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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EVOLUÇÃO DA NOMEAÇÃO APÓS FORTALECIMENTO DE RELAÇÕES AUDITIVO-VISUAIS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E IMPLANTE COCLEAR
Autor:
ANASTACIO-PESSAN, FERNANDA DA LUZ
Email:
fer_anastacio@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. BEVILACQUA, MARIA CECÍLIA
Drª. COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA
Data de Defesa:
10/02/2011
Palavras-Chave (PT):
COMPORTAMENTO VERBAL
CONTROLE DE ESTÍMULOS
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
IMPLANTE COCLEAR
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO A PRIVAÇÃO SEVERA DA AUDIÇÃO E A REABILITAÇÃO PELO IMPLANTE COCLEAR O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR OS EFEITOS DE UM PROGRAMA SISTEMÁTICO DE FORTALECIMENTO DE REPERTÓRIO DE LINGUAGEM RECEPTIVA SOBRE O REPERTÓRIO EXPRESSIVO. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 06 CRIANÇAS DEFICIENTES AUDITIVAS IMPLANTADAS NA FAIXA ETÁRIA DE 11 ANOS E 4 MESES A 14 ANOS E 2 MESES, TODOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL PROFUNDA BILATERAL, COM CATEGORIA DE LINGUAGEM 5 E DE AUDIÇÃO 6, REGULARMENTE MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM MICROCOMPUTADOR E O SOFTWARE MST® PARA A PROGRAMAÇÃO DAS ROTINAS DE ENSINO E TESTE E REGISTRO DAS RESPOSTAS DO PARTICIPANTE. AS SESSÕES FORAM FILMADAS PARA O REGISTRO E ANÁLISE DAS VOCALIZAÇÕES. O DELINEAMENTO CONSISTIU NO ENSINO DA TAREFA PELO PROCEDIMENTO DE EMPARELHAMENTO COM O MODELO (PRÉ-TREINO), EM SEGUIDA UMA AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DO PARTICIPANTE EM MODOS ATIVOS E RECEPTIVOS DE LINGUAGEM (PRÉ-TESTES GERAIS). FORAM SELECIONADAS SEIS PALAVRAS CUJAS VOCALIZAÇÕES APRESENTAVAM DISTORÇÕES PARA COMPOR AS ROTINAS DE ENSINO E DE TESTE E O FORTALECIMENTO OCORREU TRÊS A TRÊS. O ENSINO CONSISTIU NO FORTALECIMENTO DO RECONHECIMENTO AUDITIVO (RELAÇÕES CONDICIONAIS AUDITIVO-VISUAIS AB); POSTERIORMENTE FOI REALIZADO UM PÓS-TESTE DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS (BD) E DE LEITURA DE PALAVRAS (CD), CONDUZIDOS COM AS SEIS PALAVRAS SELECIONADAS DOS PRÉ-TESTES GERAIS. NA SEQÜÊNCIA, O PARTICIPANTE FOI EXPOSTO AO FORTALECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE PALAVRA DITADA E PALAVRA IMPRESSA (AC), SEGUIDO, NOVAMENTE, PELOS PÓS-TESTES DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS (BD) E DE LEITURA DE PALAVRAS (CD). APÓS O SEGUNDO PÓS-TESTE DE NOMEAÇÃO ERA VERIFICADA A FORMAÇÃO DE CLASSES PELO TESTE DAS RELAÇÕES BC E CB, SEGUIDO PELOS PÓS-TESTES DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS (BD) E DE LEITURA DE PALAVRAS (CD). FINALMENTE, ERA REALIZADO O ENSINO DA SELEÇÃO DE SÍLABAS QUE COMPUNHAM AS PALAVRAS DE ENSINO (AC) SEGUIDO PELOS PÓS-TESTES DE VOCALIZAÇÃO. OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM 100% DE ACERTOS NAS ETAPAS DE ENSINO DAS RELAÇÕES AUDITIVO-VISUAIS, APRENDERAM RELAÇÕES AUDITIVO-VISUAIS E ATESTARAM FORMAÇÃO DE CLASSES; RESULTADOS MOSTRARAM VARIABILIDADE NO REPERTÓRIO DE VOCALIZAÇÃO COM MELHORA GRADUAL AO LONGO DOS SUCESSIVOS PÓS-TESTES DE VOCALIZAÇÃO.
