Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA SOB O ENFOQUE DAS RACIONALIDADES
Autor:
DE ANDRADE, JORGE AUGUSTO NASCIMENTO
Email:
jorgeduartina@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. RAMOS, EUGENIO MARIA DE FRANÇA
Dr. GENOVESE, LUIZ GONZAGA ROVERSI
Data de Defesa:
29/09/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
ORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
RACIONALIDADES
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, PROCURAMOS VERIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS QUE COMPÕEM O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO?, UNESP, CAMPUS DE BAURU. PARA ISSO, REALIZAMOS ENTREVISTAS QUE BUSCARAM COMPREENDER COMO QUATRO ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DESTA LICENCIATURA CONCEBEM QUESTÕES RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DESENVOLVIDAS NESTES LABORATÓRIOS. A PARTIR DESTAS ENTREVISTAS, ELENCAMOS ALGUMAS CATEGORIAS QUE FORAM OBTIDAS A PARTIR DE UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA. TAIS CATEGORIAS COMPUSERAM OS NOSSOS ESPAÇOS DE RESULTADOS E NOS PERMITIRAM LEVANTAR ALGUMAS CONCLUSÕES A CERCA DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO À POSTURA DOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, A POSTURA TOMADA POR ELES MESMOS E SEUS COLEGAS FRENTE A ESTAS PRÁTICAS, ASSIM COMO A CERCA DAS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS POR ELES AOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS. A PARTIR DESTES ESPAÇOS DE RESULTADOS, CARACTERIZAMOS AS RACIONALIDADES RELACIONADAS ÀS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS, A FIM DE INFERIRMOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS A PARTIR DESTAS RACIONALIDADES. A PARTIR DAS CONCLUSÕES ALCANÇADAS, PROCURAMOS EXPOR ALGUMAS REFLEXÕES A CERCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA, PROCURANDO APONTAR POSSIBILIDADES PARA QUE ESTE AMBIENTE CONTRIBUA DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. PARA QUE OS OBJETIVOS DA PESQUISA PUDESSEM SER ALCANÇADOS, NOS EMBASAMOS EM ALGUNS REFERENCIAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE TRABALHARAM COM ASSUNTOS RELACIONADOS AO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA. TAMBÉM PROCURAMOS COMPARTILHAR DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS, ASSIM COMO DA FENOMENOGRAFIA DE FERENCE MARTON. TENDO EM VISTA ESTES REFERENCIAIS, APRESENTAMOS ESTE TRABALHO EM QUATRO CAPÍTULOS QUE VISAM APRESENTAR OS REFERENCIAIS ADOTADOS ASSIM COMO NOSSA VISÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E, COMO ESSES REFERENCIAS SE ENCAIXARAM NO CONTEXTO QUE ENVOLVE ESTE TRABALHO.
Título (EN):
FORMATIVE CONTRIBUTION OF A EDUCATIONAL LABORATORY OF PHYSICS OVER THE FOCUS OF THE RATIONALITIES
Palavras-Chave (EN):
PHYSICS EDUCATIONAL LABORATORY
SCIENCE STUDIES
TEACHER INITIAL FORMATION AND RATIONALITIES
Resumo Original (EN):
IN THIS PAPER WE TRY TO VERIFY THE FORMATIVE CONTRIBUTIONS OF THE EDUCATIONAL LABORATORIES THAT ARE PART OF THE COURSE OF LICENSE IN PHYSICS OF THE UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", UNESP, BAURU CAMPUS. WE REALIZED INTERVIEWS TRYING TO COMPREHEND HOW FOUR STUDENTS OF THE LAST YEAR OF THE LICENSE COURSE DEAL WITH QUESTIONS RELATED TO THE PROCESS OF EXPERIMENTAL PRACTICES DEVELOPED IN THESE LABORATORIES. FROM THESE INTERVIEWS WE LIST SOME CATEGORIES GOTTEN FROM THE PHENOMENONGRAPHIC ANALYSIS. THESE CATEGORIES COMPOSED OUR "RESULTS SPACES" AND ALLOWED US TO REACH SOME CONCLUSIONS ABOUT THE STUDENTS´ CONCEPTIONS OVER THE BEHAVIOR OF THE TEACHERS RESPONSIBLE FOR THE DEVELOPMENT OF EXPERIMENTAL PRACTICES, THE BEHAVIOR OF THE STUDENTS THEMSELVES AND OF THEIR COLLEAGUES FACING THESE PRACTICAL, AS WELL AS ABOUT THE CHARACTERISTICS THEY THEMSELVES ASSIGN TO THE EDUCATIONAL LABORATORIES. FROM THESE "RESULTS SPACES" WE CHARACTERIZED THE RATIONALITIES RELATED TO THE STUDENTS CONCEPTIONS AIMING TO INFER ABOUT THE EDUCATIONAL LABORATORIES' FORMATIVE CONTRIBUTIONS COMING FROM THE RATIONALITIES. FROM THESE CONCLUSIONS WE LOOK FOR SHOWING SOME REFLECTIONS ABOUT SOME NEW PERSPECTIVES FOR THE PHYSICS? EDUCATIONAL LABORATORIES TRYING TO POINT POSSIBILITIES THAT MAKE THESE AMBIENT HELP THE INITIAL FORMATION OF TEACHERS. TO ACHIEVE THE RESEARCH RESULTS WE BASED IT IN SOME REFERENCES OF THE SCIENCE STUDIES THAT SEARCHED ABOUT SOME SUBJECTS RELATED TO EDUCATIONAL LABORATORIES OF PHYSICS. ALSO WE TRIED TO USE THE JÜRGEN HABERMAS' PHILOSOPHY AS WELL AS THE FERENCE MARTON´S PHENOMENOGRAPHIC METHOD. IN VIEW OF THESE REFERENCES WE PRESENT THIS PAPER WITH FOUR CHAPTER THAT AIM TO SHOW THE USED REFERENCES AS WELL AS OUR VISION ABOUT THE CONTRIBUTIONS THEY GAVE TO THE SCIENCE STUDIES AND AS THEY FIT TO THE CONTEXT OF THIS RESEARCH.
Arquivo:
DIS_MEST20100929_DE ANDRADE JORGE AUGUSTO NASCIMENTO.pdf
Tamanho:
1448 Kb (1448074 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2011 ÀS 15:09:42
Atualizado:
31/03/2011 ÀS 15:09:42
Visitas:
1753
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 14:08:18
Downloads:
120
Último Download em :
27/11/2023 ÀS 09:01:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por