Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ? ANÁLISE DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor:
BORGES, JULIANE CRISTINA FABRE
Email:
julianefabre@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. ARAUJO, ELAINE SANDRA NICOLINI NABUCO DE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. DE OLIVEIRA, SILMARA SARTORETO
Drª. TORQUATO, IRACEMA BATISTA
Data de Defesa:
23/08/2010
Palavras-Chave (PT):
EXPERIÊNCIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICA REFLEXIVA
SEMIÓTICA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO BUSCA VERIFICAR COMO PODEMOS DESENVOLVER MODELOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, BASEADOS NAS DISCUSSÕES SOBRE A REFLEXÃO-NA-AÇÃO, PROPOSTA POR SCHÖN E OUTROS PESQUISADORES. QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO INICIAL ESTÃO PRESENTES NO DISCURSO DOS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO QUE BUSCAM ALTERNATIVAS AO RACIONALISMO TÉCNICO. NESSE CONTEXTO, NOSSA PESQUISA INSERE-SE NO CONTEXTO ARTICULADOR ENTRE O CONHECIMENTO, POR MEIO DE DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO, AS DISCUSSÕES NAS DISCIPLINAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA, PRÁTICA ESSA QUE SE CONSTITUI O ESPAÇO DE FORMAÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO. PROCURAMOS, ASSIM, DIAGNOSTICAR QUAIS SÃO OS INDICADORES QUE POTENCIALIZAM A FORMAÇÃO DE JOVENS PROFESSORES, PARA UMA AÇÃO QUE VÁ ALÉM DA REPRODUÇÃO DE MODELOS IDEALIZADOS, E QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS QUE DIFICULTAM ESSA CONSTRUÇÃO. COMO PONTO DE REFLEXÃO NORTEADORES DESSA INVESTIGAÇÃO, TOMAMOS COMO PREMISSA A NOÇÃO DE QUE, POR MEIO DE DISCUSSÕES DE TEXTOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O ACOMPANHAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM ELABORAR E MINISTRAR AULAS DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA, PODEMOS AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR ELEMENTOS NORTEADORES DE UMA AÇÃO DIDÁTICA QUE SE INICIA NO LEVANTAMENTO DE CONDIÇÕES DA PRÁTICA DA ATIVIDADE DOCENTE E CRIA POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS PARA A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS. A ANÁLISE DESSES REGISTROS É REALIZADA POR MEIO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA QUE BUSCA NA LÓGICA A MEDIAÇÃO ENTRE COMPONENTES DA LINGUAGEM, ESTABELECENDO TRÍADES QUE EXPLICITAM NOSSAS RELAÇÕES COM O MUNDO. ASSIM, A PARTIR DAS TRANSCRIÇÕES DAS REUNIÕES E RELATÓRIOS DOS ALUNOS, BUSCAMOS CONSTRUIR ?SÍNTESE DE SIGNIFICAÇÃO‟ QUE EVIDENCIEM AS CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS PELOS GRADUANDOS.
Título (EN):
TEACHER?S FORMATION IN THE NATURE SCIENCE AREA ? ANALYSIS OF A REFLEXIVE PRACTICE IN SUPERVISED STAGE
Palavras-Chave (EN):
EXPERIENCE
REFLEXIVE PRACTICE
SEMIOTICS
TEACHER‟S FORMATION
Resumo Original (EN):
THE PRESENT WORK IS INTENDED TO VERIFY HOW WE CAN DEVELOP REFLEXIVE MODELS AT THE TEACHER‟S INITIAL TRAINING BASED ON DISCUSSIONS ABOUT THE REFLEXION-ON- ACTION, PROPOSED BY SCHÖN AND OTHER RESEARCHERS. QUESTIONS RELATED WITH INITIAL TRAINING ARE PRESENT IN THE EDUCATIONAL WORKS SPEECH THAT ARE LOOKING FOR ALTERNATIVES TO THE TECHNICAL RATIONALISM. IN THIS CONTEXT, THIS RESEARCH IS IN THE ARTICULATOR CONTEXT BETWEEN THE KNOWLEDGE, THROUGH THE TRAINING SUBJECTS, THE DIDACTIC-PEDAGOGICAL SUBJECTS DISCUSSIONS, THE EXPERIENCES LIVED BY FUTURE TEACHERS ABOUT TEACHING AND THE EXERCISE OF CONSTRUCTING A REFLEXIVE PRACTICE, WHICH CONSISTS OF THE TEACHING PRACTICE SUBJECT FORMATION SPACE. WE TRIED TO DIAGNOSE WHICH ARE THE INDICATORS THAT ENHANCE YOUNG TEACHER‟S FORMATION, FOR A FURTHER ACTION TO THE IDEALIZED MODELS REPRODUCTION AND WHICH ARE THE OBSTACLES THAT HINDER THIS CONSTRUCTION. AS A REFLEXION GUIDING POINT OF THIS INVESTIGATION, WE TAKE AS A PREMISE THE CONCEPTION THAT: THROUGH THE TEXT DISCUSSIONS ABOUT THE TEACHING PRACTICE AND THE ACCOMPANIMENT OF THE STUDENT‟S DIFFICULTIES TO PREPARE AND TEACH CLASSES IN A CRITICAL AND REFLEXIVE WAY, WE CAN HELP THEM CREATE GUIDING ELEMENTS OF A DIDACTICAL ACTION THAT BEGINS RAISING PRACTICE CONDITIONS AND CREATES POSSIBILITIES OF POTENTIAL CONFRONTATIONS TO OVERCOME THE IDENTIFIED OBSTACLES. THE ANALYSIS OF THESE RECORDS WILL BE DONE BY THE PEIRCE‟S SEMIOTICS THAT SEEKS IN THE LOGIC THE MEDIATION BETWEEN LANGUAGE COMPONENTS, ESTABLISHING TRIADS THAT DESCRIBE OUR RELATIONS WITH THE WORLD. THUS, FROM THE MEETINGS‟ TRANSCRIPTIONS AND THE STUDENT‟S REPORTS, WE INTEND TO BUILD ?SYNTHESIS OF MEANING? THAT SEEKS EVIDENCE THE CONSTRUCTIONS OF MEANINGS BY THE GRADUATING STUDENTS.
Arquivo:
TES_DOUT20100823_BORGES JULIANE CRISTINA FABRE.pdf
Tamanho:
1002 Kb (1002771 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2011 ÀS 16:37:26
Atualizado:
01/04/2011 ÀS 16:37:26
Visitas:
1453
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 00:01:18
Downloads:
142
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 10:22:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por