VÁRIOS FORAM OS CAMINHOS PERCORRIDOS DURANTE A PESQUISA, BEM COMO,
VÁRIOS PROBLEMAS FORAM ALVOS DE ATENÇÃO NA MEDIDA EM QUE APARECIAM PARA MIM,
DIFICULTANDO SITUAR O FENÔMENO E OS SEUS HORIZONTES DE INQUÉRITO. SITUAR O
PROBLEMA EM SI, VISANDO À MOTIVAÇÃO INICIAL, NÃO FOI, ENTÃO, UMA TAREFA FÁCIL.
INICIALMENTE, À PESQUISA TINHA O OBJETIVO DE SABER SE O INTERESSE DOS ALUNOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL TERIA DIMINUÍDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS, EM SEGUIDA, PASSOU A
INVESTIGAR SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO INTERESSE, VISANDO AINDA À
DIFERENCIAÇÃO DE MOTIVAÇÃO.
APÓS O MERGULHO NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM 6 PROFESSORES DE
CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (4 PROFESSORES PERTENCENTES À REDE PARTICULAR
DE ENSINO E 2 À REDE ESTADUAL DE ENSINO) E, COM 169 ALUNOS (85 PERTENCENTES À
ESCOLA PARTICULAR E 84 À ESCOLA ESTADUAL), OS HORIZONTES DE ESTUDO SE FIZERAM
PRESENTE JUNTO COM A JUSTIFICATIVA. HOUVE À NECESSIDADE EM SABER COMO OS
PROFESSORES E OS ALUNOS EXPERENCIAVAM UM DETERMINADO FENÔMENO, NO CASO, O
INTERESSE NAS AULAS DE CIÊNCIAS. SENDO ENTÃO, O OBJETIVO DO MEU TRABALHO FOI
TENTAR COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM SOBRE UM
DETERMINADO FENÔMENO. DEVE-SE RESSALTAR QUE TAL SITUALIDADE FOI FRUTO DA SOMATÓRIA
DAS ENTREVISTAS E DA METODOLOGIA UTILIZADA ? FENOMENOLOGIA ?, JÁ QUE O
PENSAMENTO, A EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA EM SI FAZEM PARTE DO INDIVÍDUO, NÃO SENDO
UMA ENTIDADE ISOLADA. |