TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DISCURSIVOS DE ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ANALOGIAS |
Autor: |
BOZELLI, FERNANDA CÁTIA |
Email: |
ferboz@dfq.feis.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO ♠ Drª. MARTINS, ISABEL GOMES RODRIGUES ♠ Drª. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA
|
Data de Defesa: |
16/03/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANALOGIAS ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA ♠ INTERAÇÃO DISCURSIVA ♠ SABERES DOCENTES
|
Resumo Original (PT): |
|
COMPREENDER O PAPEL DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS TEM SIDO O OBJETO DE
INVESTIGAÇÃO DE ESTUDOS PARA DIVERSOS PESQUISADORES NOS ÚLTIMOS TEMPOS. ALÉM DISSO,
VERIFICA-SE, TAMBÉM, UMA MUDANÇA NA MANEIRA DE COMPREENDER O PAPEL DA LINGUAGEM NA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. OU SEJA, TEM HAVIDO UM CRESCENTE INTERESSE SOBRE A NATUREZA DAS
INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VISANDO À CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, E
SOBRE O PAPEL DAS DIFERENTES LINGUAGENS E DISCURSOS QUE CIRCULAM NO CONTEXTO INTERATIVO
DISCURSIVO DA SALA DE AULA. DIANTE DISSO, NOS CONCENTRAMOS NESTE ESTUDO A INVESTIGAR O
PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS INTERATIVOS DISCURSIVOS DE
ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ANALOGIAS E SEU POTENCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO. ALÉM DISSO,
POR ESTAR INSERIDO NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTE ESTUDO TAMBÉM TEM POR OBJETIVO
GERAR REFLEXÕES ACERCA DO POTENCIAL DAS ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO, POSSÍVEL DE
SUBSIDIAR O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES,
INVESTIGAR HABILIDADES QUE OS FUTUROS PROFESSORES POSSUEM (OU DEVERIAM POSSUIR) VISANDO A
PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO QUE COMPORTEM A ANALOGIA COMO UM
RECURSO DIDÁTICO. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ANALOGIES ♠ DISCURSIVE INTERACTIONS ♠ TEACHER KNOWLEDGE ♠ TEACHERS? INITIAL TRAINING OF PHYSICS
|
Resumo Original (EN): |
|
UNDERSTANDING THE ROLE OF LANGUAGE IN SCIENCE TEACHING HAS BEEN THE OBJECT OF
RESEARCH STUDIES FOR MANY RESEARCHERS IN RECENT TIMES. MOREOVER, THERE IS ALSO A
CHANGE IN THE WAY OF UNDERSTANDING THE ROLE OF LANGUAGE IN SCIENCE EDUCATION. IN
OTHER WORDS, THERE HAS BEEN A GROWING INTEREST IN THE NATURE OF INTERACTIONS BETWEEN
TEACHERS AND PUPILS TO THE CONSTRUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND THE ROLE OF
DIFFERENT LANGUAGES AND DISCOURSES THAT CIRCULATE IN THE DISCURSIVE CONTEXT OF THE
INTERACTIVE CLASSROOM. GIVEN THIS, WE FOCUS IN THIS STUDY TO INVESTIGATE THE
MOBILIZATION OF TEACHERS KNOWLEDGE IN INTERACTIVE CONTEXTS DISCURSIVE TEACHING
PHYSICS INVOLVING ANALOGIES. IN ADDITION, BY BEING INSERTED IN THE AREA OF TEACHER
TRAINING, THIS STUDY ALSO AIMS TO GENERATE IDEAS ABOUT THE POTENTIAL OF ANALOGIES AS A
TEACHING TOOL POSSIBLE TO SUBSIDIZE THE DEVELOPMENT OF ACTIONS IN THE FIELD OF INITIAL
TEACHER TRAINING, RESEARCH SKILLS THAT FUTURE TEACHERS HAVE (OR SHOULD HAVE) AIMING AT
THE PRODUCTION AND DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL ACTIVITIES INVOLVING THE ANALOGY AS A
TEACHING RESOURCE. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20100316_BOZELLI FERNANDA CATIA.pdf
|
Tamanho: |
1663 Kb (1663757 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/02/2011 ÀS 09:05:03 |
Atualizado: |
28/02/2011 ÀS 09:05:03 |
Visitas: |
1481 |
Última Visita em : |
27/04/2024 ÀS 04:38:16 |
Downloads: |
134 |
Último Download em : |
06/04/2024 ÀS 09:51:22 |