UNE FORME D?ARTICULER TOUTES LES MATIÈRES SCOLAIRES. CHAQUE MATIÈRE A DÉVELOPPÉ SES CONTENUS SPÉCIFIQUES ET LE GROUPE DES SCIENCCES DE LA NATURE A DÉCIDÉ D?ABORDER LE BIOCARBURANT DÉRIVÉ DE LA CANNE. LA PHISIQUE, DANS CE CONTEXTE, A PARLÉ SUR LA THERMODYNAMIQUE, POUR SE RAPPORTER AU THÈME PAR PLUSIERS ASPECTS COMME, PAR EXEMPLE, L?ALCOHOL PEUT ÊTRE UNE OPTION MOINS POLLUENTE QUE L?ESSENCE, ET AINSI, DIMINUER L?EFFET DE SERRE. DANS CE TRAVAIL, SPÉCIFIQUEMENT, LES CONCEPTS À LA BASE DE LA THERMODYNAMIQUE ONT ÉTÉ ABORDÉS D?UNE FAÇON INTÉRACIONISTE QUI S?EST UTILISÉ ABORD DES CONCEPTS ET UNE ANALYSE DES PHÉNOMÈNES THERMIQUES DANS LE LABORATOIRE DIDATHIQUE, SANS QUE LES CONCEPTS ÉTAIENT D?ABORD ABORDÉS. DE CETTE FORME, ON A PROPICIÉ L?INTÉRATION ENTRE L?ÉLÈVE ET L?OBJET, C?EST-À-DIRE, L?ACTION DE CET ÉLÈVE SUR CET OBJET, OU SUR L?AMBIANCE, ET LES EFFETS DE CETTE ACTION. AINSI, ON A EU L?INTENTION DE CONSTRUIRE ET NE PAS SEULEMENT TRANSMETTRE LA CONNAISSANCE. LES RÉSULTAS SE MONTRENT FAVORABLES ET HEUREUX EN REVELANT LES TRAVAUX PRATIQUES RÉALISÉS SOUS LES AUSPICES DE L?EPISTÉMOLOGIE INTÉRACIONISTE NE PEUVENT PAS GARANTIR L?APPRENTISSAGE, MAIS ILS DONNENT DE BONS ET DURABLES PROGRÈS DANS LES ÉTAPES D?ENSEIGNEMENT ET DE L?APPRENTISSAGE.
Arquivo:
TES_DOUT20100531_ROSELLA MARCELO LUIS AROEIRA.pdf
Tamanho:
8622 Kb (8622502 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/04/2011 ÀS 10:21:26
Atualizado:
12/04/2011 ÀS 10:21:26
Visitas:
1328
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 04:23:50
Downloads:
71
Último Download em :
19/02/2021 ÀS 21:04:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por