Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UMA LEITURA A PARTIR DA TEORIA DE BOURDIEU
Autor:
FERES, GLÓRIA GEORGES
Email:
ggeorgesferes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. MEGID NETO, JORGE
Drª. BELLUZZO, REGINA CÉLIA BAPTISTA
Data de Defesa:
26/07/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
PÓS-GRADUAÇÃO
TEORIA DE BOURDIEU
Resumo Original (PT):
BUSCOU-SE IDENTIFICAR ORIGENS, EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL PARA CONTRIBUIR COM A VISIBILIDADE DA SUA CONSTITUIÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO CAMPO CIENTÍFICO QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS E CULTURA PRÓPRIA, ALÉM DOS SEUS IMPACTOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS. POR MEIO DE PROCEDIMENTOS METDOLÓGICOS QUE ENVOLVERAM O DESENVOLVIMENTO DE TRAJETÓRIA DE PESQUISAS: BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL, CAMPO E TEÓRICA, PERSEGUIU-SE ESSE OBJETIVO, MEDIANTE A APROPRIAÇÃO DE APORTES TEÓRICOS E, EM ESPECIAL, SOB A ÓTICA DA TEORIA DE PIERRE BOURDIEU. ISSO PERMITIU IDENTIFICAR, DESCREVER E CONDUZIR À COMPREENSÃO DE CONCEITOS RELACIONAIS PRESENTES E À DESCRIÇÃO DA EXISTÊNMCIA, CONSTITUIÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁREA EM FOCO NO BRASIL; PROCEDENDO-SE TAMBÉM À IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTRO QUE A ENVOLVE, INFLUENCIADO POR MARCOS CONTEXTUAL DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL, COM DESTAQUE À PESQUISA, PRODUÇÃO INTELECTUAL E À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. OS RESULTADOS OBTIDOS REFLETEM AS RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA QUE SE FAZEM PRESENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM FOCO E QUE A DISTINGUEM COMO UMA ÁREA DO CONHECIMENTO DE RELEVÂNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO. DESSE MODO, PODE-SE CONCLUIR QUE: TEM CARÁTER MULTIDISCIPLINAR E UMA HISTORICIDADE PRÓPRIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL; SUA REPRESENTATIVIDADE ESTÁ FUNDAMENTALMENTE APOIADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, EM SUAS TEMÁTICAS DE FORMAÇÃO DE MASSA CRÍTICA E PROFISSIONAL, LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA E, AINDA, NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DECORRENTE. EMBORA ESTEJA CONSOLIDADA E INSTITUCIONALIZADA PERANTE ORGANISMOS COMO A CAPES, AINDA SE RESSENTE DA EXISTÊNCIA DE UMA CULTURA DA INFORMAÇÃO E DA CRIAÇÃO DE UMA REDE DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA PARA CO COMPARTILHAMENTO ADEQUADO DO CONHECIMENTO GERADO PELOS SEUS AGENTES (DOCENTES/PESQUISADORES) E DIVULGAÇÃO À SOCIEDADE. ALÉM DISSO, CONSIDEROU-SE QUE É POSSÍVEL A APROPRIAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU COMO UM APORTE TEÓRICO METODOLÓGICO ADEQUADO À CARACTERIZAÇÃO, DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL, O QUE PERMITE INFERI-LA COMO UM CAMPO SOCIAL, UM HABITUS E UM CAPITAL CULTURAL.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BOURDIEU?S THEORY
SCIENCE EDUCATION IN BRAZIL
Resumo Original (EN):
THIS STUDY SOUGHT TO IDENTIFY THE ORIGINS, TRENDS AND PERSPECTIVES OF THE SCIENCE EDUCATION AREA IN ORDER TO CONTRIBUTE TO THE VISIBILITY OF ITS CONSTITUTION AND INSTITUTIONALIZATION AS A SCIENTIFIC FIELD THAT PRESENTS ITS OWN CHARACTERISTICS AND CULTURE, BESIDES ITS IMPACT ON THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE EDUCATIONAL FIELD IN THE COUNTRY. THROUGH METHODOLOGICAL PROCEDURES INVOLVING THE DEVELOPMENT OF THE TRAJECTORY OF BIBLIOGRAPHIC, DOCUMENTAL, FIELD AND THEORETICAL RESEARCHES, WE HAVE TRIED TO REACH THIS OBJECTIVE, THROUGH THE APPROPRIATION OF THEORETICAL SUBSIDIES, IN PARTICULAR, UNDER THE PERSPECTIVE OF THE PIERRE BOURDIEU?S THEORY. THIS HAS ALLOWED US TO IDENTIFY, DESCRIBE AND LEAD TO THE UNDERSTANDING OF PRESENT RELATIONAL CONCEPTS AND THE DESCRIPTION OF THE EXISTENCE, CONTRIBUTION AND INSTITUTIONALIZATION OF THIS SPECIFIC FIELD IN BRAZIL; AND ALSO THE IDENTIFICATION OF A SPECTRUM THAT SURROUNDS THIS FIELD, INFLUENCED BY CONTEXTUAL LIMITS OF ECONOMIC, SOCIAL, POLITICAL AND CULTURE NATURE, WITH EMPHASIS ON RESEARCH, INTELLECTUAL PRODUCTION AND THE SCIENTIFIC COMMUNITY. THE RESULTS REFLECT THE RELATIONS BETWEEN THEORY AND PRACTICE THAT ARE PRESENT IN THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION AND DISTINGUISH IT AS A FIELD OF KNOWLEDGE OF GREAT RELEVANCE IN THE BRAZILIAN CONTEXT. THEREBY, WE CAN CONCLUDE THAT: THE FIELD OF SCIENCE EDUCATION HAS A MULTIDISCIPLINARY CHARACTER AND ITS OWN HISTORICITY IN THE EDUCATIONAL SCENE; ITS REPRESENTATION IS FUNDAMENTALLY SUPPORTED BY GRADUATE PROGRAMS, IN ITS FORMATION THEMES OF CRITICAL AND PROFESSIONAL MASS, LINES AND RESEARCH GROUPS AND IN THE SCIENTIFIC OUTPUT. ALTHOUGH THIS FIELD IS CONSOLIDATED BEFORE INSTITUTIONALIZED ORGANIZATIONS SUCH AS CAPES, IT STILL NEEDS INFORMATION CULTURE AND THE CREATION OF A SPECIALIZED INFORMATION NETWORK FOR THE SHARING OF THE ADEQUATE KNOWLEDGE CREATED BY ITS AGENTS (TEACHERS/RESEARCHERS). FURTHERMORE, IT WAS FOUND THAT THE APPROPRIATION OF THE PRINCIPLES OF BOURDIEU?S SOCIOLOGICAL THEORY IS POSSIBLE AS A METHODOLOGICAL AND THEORETICAL APPROACH SUITABLE FOR CHARACTERIZATION, DESCRIPTION AND ANALYSIS OF THE OF SCIENCE EDUCATION AREA IN BRAZIL, WHAT ALLOWS US TO INFER IT AS A SOCIAL FIELD, A HABITUS AND A CULTURAL CAPITAL.
Arquivo:
TES_DOUT20100726_FERES GLORIA GEORGES.pdf
Tamanho:
5139 Kb (5139656 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2011 ÀS 14:55:40
Atualizado:
23/02/2011 ÀS 14:55:40
Visitas:
1944
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 17:43:10
Downloads:
144
Último Download em :
17/11/2023 ÀS 06:56:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por