Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISES DE CONTINGÊNCIAS DA QUEIXA ESCOLAR: PROCEDIMENTOS DE ENSINO E MEDIDAS DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autor:
LUCIANO, ELISANGELA SCHMOLLER
Email:
elis.schmoller@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Drª. REIS, MARIA DE JESUS DUTRA
Data de Defesa:
23/02/2011
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS
FADING OUT
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL
QUEIXA ESCOLAR
Resumo Original (PT):
VÁRIOS ESTUDOS PUBLICADOS (IWATTA ET AL., 2000; MYERS E HOLLAND, 2000; ALMEIDA, 2009; CERQUEIRA, 2009; TAVARES, 2009) DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA E A POSSIBILIDADE DO ENSINO DE REPERTÓRIOS DE ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS PARA PROFESSORES, A SABER, DE REPERTÓRIOS DEFINIDOS PELA EXECUÇÃO DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS DE INTERAÇÕES EM SALA DE AULA. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO O ENSINO DE TAIS REPERTÓRIOS COMPREENDENDO A IDENTIFICAÇÃO DE RESPOSTAS QUE DEFINEM QUEIXAS ESCOLARES, DAS CONDIÇÕES ANTECEDENTES E DE EVENTOS SUBSEQÜENTES A TAIS RESPOSTAS. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO DUAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA QUE ATUAVAM COMO ESTAGIÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E CONTRATADAS POR UMA DIRETORIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. FORAM UTILIZADOS PROTOCOLOS PREENCHIDOS POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL. PRIMEIRAMENTE, TAIS PROTOCOLOS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS SÃO ENCAMINHADOS PARA O SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA REFERIDA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO. O PREENCHIMENTO FOI EFETUADO ANTES DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, POR PROFESSORAS EFETIVAS DA REDE MUNICIPAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM UMA ÚNICA SESSÃO, NA ESCOLA EM QUE AS GRADUANDAS CUMPRIAM PERÍODO DE ESTÁGIO. FORAM SELECIONADOS NOVE PROTOCOLOS DE ENCAMINHAMENTOS PARA OS QUAIS FORAM CONSTRUÍDOS MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL MEDIANTE IDENTIFICAÇÃO DA RESPOSTA (QUEIXA) E DOS POSSÍVEIS EVENTOS ANTECEDENTES E SUBSEQÜENTES A TAIS RESPOSTAS PARA CADA PROTOCOLO. TAMBÉM FORAM ELABORADOS DOIS QUESTIONÁRIOS QUE INDAGAVAM SOBRE DIMENSÕES DOS PROTOCOLOS JÁ PREENCHIDOS. O PROCEDIMENTO FOI COMPOSTO POR QUATRO FASES. NA FASE 1 OCORREU A CARACTERIZAÇÃO INICIAL DE REPERTÓRIOS VERBAIS DAS PARTICIPANTES NA DESCRIÇÃO DOS PROTOCOLOS 1 E 2 . NA FASE 2, AS PARTICIPANTES FORAM EXPOSTAS AOS MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL PARA OS DOIS PROTOCOLOS DA FASE ANTERIOR. NA FASE 3 FOI UTILIZADO UM PROCEDIMENTO DE FADING OUT QUE OBJETIVOU O ESTABELECIMENTO GRADUAL DE OPERANTES VERBAIS DESCRITIVOS DE INTERAÇÕES DOS PROTOCOLOS 3, 4, 5 E 6. NA FASE 4 FOI EFETUADA A AVALIAÇÃO DA EMERGÊNCIA DE OPERANTES VERBAIS DESCRITIVOS DE POSSÍVEIS RELAÇÕES FUNCIONAIS PRESENTES NOS PROTOCOLOS 7, 8 E 9. NA LINHA DE BASE (FASE 1) CONSTATOU-SE QUE AS PARTICIPANTES ANALISARAM AS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS NO PREENCHIMENTO DOS PROTOCOLOS DE MODO DISTINTO E DISTANTE DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA FASE 4, NA QUAL AS PARTICIPANTES APRESENTARAM 81,26% E 78,1% DE ACERTOS, RESPECTIVAMENTE, SUGEREM POSSÍVEIS FUNÇÕES INSTRUCIONAIS RELEVANTES DOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NAS FASES 2 E 3. TAIS RESULTADOS REPLICAM SUCESSOS ANTERIORES REGISTRADOS NA LITERATURA SOBRE ENSINO DE REPERTÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL EM CONTEXTO EXPERIMENTAL E APLICADO. ALÉM DISSO, ESTA PESQUISA IGUALMENTE DOCUMENTOU A REPLICAÇÃO DOS RESULTADOS SOB CONDIÇÕES DISTINTAS DAQUELAS EXPOSTAS PELA LITERATURA, A SABER, COM ACADÊMICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, COM ÊNFASE EM DESEMPENHO ESCOLAR E COM A UTILIZAÇÃO DE REGISTROS DE EVENTOS (PROTOCOLOS PREENCHIDOS) PRÓXIMOS DA FUTURA REALIDADE DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DAS PARTICIPANTES.
