TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
RACIOCÍNIO INFORMAL E A DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O EXEMPLO DAS CÉLULAS-TRONCO HUMANAS |
Autor: |
GUIMARÃES, MARCIO ANDREI |
Email: |
marcioandrei@ufs.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Drª. BELLINI, LUZIA MARTA ♠ Dr. SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVEA DA
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Data de Defesa: |
28/02/2011 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ APRENDIZAGEM SITUADA ♠ ARGUMENTAÇÃO ♠ CÉLULAS-TRONCO ♠ RACIOCÍNIO INFORMAL ♠ TEORIA DA ATIVIDADE
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Resumo Original (PT): |
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O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI O DE VERIFICAR EM QUE EXTENSÃO LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS ERAM CAPAZES DE CRIAR ARGUMENTOS PARA DEFENDER SUAS POSIÇÕES EM RELAÇÃO AS
PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO HUMANAS E TAMBÉM INVESTIGUEI SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DO
INÍCIO DA VIDA HUMANA, DIGNA DE PROTEÇÃO E RESPEITO. PARA ISSO UTILIZEI O GRUPO FOCAL COMO
ESTRATÉGIA PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS QUE FORAM ANALISADOS TENDO COMO REFERÊNCIA O LAYOUT
ARGUMENTATIVO DE TOULMIN. COMO RESULTADO VERIFIQUE QUE, DE MANEIRA GERAL OS ESTUDANTES SÃO
CAPAZES DE CONSTRUIR ARGUMENTOS, ENTENDIDOS COMO UMA ALEGAÇÃO E SUA JUSTIFICATIVA E QUE A
VIDA DO EMBRIÃO CONGELADO É DIFERENTE DA VIDA DO EMBRIÃO IMPLANTADO NO ÚTERO: O PRIMEIRO,
POR AINDA NÃO TER SISTEMA NERVOSO, PODE SER USADO COMO MATÉRIA PRIMA PARA PESQUISA,
ENQUANTO O SEGUNDO É DIGNO DE RESPEITO DESDE A CONCEPÇÃO. PORTANTO A VIDA SE INICIA QUANDO O
EMBRIÃO ALCANÇA O ÚTERO. SOB O REFERENCIAL DA TEORIA DA ATIVIDADE E DA APRENDIZAGEM SITUADA,
CONSTATEI QUE A ATIVIDADE COLETIVA FOI UM FATOR DETERMINANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA
ARGUMENTAÇÃO. CONCLUO ARGUMENTANDO QUE A APRENDIZAGEM SITUADA PODE SER UM IMPORTANTE
REFERENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE SUA IDENTIDADE. |
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Título (EN): |
INFORMAL REASONING AND THE DISCUSSION OF SOCIOSCIENTIFIC ISSUES: THE STEM CELL RESEARCH EXAMPLE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ACTIVITY THEORY ♠ ARGUMENTATION ♠ INFORMAL REASONING ♠ SITUATED LEARNING ♠ STEM CELL
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Resumo Original (EN): |
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IN THIS RESEARCH I INTENDED TO UNDERSTAND THE WAYS PRESERVICE SCIENCE TEACHER CONCEPTUALIZE THE
BEGINNING OF HUMAN LIFE, IN THE SENSE THAT IT IS WORTHY OF RESPECT AND PROTECTION, AND IF THEY ARE
ABLE TO DEVELOP ARGUMENTS TO SUPPORT THEIR CLAIMS. TO REACH THIS AIM I USED FOCUS GROUP AS A
METHOD OF DATA COLLECTION. THE DATA WAS ANALYZED FROM A FRAMEWORK ADAPTED FROM TOULMIN'S
ARGUMENTATION LAYOUT. AS A RESULT I FOUND THAT THE PRESERVICE TEACHERS ARE ABLE TO DEVELOP
ARGUMENTS TO SUPPORT THEIR CONCLUSIONS AND THAT THEY DIFFERENTIATE THE LIFE OF THE FROZEN EMBRYO
IN A TEST TUBE FROM THE LIFE OF THE EMBRYO IN A WOMB. THE FORMER IS MERELY A RAW MATERIAL FOR
BIOMEDICAL RESEARCH WHILE THE LATER IS A LIFE WORTHY OF RESPECT FROM CONCEPTION. SO THE LIFE
BEGINS WHEN THE EMBRYO REACHES THE WOMB. UNDER THE FRAMEWORK OF ACTIVITY THEORY AND
SITUATED LEARNING, I NOTICED THAT THE INTERACTION IN A COLLECTIVE ACTIVITY WAS DECISIVE ONE TO
PROMOTE THE ARGUMENTATION. I CONCLUDE ARGUING THAT SITUATED LEARNING CAN BE A SIGNIFICANT
FRAMEWORK FOR TEACHER EDUCATION AND CONSTRUCTION OF IDENTITY. |
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Arquivo: |
TES_DOUT20110228_GUIMARAES MARCIO ANDREI.pdf
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Tamanho: |
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Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
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Criado: |
28/03/2011 ÀS 15:12:17 |
Atualizado: |
28/03/2011 ÀS 15:12:17 |
Visitas: |
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15/07/2024 ÀS 18:08:46 |
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