TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
INTELIGÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO FUNDAMENTADO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET |
Autor: |
DE ARRUDA, ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI |
Email: |
arrudafilosofia@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2009 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Dr. BECKER, FERNANDO ♠ Drª. NOGUEIRA, CLELIA MARIA IGNATIUS ♠ Dr. TASSINARI, RICARDO PEREIRA
|
Data de Defesa: |
03/07/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONSTRUÇÃO ♠ CONSTRUTIVISMO ♠ EPISTEMOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO DISCUTIR A NOÇÃO DE INTELIGÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS QUE BUSCA A CONSTRUÇÃO DE SUJETISO AUTÔNOMOS E CONSCIENTES DE SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ISTO É, DE UMA EDUAÇÃO QUE NÃO SEJA MERA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS. SEGUNDO PIAGET, AS TEORIAS CLÁSSICAS QUE VERSAM SOBRE A INTEGLIGÊNCIA, NÃO LEVAM EM CONTA QUE ESTA NOÇÃO POSSUI UMA GENESE. A INTELIGÊNCIA NACE DO ESQUEMATISMO DAS AÇÕES E CARACTERIZA-SE COMO AÇÃO QUE COORDENA MEIOS E FINS (DESDE AS AÇÕES SENSÓRIO-MOTORAS).
NESTE SENTIDO, A INTELIGÊNCIA EXPRESSAS O ASPECTO DINÂMICO DA CONSTRUÇÃO DA RAZÃO NO SUJEITO, QUE POSSIBILITA O CONHECIMENTO. |
|
Título (EN): |
INTELLIGENCE AND SCIENCE TEACHING: A STUDY BASED ON PIAGET'S GENETIC EPISTEMOLOGY |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BUILDING ♠ CONSTRUCTIVISM ♠ EPISTEMOLOGY ♠ SCIENCE EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PURPOSE OF THIS STUDY IS TO DISCUSS THE INTELLIGENCE NOTION OF PIAGET'S GENETIC EPISTEMOLOGY AND POSSIBLE IMPLICATIONS TO THE SCIENCE EDUCATION, WHICH SEARCHES FOR THE BUILDING OF INDEPEDENT SUBJETCTS AND IT IS AWARE OF ITS HISTORICAL SIGNIFICANCE, I.E., AN EDUCATION THAT IS NOT JUST TRANSMITTING CONTENT. ACCORDING TO PIAGET, THE CLASSIC THEORIES ABOUT INTELLIGENCE DO NOT CONSIDER THAT THIS NOTION HAS GENESIS. INTELLIGENCE COMES FROM THE SCHEMATISM OF THE ACTIONS AND IT IS CHARACTERIZED AS AN ACTION THAT COORDINATES CENTERS AND ENDS (SINCE THE MOTOR SENSORY ACTIONS). IN THIS WAY, THE INTELLIGENCE SHOWS THE DINAMIC ASPECT OF THE BUILDING OF THE REASON ON THE SUBJECT, WHICH ENABLES THE KNOWLEDGE. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20090703_DE ARRUDA ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI.pdf
|
Tamanho: |
5423 Kb (5423059 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/03/2011 ÀS 11:56:24 |
Atualizado: |
28/03/2011 ÀS 11:56:24 |
Visitas: |
2003 |
Última Visita em : |
04/05/2024 ÀS 05:44:14 |
Downloads: |
121 |
Último Download em : |
13/08/2022 ÀS 10:25:00 |