Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO INTERESSE ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NA DISCIPLINA ?CIÊNCIAS?
Autor:
YLLANA, MAURIEN ROSE SILVA
Email:
maurien.rose@itelefonica.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. CARVALHO, ALEX MOREIRA
Data de Defesa:
17/12/2003
Palavras-Chave (PT):
INTERESSE
Resumo Original (PT):
VÁRIOS FORAM OS CAMINHOS PERCORRIDOS DURANTE A PESQUISA, BEM COMO, VÁRIOS PROBLEMAS FORAM ALVOS DE ATENÇÃO NA MEDIDA EM QUE APARECIAM PARA MIM, DIFICULTANDO SITUAR O FENÔMENO E OS SEUS HORIZONTES DE INQUÉRITO. SITUAR O PROBLEMA EM SI, VISANDO À MOTIVAÇÃO INICIAL, NÃO FOI, ENTÃO, UMA TAREFA FÁCIL. INICIALMENTE, À PESQUISA TINHA O OBJETIVO DE SABER SE O INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL TERIA DIMINUÍDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS, EM SEGUIDA, PASSOU A INVESTIGAR SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO INTERESSE, VISANDO AINDA À DIFERENCIAÇÃO DE MOTIVAÇÃO. APÓS O MERGULHO NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM 6 PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (4 PROFESSORES PERTENCENTES À REDE PARTICULAR DE ENSINO E 2 À REDE ESTADUAL DE ENSINO) E, COM 169 ALUNOS (85 PERTENCENTES À ESCOLA PARTICULAR E 84 À ESCOLA ESTADUAL), OS HORIZONTES DE ESTUDO SE FIZERAM PRESENTE JUNTO COM A JUSTIFICATIVA. HOUVE À NECESSIDADE EM SABER COMO OS PROFESSORES E OS ALUNOS EXPERENCIAVAM UM DETERMINADO FENÔMENO, NO CASO, O INTERESSE NAS AULAS DE CIÊNCIAS. SENDO ENTÃO, O OBJETIVO DO MEU TRABALHO FOI TENTAR COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM SOBRE UM DETERMINADO FENÔMENO. DEVE-SE RESSALTAR QUE TAL SITUALIDADE FOI FRUTO DA SOMATÓRIA DAS ENTREVISTAS E DA METODOLOGIA UTILIZADA ? FENOMENOLOGIA ?, JÁ QUE O PENSAMENTO, A EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA EM SI FAZEM PARTE DO INDIVÍDUO, NÃO SENDO UMA ENTIDADE ISOLADA.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
---
Resumo Original (EN):
---
Arquivo:
DIS_MEST20031217_YLLANA MAURIEN ROSE SILVA.pdf
Tamanho:
1476 Kb (1476487 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/08/2007 ÀS 16:13:03
Atualizado:
06/08/2007 ÀS 16:13:03
Visitas:
2161
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:43:34
Downloads:
62
Último Download em :
30/07/2020 ÀS 16:39:10
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por