Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
INTELIGÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO FUNDAMENTADO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET
Autor:
DE ARRUDA, ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI
Email:
arrudafilosofia@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2009
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. BECKER, FERNANDO
Drª. NOGUEIRA, CLELIA MARIA IGNATIUS
Dr. TASSINARI, RICARDO PEREIRA
Data de Defesa:
03/07/2009
Palavras-Chave (PT):
CONSTRUÇÃO
CONSTRUTIVISMO
EPISTEMOLOGIA
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO DISCUTIR A NOÇÃO DE INTELIGÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS QUE BUSCA A CONSTRUÇÃO DE SUJETISO AUTÔNOMOS E CONSCIENTES DE SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ISTO É, DE UMA EDUAÇÃO QUE NÃO SEJA MERA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS. SEGUNDO PIAGET, AS TEORIAS CLÁSSICAS QUE VERSAM SOBRE A INTEGLIGÊNCIA, NÃO LEVAM EM CONTA QUE ESTA NOÇÃO POSSUI UMA GENESE. A INTELIGÊNCIA NACE DO ESQUEMATISMO DAS AÇÕES E CARACTERIZA-SE COMO AÇÃO QUE COORDENA MEIOS E FINS (DESDE AS AÇÕES SENSÓRIO-MOTORAS). NESTE SENTIDO, A INTELIGÊNCIA EXPRESSAS O ASPECTO DINÂMICO DA CONSTRUÇÃO DA RAZÃO NO SUJEITO, QUE POSSIBILITA O CONHECIMENTO.
Título (EN):
INTELLIGENCE AND SCIENCE TEACHING: A STUDY BASED ON PIAGET'S GENETIC EPISTEMOLOGY
Palavras-Chave (EN):
BUILDING
CONSTRUCTIVISM
EPISTEMOLOGY
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS STUDY IS TO DISCUSS THE INTELLIGENCE NOTION OF PIAGET'S GENETIC EPISTEMOLOGY AND POSSIBLE IMPLICATIONS TO THE SCIENCE EDUCATION, WHICH SEARCHES FOR THE BUILDING OF INDEPEDENT SUBJETCTS AND IT IS AWARE OF ITS HISTORICAL SIGNIFICANCE, I.E., AN EDUCATION THAT IS NOT JUST TRANSMITTING CONTENT. ACCORDING TO PIAGET, THE CLASSIC THEORIES ABOUT INTELLIGENCE DO NOT CONSIDER THAT THIS NOTION HAS GENESIS. INTELLIGENCE COMES FROM THE SCHEMATISM OF THE ACTIONS AND IT IS CHARACTERIZED AS AN ACTION THAT COORDINATES CENTERS AND ENDS (SINCE THE MOTOR SENSORY ACTIONS). IN THIS WAY, THE INTELLIGENCE SHOWS THE DINAMIC ASPECT OF THE BUILDING OF THE REASON ON THE SUBJECT, WHICH ENABLES THE KNOWLEDGE.
Arquivo:
TES_DOUT20090703_DE ARRUDA ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI.pdf
Tamanho:
5423 Kb (5423059 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/03/2011 ÀS 11:56:24
Atualizado:
28/03/2011 ÀS 11:56:24
Visitas:
2003
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 05:44:14
Downloads:
121
Último Download em :
13/08/2022 ÀS 10:25:00
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por