Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DE ADEQUAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUBSÍDIOS PARA PROGRAMAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
FONSECA, KÁTIA DE ABREU
Email:
kabreufonseca@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Co-Orientador:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. MENDES, ENICÉIA GONÇALVES
Data de Defesa:
18/02/2011
Palavras-Chave (PT):
ENSINO COLABORATIVO
FLEXIBILIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO CURRICULAR
INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo Original (PT):
NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TEM SIDO APOIADA COMO PREFERENCIAL EM ESCOLAS DE ENSINO COMUM, PERMITINDO O ACESSO E A PERMANÊNCIA, DENOMINANDO ESSE PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. OS DESAFIOS QUE IMPÕEM A ESTE PROCESSO SÃO VÁRIOS, DENTRE ELES, CONCENTRA-SE NAS PRÁTICAS DE ENSINO, MAIS ESPECIFICAMENTE NO MODO DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DEVIDOS. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA APRESENTA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE AJUSTE CURRICULAR EMITIDOS PELO PROFESSOR, PAUTADA NAS FLEXIBILIZAÇÕES E ADEQUAÇÕES CURRICULARES POSSÍVEIS DE SEREM IMPLEMENTADAS NA SALA DE AULA, E QUE POSSIBILITAM O ACESSO DE TODOS OS ALUNOS AOS CONTEÚDOS E OBJETIVOS PRECONIZADOS PELO PLANEJAMENTO DE ENSINO. ASSIM, ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL CARACTERIZAR E ANALISAR SE A PRÁTICA PEDAGÓGICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DO ENSINO COMUM ABRANGE FLEXIBILIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM NEES, PRESERVANDO E GARANTINDO SEU DIREITO À EDUCAÇÃO E A APRENDIZAGEM. PARA QUE A CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS FOSSE DE FATO EFICAZ, A OPÇÃO METODOLÓGICA EFETUADA NESTE ESTUDO INCIDIU NA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, EVIDENCIANDO TAMBÉM CARACTERÍSTICAS DE PESQUISA ETNOGRÁFICA. NA COLETA DE DADOS, FOI REALIZADA CONSULTA A DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DAS AULAS DE MATEMÁTICA E ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS DOCUMENTOS E ESSAS GRAVAÇÕES, ALÉM DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO DE ENTREVISTA. AS EVIDÊNCIAS DESCRITAS NESTA PESQUISA APÓS O LEVANTAMENTO E A ANÁLISE DOS DADOS FORAM AS DISCREPÂNCIAS ENTRE O QUE A PROFESSORA CONSIDERA O QUE É AJUSTAR O CURRÍCULO, SUA IMPLEMENTAÇÃO NA SALA DE AULA E O QUE DE FATO ELA EXECUTA, SENDO ASSIM, OS RESULTADOS CONVERGEM EM SUSTENTAR A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DEFINIDAS PELA EXECUÇÃO DE PLANEJAMENTOS DE PROCEDIMENTOS DE AJUSTES DEVIDAMENTE VINCULADOS À EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO COM O INTUITO DE FOMENTAR APRIMORAMENTOS E SUBSIDIAR POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS. DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS APRESENTADAS, ELABORAMOS UM PLANO DE INTERVENÇÃO PAUTADO NO ENSINO COLABORATIVO, A SER REALIZADO EM COLABORAÇÃO COM O PROFESSOR ESPECIALISTA ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, PARA AUXILIAR O PROFESSOR DO ENSINO COMUM, NO DESENVOLVIMENTO DE AJUSTES CURRICULARES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A REALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, RECONDUZINDO-A À REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
