O FOCO DESSE ESTUDO ESTÁ NAS RELAÇÕES QUE SE TECEM ENTRE MAGISTÉRIO E PROFISSIONALIZAÇÃO,
ATRAVÉS DA BUSCA DE COMO, NA HISTÓRIA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR, ARTICULAM-SE AS RELAÇÕES
SABER/PODER E COMO ELAS SÃO EXERCIDAS. COMO NO CASO DO PROFESSOR O SABER/PODER É,
ESPECIALMENTE, TALVEZ MAIS DO QUE EM OUTRAS PROFISSÕES, SEU MODO DE, COMO PROFISSIONAL,
INTERFERIR NO MUNDO, DIVERSAS METÁFORAS TÊM SIDO INTRODUZIDAS E LEGITIMADAS NO AMBIENTE
ESCOLAR, APOIADAS NESSAS RELAÇÕES. PARA PROCURAR ENTENDER AS REGRAS E OS MECANISMOS
UTILIZADOS NAS RELAÇÕES DE PODER PARA PRODUZIR ESSES DISCURSOS DE VERDADE, FORAM
REALIZADAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA CUJAS EXPERIÊNCIAS SÃO
RECONHECIDAS COMO DIFERENCIADAS E/OU SÃO PROFESSORES COMPROMETIDOS PUBLICAMENTE COM
EMBATES RELATIVOS À CARREIRA DOCENTE EM SUAS VÁRIAS DIMENSÕES. OPTOU-SE POR REGISTRAR
ENUNCIAÇÕES EM PERSPECTIVA DE SUJEITOS CUJO OLHAR, SOBRE O TEMA FOCADO, É ESTRATÉGICO,
PARA O QUE UTILIZAMOS OS RECURSOS DA HISTÓRIA ORAL. |