Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
RACIOCÍNIO INFORMAL E A DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O EXEMPLO DAS CÉLULAS-TRONCO HUMANAS
Autor:
GUIMARÃES, MARCIO ANDREI
Email:
marcioandrei@ufs.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. BELLINI, LUZIA MARTA
Dr. SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVEA DA
Data de Defesa:
28/02/2011
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM SITUADA
ARGUMENTAÇÃO
CÉLULAS-TRONCO
RACIOCÍNIO INFORMAL
TEORIA DA ATIVIDADE
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI O DE VERIFICAR EM QUE EXTENSÃO LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ERAM CAPAZES DE CRIAR ARGUMENTOS PARA DEFENDER SUAS POSIÇÕES EM RELAÇÃO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO HUMANAS E TAMBÉM INVESTIGUEI SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DO INÍCIO DA VIDA HUMANA, DIGNA DE PROTEÇÃO E RESPEITO. PARA ISSO UTILIZEI O GRUPO FOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS QUE FORAM ANALISADOS TENDO COMO REFERÊNCIA O LAYOUT ARGUMENTATIVO DE TOULMIN. COMO RESULTADO VERIFIQUE QUE, DE MANEIRA GERAL OS ESTUDANTES SÃO CAPAZES DE CONSTRUIR ARGUMENTOS, ENTENDIDOS COMO UMA ALEGAÇÃO E SUA JUSTIFICATIVA E QUE A VIDA DO EMBRIÃO CONGELADO É DIFERENTE DA VIDA DO EMBRIÃO IMPLANTADO NO ÚTERO: O PRIMEIRO, POR AINDA NÃO TER SISTEMA NERVOSO, PODE SER USADO COMO MATÉRIA PRIMA PARA PESQUISA, ENQUANTO O SEGUNDO É DIGNO DE RESPEITO DESDE A CONCEPÇÃO. PORTANTO A VIDA SE INICIA QUANDO O EMBRIÃO ALCANÇA O ÚTERO. SOB O REFERENCIAL DA TEORIA DA ATIVIDADE E DA APRENDIZAGEM SITUADA, CONSTATEI QUE A ATIVIDADE COLETIVA FOI UM FATOR DETERMINANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. CONCLUO ARGUMENTANDO QUE A APRENDIZAGEM SITUADA PODE SER UM IMPORTANTE REFERENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE SUA IDENTIDADE.
Título (EN):
INFORMAL REASONING AND THE DISCUSSION OF SOCIOSCIENTIFIC ISSUES: THE STEM CELL RESEARCH EXAMPLE
Palavras-Chave (EN):
ACTIVITY THEORY
ARGUMENTATION
INFORMAL REASONING
SITUATED LEARNING
STEM CELL
Resumo Original (EN):
IN THIS RESEARCH I INTENDED TO UNDERSTAND THE WAYS PRESERVICE SCIENCE TEACHER CONCEPTUALIZE THE BEGINNING OF HUMAN LIFE, IN THE SENSE THAT IT IS WORTHY OF RESPECT AND PROTECTION, AND IF THEY ARE ABLE TO DEVELOP ARGUMENTS TO SUPPORT THEIR CLAIMS. TO REACH THIS AIM I USED FOCUS GROUP AS A METHOD OF DATA COLLECTION. THE DATA WAS ANALYZED FROM A FRAMEWORK ADAPTED FROM TOULMIN'S ARGUMENTATION LAYOUT. AS A RESULT I FOUND THAT THE PRESERVICE TEACHERS ARE ABLE TO DEVELOP ARGUMENTS TO SUPPORT THEIR CONCLUSIONS AND THAT THEY DIFFERENTIATE THE LIFE OF THE FROZEN EMBRYO IN A TEST TUBE FROM THE LIFE OF THE EMBRYO IN A WOMB. THE FORMER IS MERELY A RAW MATERIAL FOR BIOMEDICAL RESEARCH WHILE THE LATER IS A LIFE WORTHY OF RESPECT FROM CONCEPTION. SO THE LIFE BEGINS WHEN THE EMBRYO REACHES THE WOMB. UNDER THE FRAMEWORK OF ACTIVITY THEORY AND SITUATED LEARNING, I NOTICED THAT THE INTERACTION IN A COLLECTIVE ACTIVITY WAS DECISIVE ONE TO PROMOTE THE ARGUMENTATION. I CONCLUDE ARGUING THAT SITUATED LEARNING CAN BE A SIGNIFICANT FRAMEWORK FOR TEACHER EDUCATION AND CONSTRUCTION OF IDENTITY.
Arquivo:
TES_DOUT20110228_GUIMARAES MARCIO ANDREI.pdf
Tamanho:
2716 Kb (2716830 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/03/2011 ÀS 15:12:17
Atualizado:
28/03/2011 ÀS 15:12:17
Visitas:
4554
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 04:20:43
Downloads:
474
Último Download em :
22/12/2022 ÀS 20:46:20
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por