Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS REPRESENTAÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
MARTINHO, LUCIANA RODRIGUES
Email:
lucianamartinho@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. SILVA, DIRCEU DA
Data de Defesa:
22/04/2004
Palavras-Chave (PT):
DIÁLOGO
ENSINO FUNDAMENTAL
MEIO AMBIENTE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
RODAS DE CONVERSA
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO INVESTIGOU-SE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE DE UM TOTAL DE 42 ALUNOS DE 4ªS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROVENIENTES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NAS ZONAS RURAL E URBANA, DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DE PESQUISA SOCIAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, EMBORA ALGUNS DADOS QUANTITATIVOS TAMBÉM SEJAM APRESENTADOS DE FORMA COMPLEMENTAR. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E SUPLEMENTAR DE DADOS E DE PESQUISA DE CAMPO. NESTA ULTIMA, VISANDO À VERIFICAÇÃO E À VALIDAÇÃO DA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS DIFERENTES FORMAS DE ABORDAGEM INVESTIGATIVA, TAIS COMO: OBSERVAÇÕES, RODAS DE CONVERSA, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, DESENHOS E QUESTIONÁRIOS. A ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS DADOS OBTIDOS REVELOU QUE AS POSSÍVEIS ORIGENS PARA AQUELAS REPRESENTAÇÕES, CATEGORIZADAS EM NATURALISTAS E ANTROPOCÊNTRICAS, ESTÃO ASSOCIADAS, PRINCIPALMENTE, ÀS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA, DA FAMÍLIA E DA RELIGIÃO. BUSCOU-SE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RESULTADOS E DAS DISCUSSÕES, CONTRIBUIR COM SUGESTÕES QUE POSSAM PROMOVER, NOS DOCENTES DAQUELAS ESCOLAS, REFLEXÕES SOBRE SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, VISANDO À MELHORIA DO ENSINO DO TEMA CONSIDERADO. NESTE SENTIDO, A EXPECTATIVA É QUE ESTA PESQUISA POSSA EFETIVAMENTE REPRESENTAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS INTERESSADOS EM TRABALHAR A PARTIR DOS SABERES ACUMULADOS PELA VIVÊNCIA DE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS QUE AS CRIANÇAS TÊM COM O MUNDO E QUE TRAZEM PARA A ESCOLA, DESENVOLVENDO AÇÕES EDUCATIVAS AMBIENTALMENTE COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS RESPONSÁVEIS PELA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE DESENVOLVIMENTO ADEQUADO, NUM CONTEXTO EM QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA SEJA CRIATIVA, DEMOCRÁTICA E FUNDAMENTADA NO DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES E CULTURAS E, TENDO COMO PERSPECTIVA, ESTIMULAR A ÉTICA NAS RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS E ENTRE ESTES E O MEIO AMBIENTE.
Título (EN):
THE REPRESENTATIONS ABOUT THE ENVIRONMENT FROM 4TH GRADED STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL.
Palavras-Chave (EN):
DIALOGUES
ELEMENTARY TEACHING
ENVIRONMENT
SOCIAL REPRESENTATIONS
TALK SESSION CIRCLES
Resumo Original (EN):
ON THIS WORK IT WAS SEARCHED INTO REPRESENTATIONS ABOUT ENVIRONMENT IN A TOTAL OF 42 4TH GRADED STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL, PROCEEDING FROM TWO PUBLIC SCHOOLS LOCATED IN THE RURAL AND URBAN AREAS OF A TOWN IN COUNTRYSIDE OF SÃO PAULO STATE. THE METHODOLOGY USED WAS A SOCIAL RESEARCH WITH THE QUALITY APPROACH, ALTHOUGH SOME QUANTITATIVE DATA ARE ALSO PRESENTED AS A SUPPLEMENTARY WAY. THE DATA COLLECTION WAS CARRIED OUT THROUGH BIBLIOGRAPHICAL, DATA SUPPLEMENTAL AND FIELD RESEARCH. ON THE FIELD RESEARCH, AIMING THE EXAMINATION AND VALIDATION OF THE RESEARCH, IT WAS USED DIFFERENT WAYS OF INVESTIGATION APPROACH SUCH AS: OBSERVATION, TALK SESSION CIRCLES, INDIVIDUAL INTERVIEWS, DRAWINGS AND QUESTIONNAIRES. THE ANALYSES OF DATA CONTENT ACHIEVED, SHOWED THAT POSSIBLE ORIGINS TO THOSE REPRESENTATIONS, RATED IN NATURALIST AND ANTHROPOCENTRIC, ARE ASSOCIATED, MAINLY TO THE MEDIA, FAMILY AND RELIGION INFLUENCE. IT WAS SEARCHED THROUGH THE RESULTS AND DISCUSSION ANALYSES TO CONTRIBUTE WITH SUGGESTIONS THAT MAY PROMOTE IN THE TEACHERS FROM THOSE SCHOOLS REFLECTIONS ABOUT THEIR TEACHING PRACTICE, AIMING THE TEACHING IMPROVEMENT ON THE CONSIDERED THEME. THIS WAY, THE EXPECTATIONS ARE THAT THIS RESEARCH MAY REPRESENT AN EFFECTIVE CONTRIBUTION TO THE PROFESSIONAL INTERESTED IN WORKING STARTING FROM THE ACCUMULATED KNOWLEDGE BY THE DIFFERENT LIFE EXPERIENCES THAT CHILDREN HAVE WITH THE WORLD AND THEY BRING TO SCHOOL, DEVELOPING EDUCATIVE ACTIONS ENVIRONMENTALLY ENGAGED WITH THE INDIVIDUAL FORMATION RESPONSIBLE FOR THE CREATION AND MAINTENANCE FOR BETTER LIFE CONDITIONS AND SUITABLE DEVELOPMENT, IN A CONTEXT ON WHICH THE PEDAGOGICAL PRACTICE IS CREATIVE, DEMOCRATIC AND BASED ON THE DIALOGUE BETWEEN GENERATIONS AND CULTURES AND, HAVING AS PERSPECTIVE, STIMULATE THE ETHICAL IN THE RELATIONSHIPS AMONG THE MANKIND AND BETWEEN THESE ONES AND THE ENVIRONMENT.
Arquivo:
DIS_MEST20040422_MARTINHO LUCIANA RODRIGUES.pdf
Tamanho:
2507 Kb (2507447 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/08/2007 ÀS 15:13:37
Atualizado:
06/08/2007 ÀS 15:13:37
Visitas:
1188
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:22:56
Downloads:
85
Último Download em :
29/09/2015 ÀS 01:39:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por