Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS, AS ATITUDES E A CONFIANÇA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Autor:
NASCIMENTO, ANDREIA APARECIDA DA SILVA BRITO
Email:
dedeiabrito@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Drª. ALVES, ERICA VALERIA
Data de Defesa:
19/12/2008
Palavras-Chave (PT):
ATITUDES (GEOMETRIA)
CONFIANÇA (MATEMÁTICA)
CONHECIMENTOS DECLARATIVOS E DE PROCEDIMENTO
GEOMETRIA PLANA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS, AS ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA E A CONFIANÇA DOS GRADUANDOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO O PROBLEMA DE PESQUISA FOI: QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA, A CONFIANÇA EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS E OS CONHECIMENTOS DECLARATIVOS E PROCEDIMENTAIS REFERENTES À GEOMETRIA PLANA? EM DECORRÊNCIA DESSE PROBLEMA FORAM TRABALHADAS NA INVESTIGAÇÃO QUATRO QUESTÕES DE PESQUISA. SÃO ELAS: 1) EXISTE RELAÇÃO ENTRE A ATITUDE REFERENTE À GEOMETRIA E O DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS? 2) EXISTE RELAÇÃO ENTRE A CONFIANÇA EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS E OS CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA? 3) EXISTE RELAÇÃO ENTRE A CONFIANÇA EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS E A ATITUDE REFERENTE À GEOMETRIA? E 4) QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS, TAIS COMO CONGRUÊNCIA E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS; O TRIÂNGULO RETÂNGULO E AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO; ÁREA E EQUIVALÊNCIA DE TRIÂNGULOS? FORAM PARTICIPANTES DA PESQUISA 71 ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS DIVERSOS INSTRUMENTOS, DENTRE ELES: ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO Á GEOMETRIA, 3 PROVAS DE CONHECIMENTO DE GEOMETRIA PLANA COM QUESTÕES DISSERTATIVAS, 3 TESTES DE CONFINANÇA RELACIONADOS ÀS PROVAS DE CONHECIMENTO DE GEOMETRIA PLANA, E UM QUESTIONÁRIO INFORMATIVO. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU CORRELAÇÃO DAS ATITUDES COM RELAÇÃO À GEOMETRIA COM O DESEMPENHO GLOBAL NAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS E COM A CONFIANÇA GLOBAL EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS. FORAM VERIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS PARA O FATOR GÊNERO, SENDO QUE TANTA AS ATITUDES, QUANTO A CONFIANÇA E O DESEMPENHO FORAM MAIS POSITIVOS PARA OS PARTICIPANTES DO GÊNERO MASCULINO EM RELAÇÃO AS PARTICIPANTES DO GÊNERO FEMININO. RELATIVO AOS DESEMPENHOS NAS PROVAS, OS PARTICIPANTES TIVERAM MELHOR DESEMPENHO NA PROVA DE SITUAÇÕES MAIS PRAGMÁTICAS, PROVA DE CONHECIMENTOS DE PROCEDIMENTO, SEGUIDO DE PROVA DE CONHECIMENTO DECLARATIVO. AS CONFIANÇAS DAS REFERIDAS PROVAS CORROBORARAM OS RESULTADOS EM TERMOS DE PONTUAÇÃO. O DESEMPENHO NA PROVA DE CONHECIMENTOS DECLARATIVOS E PROCEDIMENTAIS (DEMONSTRAÇÕES) FOI O MAIS BAIXO NÃO ATINGIDO 50% A CONFIANÇA PARA ESSA PROVA TAMBÉM FOI BAIXA. COMO IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS O AO SE OPTAR EM TRABALHAR COM ESSA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DE CONHECIMENTO NOS CURSOS DE GEOMETRIA PLANA, É PRECISO PROCURAR DESPERTAR NOS ALUNOS CONFIANÇA E ATITUDES POSITIVAS RELATIVOS A ESSE TIPO DE CONHECIMENTO. UMA VEZ QUE A PROVA FORMA É UM PROCESSO MUITO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, POIS POSSIBILITA REALIZAR ABSTRAÇÕES, LEVANTAR CONJECTURAS, VALIDAR RESULTADOS, QUE SÃO ATIVIDADES INERENTES AO TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ATTITUDES (GEOMETRY)