Título (EN):
EVOLUTION OF APPOINTMENT AFTER STRENGTHENING RELATIONS AUDITORY-VISUAL IN CHILDREN WITH HEARING IMPAIRMENT AND COCHLEAR IMPLANTS
Palavras-Chave (EN):
COCHLEAR IMPLANTS
HEARING LOSS
STIMULUS CONTROL
VERBAL BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE SEVERE DEPRIVATION OF HEARING AND COCHLEAR IMPLANT REHABILITATION FOR THE PRESENT STUDY WAS DESIGNED TO EVALUATE THE EFFECTS OF A SYSTEMATIC PROGRAM OF BUILDING A REPERTOIRE OF RECEPTIVE LANGUAGE ON THE EXPRESSIVE REPERTOIRE. STUDY PARTICIPANTS 06 DEAF CHILDREN IMPLANTED AT THE AGE OF 11 YEARS AND 4 MONTHS TO 14 YEARS AND 2 MONTHS, ALL WITH PROFOUND BILATERAL SENSORINEURAL HEARING LOSS, WITH LANGUAGE CATEGORY 5 AND 6 HEARING, REGULARLY ENROLLED IN ELEMENTARY SCHOOL. TO COLLECT DATA WE USED A MICROCOMPUTER AND SOFTWARE MST ® FOR PROGRAMMING THE ROUTINES OF TEACHING AND TESTING AND RECORDING OF PARTICIPANT RESPONSES. THE SESSIONS WERE TAPED FOR THE RECORD AND ANALYSIS OF VOCALIZATIONS. THE EXPERIMENT CONSISTED IN TEACHING THE TASK BY THE PAIRING PROCEDURE WITH THE MODEL (PRE-TRAINING), THEN EVALUATE THE REPERTOIRE OF THE PARTICIPANT ACTIVE AND RECEPTIVE MODES OF LANGUAGE (PRE-TESTS OVERALL). SIX WORDS WERE SELECTED WHICH HAD DISTORTED VOCALS TO MAKE UP THE ROUTINES OF TEACHING AND TESTING AND STRENGTHENING OCCURRED THREE TO THREE. THE TEACHING CONSISTED IN STRENGTHENING THE AUDITORY RECOGNITION (AUDITORY-VISUAL CONDITIONAL RELATIONS AB), LATER A POST-TEST OF PICTURE NAMING (BD) AND WORD READING (CD), CONDUCTED WITH THE SIX SELECTED WORDS OF THE PRE-TESTS GENERAL. NEXT, THE PARTICIPANT WAS EXPOSED TO THE STRENGTHENING OF RELATIONS BETWEEN WORD DICTATED AND PRINTED WORDS (CA), FOLLOWED AGAIN BY POST-TESTS OF PICTURE NAMING (BD) AND WORD READING (CD). AFTER THE SECOND POST-TEST APPOINTMENT WAS CHECKED BY TESTING TRAINING CLASSES BC AND CB RELATIONS, FOLLOWED BY POST-TESTS OF PICTURE NAMING (BD) AND WORD READING (CD). FINALLY, THE TEACHING WAS DONE IN THE SELECTION OF SYLLABLES THAT MADE UP THE WORDS OF INSTRUCTION (AC) FOLLOWED BY POST-TESTS OF VOCALIZATION. THE PARTICIPANTS DEMONSTRATED A 100% SUCCESS RATE IN STEPS OF TEACHING AUDITORY-VISUAL RELATIONS, HAVE LEARNED AUDITORY-VISUAL RELATIONS AND CLASS FORMATION ATTESTED; RESULTS SHOWED VARIABILITY IN THE REPERTOIRE OF VOCALIZATION WITH GRADUAL IMPROVEMENT OVER SUCCESSIVE POST-TESTS OF VOCALIZATION.
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Criado:
15/03/2011 ÀS 14:19:04
Atualizado:
15/03/2011 ÀS 14:19:04
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