Título (EN):
CONTINGENCY ANALYSIS ON SCHOOL COMPLAINS: TEACHING PROCEDURES AND LEARNING ACTIONS ON TEACHERS TRAINING
Palavras-Chave (EN):
CONTINGENCY ANALYSIS
FADING OUT
FUNCTIONAL ASSESMENT
SCHOOL COMPLAINS
TEACHERS INITIAL TRAINING
Resumo Original (EN):
MANY PUBLISHED ESSAYS (IWATTA ET AL., 2000; MYERS E HOLLAND, 2000; ALMEIDA, 2009; CERQUEIRA, 2009; TAVARES, 2009) SHOW THE IMPORTANCE AND POSSIBILITIES ON TEACHING CONTINGENCY ANALYSES REPERTOIRES TO TEACHERS, WHICH IS DEFINITE BY DOING FUNCTIONAL INTERACTION INTERPRETATIONS ON CLASSROOM. THIS ESSAY AIMED TO TEACH THOSE REPERTOIRES WITH PROPOSAL IDENTIFICATION ON SCHOOL COMPLAINS ABOUT EARLY CONDITIONS AND SUBSEQUENT RESPONSIBLE EVENTS. TWO EDUCATION TRAINEES ATTENDED TO IT, THEY WORKED ON ELEMENTARY SCHOOL OF AN EDUCATIONAL DISTRICT DIRECTORY. IT WAS USED FORMULARIES, WHICH WAS FULFILLED BY THE TEACHERS, ABOUT THEIR STUDENTS. FIRST, THOSE FORMULARIES WERE SENT TO PSYCHOLOGY CENTER AND THEIR FULFILLING WAS DONE BY ELEMENTARY SCHOOL OFFICIAL TEACHERS, BEFORE THIS RESEARCH WAS MADE. THIS INFORMATION WAS TAKEN IN ONE SECTION AT SCHOOL IN WHICH TRAINEES WORK. NINE FORMULARIES WERE SELECTED, WHICH WERE MADE FUNCTIONAL INTERPRETATIONS, BY IDENTIFYING COMPLAIN RESPONSES AND THEIR POSSIBLE EARLY AND LATE EVENTS. TWO QUESTIONNAIRES ABOUT THE QUESTIONS REACH WERE ALSO MADE. THE PROCEDURES WERE FORMED BY FOUR SECTIONS. THE FIRST ONE, WAS THE INITIAL IDENTIFYING OF PARTICIPANTS? VOCABULARY REPERTOIRES TO DESCRIBE FORMULARIES 1 AND 2. ON THE SECOND STAGE, IT WAS GIVEN THE PREVIOUS FORMULARIES TO THE PARTICIPANTS. ON THE THIRD STAGE, IT WAS MADE A FADING OUT PROCEDURE, IN ORDER TO SET GRADE DESCRIBING PATTERNS TO FORMULARIES 3, 4, 5 AND 6. ON FOURTH STAGE, A FUNCTIONAL EMERGENCY WORDS EVALUATION WAS MADE, ABOUT POSSIBLE FUNCTIONAL RELATIONSHIPS WITH FORMULARIES 7, 8 AND 9. ON THE FIRST STAGE, IT WAS REALIZED THAT PARTICIPANTS ANALYZED TEACHERS? ANSWERS ON FORMULARIES IN AN UNEXPECTED WAY FROM FUNCTIONAL INTERPRETATIONS. THE RESULTS OF FOURTH STAGE, IN WHICH PARTICIPANTS HIT 81,26 AND 78% IN SAME ORDER, SUGGEST SOME RELEVANT POSSIBLE INSTRUCTIONS ON PROCEDURES ADOPTED ON 2 AND 3 STAGES. THOSE RESULTS CONFIRMS PAST SUCCEEDING ON TEACHING REPERTORIES LITERATURE OF FUNCTIONAL INTERPRETATION, ON EXPERIMENTAL CONTEXTS. MOREOVER, THIS RESEARCH DOCUMENTED RESULTS ABOUT DIFFERENT CONDITIONS FROM LITERATURE SHOWS, IN WHICH GRADUATION STUDENTS EMPHASIZING SCHOOL PERFORMANCE USE EVENT RESULTS (FULFILLED FORMULARIES), IN ORDER TO IMPROVE IT IN A CLOSER WAY FROM REALITY, GRADUATING TEACHERS WORK.
Arquivo:
DIS_MEST20110223_LUCIANO ELISANGELA SCHMOLLER.pdf
Tamanho:
814 Kb (814244 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2011 ÀS 14:56:57
Atualizado:
31/03/2011 ÀS 14:56:57
Visitas:
1371
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:27:00
Downloads:
69
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 13:42:43
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por