Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DISCURSIVOS DE ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ANALOGIAS
Autor:
BOZELLI, FERNANDA CÁTIA
Email:
ferboz@dfq.feis.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Drª. MARTINS, ISABEL GOMES RODRIGUES
Drª. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA
Data de Defesa:
16/03/2010
Palavras-Chave (PT):
ANALOGIAS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
INTERAÇÃO DISCURSIVA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
COMPREENDER O PAPEL DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS TEM SIDO O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DE ESTUDOS PARA DIVERSOS PESQUISADORES NOS ÚLTIMOS TEMPOS. ALÉM DISSO, VERIFICA-SE, TAMBÉM, UMA MUDANÇA NA MANEIRA DE COMPREENDER O PAPEL DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. OU SEJA, TEM HAVIDO UM CRESCENTE INTERESSE SOBRE A NATUREZA DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VISANDO À CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, E SOBRE O PAPEL DAS DIFERENTES LINGUAGENS E DISCURSOS QUE CIRCULAM NO CONTEXTO INTERATIVO DISCURSIVO DA SALA DE AULA. DIANTE DISSO, NOS CONCENTRAMOS NESTE ESTUDO A INVESTIGAR O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS INTERATIVOS DISCURSIVOS DE ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ANALOGIAS E SEU POTENCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO. ALÉM DISSO, POR ESTAR INSERIDO NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTE ESTUDO TAMBÉM TEM POR OBJETIVO GERAR REFLEXÕES ACERCA DO POTENCIAL DAS ANALOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO, POSSÍVEL DE SUBSIDIAR O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, INVESTIGAR HABILIDADES QUE OS FUTUROS PROFESSORES POSSUEM (OU DEVERIAM POSSUIR) VISANDO A PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO QUE COMPORTEM A ANALOGIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ANALOGIES
DISCURSIVE INTERACTIONS
TEACHER KNOWLEDGE
TEACHERS? INITIAL TRAINING OF PHYSICS
Resumo Original (EN):
UNDERSTANDING THE ROLE OF LANGUAGE IN SCIENCE TEACHING HAS BEEN THE OBJECT OF RESEARCH STUDIES FOR MANY RESEARCHERS IN RECENT TIMES. MOREOVER, THERE IS ALSO A CHANGE IN THE WAY OF UNDERSTANDING THE ROLE OF LANGUAGE IN SCIENCE EDUCATION. IN OTHER WORDS, THERE HAS BEEN A GROWING INTEREST IN THE NATURE OF INTERACTIONS BETWEEN TEACHERS AND PUPILS TO THE CONSTRUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND THE ROLE OF DIFFERENT LANGUAGES AND DISCOURSES THAT CIRCULATE IN THE DISCURSIVE CONTEXT OF THE INTERACTIVE CLASSROOM. GIVEN THIS, WE FOCUS IN THIS STUDY TO INVESTIGATE THE MOBILIZATION OF TEACHERS KNOWLEDGE IN INTERACTIVE CONTEXTS DISCURSIVE TEACHING PHYSICS INVOLVING ANALOGIES. IN ADDITION, BY BEING INSERTED IN THE AREA OF TEACHER TRAINING, THIS STUDY ALSO AIMS TO GENERATE IDEAS ABOUT THE POTENTIAL OF ANALOGIES AS A TEACHING TOOL POSSIBLE TO SUBSIDIZE THE DEVELOPMENT OF ACTIONS IN THE FIELD OF INITIAL TEACHER TRAINING, RESEARCH SKILLS THAT FUTURE TEACHERS HAVE (OR SHOULD HAVE) AIMING AT THE PRODUCTION AND DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL ACTIVITIES INVOLVING THE ANALOGY AS A TEACHING RESOURCE.
Arquivo:
TES_DOUT20100316_BOZELLI FERNANDA CATIA.pdf
Tamanho:
1663 Kb (1663757 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/02/2011 ÀS 09:05:03
Atualizado:
28/02/2011 ÀS 09:05:03
Visitas:
1481
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 04:38:16
Downloads:
134
Último Download em :
06/04/2024 ÀS 09:51:22
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por