COLLABORATIVE TEACHING
FLEXIBILITY AND ADAPTATION OF CURRICULA
SCHOOL INCLUSION
Resumo Original (EN):
IN RECENT DECADES, THE EDUCATION OF STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS HAS BEEN SUPPORTED AS THE PREFERRED COMMON IN HIGH SCHOOLS, ALLOWING ACCESS AND PERMANENCE, NAMING THIS PROCESS OF SCHOOL INCLUSION. THE CHALLENGES THEY POSE IN THE PROCESS OF LITERACY, SCHOOLING FOR PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS ARE MANY, AMONG THEM, FOCUSES ON TEACHING PRACTICES, SPECIFICALLY IN HOW TO TEACH THE CONTENTS DUE. THUS, THIS RESEARCH PRESENTS AN ANALYSIS OF CURRICULAR ADJUSTMENT PROCEDURES ISSUED BY THE TEACHER, BASED ON THE FLEXIBILITIES AND CURRICULAR ADJUSTMENTS POSSIBLE TO BE IMPLEMENTED IN THE REGULAR CLASSROOM, AND ENABLING ACCESS FOR ALL STUDENTS TO CONTENT AND OBJECTIVES RECOMMENDED BY THE PLANNING EDUCATION - CURRICULUM OF TRADITIONAL CLASSROOM. THUS, WE SET THE GENERAL OBJECTIVE IS TO CHARACTERIZE AND ANALYZE THE PEDAGOGICAL PRACTICE IMPLEMENTED BY THE TEACHER EDUCATION POLICY SHALL INCLUDE RELAXATION AND FITNESS CURRICULUM FOR STUDENTS WITH NEES, PRESERVING AND ENSURING THEIR RIGHT TO EDUCATION AND LEARNING. FOR THE CHARACTERIZATION AND DESCRIPTION OF THE DATA COLLECTED WAS IN FACT EFFECTIVE, THE METHODOLOGICAL CHOICE MADE IN THIS STUDY FOCUSED ON DESCRIPTIVE QUALITATIVE STUDY, ALSO SHOW CHARACTERISTICS OF ETHNOGRAPHIC RESEARCH. IN THE DATA COLLECTION WAS CARRIED OUT TO CONSULTATION DOCUMENTS, RECORDINGS OF LESSONS IN MATHEMATICS AND COMPARATIVE ANALYSIS OF THESE RECORDINGS AND DOCUMENTS, AND SEMISTRUCTURED INTERVIEW SCRIPT. THE EVIDENCE DESCRIBED IN THIS RESEARCH AFTER THE SURVEY AND DATA ANALYSIS WERE DISCREPANCIES BETWEEN WHAT THE TEACHER CONSIDERS THAT IT IS ADJUSTING THE CURRICULUM, ITS IMPLEMENTATION IN THE CLASSROOM AND WHAT SHE REALLY PERFORMS, SO THE RESULTS CONVERGE IN SUPPORTING THE NEED TO DEVELOP PROFESSIONAL LEARNING DEFINED BY THE IMPLEMENTATION OF PLANNING PROCEDURES FOR ADJUSTMENTS RELATED TO DUE EXECUTION OF THE PLAN IN ORDER TO ENCOURAGE AND SUPPORT IMPROVEMENTS POSSIBLE INTERVENTIONS OF SPECIALIST TEACHERS. GIVEN THE CIRCUMSTANCES PRESENTED, WE PREPARE AN ACTION PLAN PREDICATED ON COLLABORATIVE LEARNING, TO BE HELD IN COLLABORATION WITH THE SPECIALIST TEACHER ACTIVE IN SPECIAL EDUCATION, TO HELP THE TEACHER EDUCATION POLICY, THE DEVELOPMENT OF CURRICULUM ADJUSTMENTS IN EDUCATIONAL PRACTICES AND CONDUCTING CONTINUING EDUCATION IN SERVICE, AND BROUGHT IT TO THE REFLECTIONS ON THEIR PRACTICE.
Arquivo:
DIS_MEST20110218_FONSECA KATIA DE ABREU.pdf
Tamanho:
1631 Kb (1631781 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
30/03/2011 ÀS 10:55:58
Atualizado:
30/03/2011 ÀS 10:55:58
Visitas:
2229
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 00:11:19
Downloads:
158
Último Download em :
29/04/2024 ÀS 14:03:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por