CONFIDENCE (MATHEMATICS)
FLAT GEOMETRY
KNOWLEDGE REPORTING AND OF PROCEDURE
SOLVING PROBLEMS
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO INVESTIGATE THE RELATIONSHIP BETWEEN THE GEOMETRIC KNOWLEDGE, THE ATTITUDE TOWARD THE GEOMETRY AND THE CONFIDENCE OF GRADUATING FROM A COURSE IN BACHELOR OF MATHEMATICS. IN THIS SENSE THE PROBLEM OF SEARCH WAS: WHAT ARE THE LINKS BETWEEN ATTITUDES TOWARDS GEOMETRIY, CONFIDENCE IN PROBLEMA-SOLVING GEOMETRIC AND KNOWLEDGE REPORTING AND PROCEDURAL RELATING OT THE GEOMETRY FLAT? DUEG TO THIS PROBLEMA HAVE BEEN WORKED FOUR ISSUES OF RESEARCH ON THE INQUIRY. THEY ARE: 1) IS TEHTE A RELATIONSHIP BETWEEN THE ATTITUDE ON THE GEOMETRY AND THE THOROUGH OF GEOMETRIC KNOWLEDGE? 2) IS THERE A RELATIONSHIP BETWEEN CONFIDENCE IN PROBLEM-SOLVING GEOMETRIC AND KNOWLEDGE IN GEOMETRY? 3) IS TEHRE A RELATIONSHIP BETWEEN CONFIDENCE IN PROBLEMS-SOLVING GEOMETRIC AND ATTITUDE ON THE GEOMETRY? 4) WHAT ARE THE MAIN DIFFICULTIES FACED BY PROSPECTIVE TEACHERS OF MATHEMATICS TO SOLVE PROBLEMS INVOLVING GEOMETRIC CONCEPTS SUCH AS CONGRUENCY AND SIMILARITY OF TRIANGULES, THE RECTANGLE AND TRIANGLE AND METRIC RELATIONS IN THE TRIANGLE RECTANGLE; ARE AND EQUIVALENCE OF TRIANGLES? PARTICIPANTS IN SEARCH WERE 71 STUDENTS OF A COURSE IN BACHELOR OF MATHEMATIC FROM A PUBLIC UNIVERSITY OF SÃO PAULO STATE. FOR DATA COLLECTION WERE USED VARIOUS INSTRUMENTS, AMONG THEM: SCALE OF ATTITUDES TOWARDS GEOMETRY, 3 PROOF OF KNOWLEDGE OF FLAT GEOMETRY WITH DESCANT ISSUES, 3 TRUST TESTS RELATED TO EVIDENCE OF KNOWLEDGE OF PLANE GEOMETRY AND A QUESTIONNAIRE FOR INFORMATION. THE ANALYSES DATA SHOWED CORRELATION OF ATTITUDES WITH REGARD TO THE GEOMETRY WITH THE OVERALL PERFORMANCE IN TESTS OF GEOMETRIC KNOWLEDGE AND CONFIDENCE WITH THE OVERALL SOLUTION OF GEOMETRIC PROBLEMS. THERE WERE SIGNIFICANT DIFFERENCES IN THE GENDER FACTOR, AND THAT BOTH, THE ATTITUDES AS THE CONFIDENCE AND PERFORMANCE WERE MORE POSITIVE FOR THE MALE PARTICIPANTS IN RELATION TO FEMALE PARTICIPANTS. ON THE PERFORMANCES IN THE TESTS, THE PARTICIPANTES HAD BETTER PERFORMANCE IN THE TEST OF SITUATIONS MOST PRAGMATIC, PROFF OF KNOWLEDGE OF PROCEDURE, FOLLOWED BY PROOF OF DECLARATIVE KNOWLEDGE. THE TRUSTS OF THOSE TESTS CORROBORATE THE RESULTS IN TERMS OF SCORING. THE PERFORMANCE IN THE TEST OF REPORTING AND PROCEDURAL KNOWLEDGE (STATEMENTS) WAS NOT REACHING THE LOWEST 50% THE CONFIDENCE FOR THIS TEST WAS ALSO LOW. AS TO THE EDUCATIONAL IMPLICATIONS IF YOU CHOOSE TO WORK WITH THIS FORM OF ORGANIZATION OF KNOWLEDGE IN THE COURSES OF PLANE GEOMETRY, IT MUST SEEK TO AROUSE IN STUDENTS CONFIDENCE AND POSITIVE ATTITUDES CONCERNING THIS TYPE OF KNOWLEDGE. ONCE THE FORMAL PROOF IS A PROCESS VERY IMPORTANT IN TRAINING OF TEACHER, ENABLES TO CARY THROUGH ABSTRACTIONS, RAISING CONJECTURE, VALIDATE RESULTS, WICH ARE ACTIVITIES INHERENT TO THE WORK OF THE MATHEMATICS TEACHER.
Arquivo:
DIS_MEST20081219_NASCIMENTO ANDREIA APARECIDA DA SILVA BRITO.pdf
Tamanho:
4119 Kb (4119563 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2011 ÀS 10:55:37
Atualizado:
31/03/2011 ÀS 10:55:37
Visitas:
1919
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 03:46:17
Downloads:
97
Último Download em :
11/10/2019 ÀS 18:49:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por