DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A PRÁTICA E A EXPERIMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DO IDEÁRIO DE LICENCIANDOS E SUA RELAÇÃO COM A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA MODERNA |
Autor: |
JUNIOR, JOSÉ BENTO SUART |
Email: |
suart@bol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO |
Co-Orientador: |
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Drª. PAULO, IRAMAIA JORGE CABRAL DE
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Data de Defesa: |
11/12/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ BACHELARD ♠ EPISTEMOLOGIA ♠ HEISENBERG ♠ MECÂNICA QUÂNTICA ♠ MÉTODO CIENTÍFICO
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Resumo Original (PT): |
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OS TÓPICOS EM MECÂNICA QUÂNTICA, OU FÍSICA/QUÍMICA MODERNA APRESENTAM COMPLEXA
ESTRUTURA CONCEITUAL E FILOSÓFICA. HÁ QUE SE COORDENAR IMAGENS CONTRADITÓRIAS ALÉM DE SE
ADMITIR UM CARÁTER NÃO DETERMINÍSTICO, UMA NATUREZA ENERGÉTICA DESCONTÍNUO, ELEMENTOS DE
PROBABILIDADE ALÉM DE POSTULADOS. O CENÁRIO EDUCACIONAL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA TAIS
TÓPICOS REFLETE UMA DICOTOMIA ENCONTRADA NAS EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS FÍSICA E QUÍMICA.
UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO MÉTODO CIENTÍFICO AINDA COLOCA A MECÂNICA QUÂNTICA COMO O
CERNE DO FIM DE UMA TRADIÇÃO DETERMINISTA E O INÍCIO DO QUE BACHELARD DENOMINARÁ DE NOVO
ESPÍRITO CIENTÍFICO. TAL ESPÍRITO ADMITE PRESSUPOSTOS METAFÍSICOS QUE SÃO ENCONTRADOS TAMBÉM
NOS TRABALHOS DE WERNER HEISENBERG. O PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTÃO OS ELEMENTOS DESTE
NOVO ESPÍRITO ENTRE OUTROS ELEMENTOS DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NO IDEÁRIO DE
LICENCIANDOS DE FÍSICA E QUÍMICA. COMO APOIO PARA TAL BUSCA TOMA-SE A FENOMENOLOGIA COMO
METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS. ESTA BUSCA SE DÁ NUM CONTEXTO ESPECIALMENTE CONSTRUÍDO
PARA TAL NO QUE SE DENOMINA ?ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO NÃO?. O PRESENTE TRABALHO CONSTATA QUE
TAIS CATEGORIAS ENCONTRAM-SE PRESENTES NO DISCURSO DE LICENCIANDOS, TODAVIA, A DIALÉTICA
ADMITIDA POR BACHELARD NÃO É ENCONTRADA. FRENTE A PROBLEMAS EPISTÊMICOS, VERIFICA-SE AINDA A
CONTRADIÇÃO FILOSÓFICA, EM QUE A ONTOLOGIA ORA É ADMITIDA, ORA NEGADA, OCORRENDO O MESMO
COM A EPISTEMOLOGIA. O IDEÁRIO AINDA ADMITE MÚLTIPLAS CONCEPÇÕES PARA UM MESMO CONCEITO E
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ASSIM COMO CONTRA UMA MATEMÁTICA INTRINCADA DENTRO DO
PROCESSO CIENTÍFICO DEFENDIDO POR BACHELARD, O QUE SE VERIFICA É UMA MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
FAZENDO PARTE DE UM FERRAMENTAL QUE SE CONSTITUI ASSIM A MECÂNICA QUÂNTICA. |
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Título (EN): |
THE DIALECTIC OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE, PRACTICE AND EXPERIMENTATION: AN ANALYSIS OF THE IDEALS OF UNDERGRADUATES AND THEIR RELATION TO THE EPISTEMOLOGY OF MODERN SCIENCE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BACHELARD ♠ EPISTEMOLOGY ♠ HEISENBERG ♠ QUANTUM MECHANICS ♠ SCIENTIFIC METHOD
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Resumo Original (EN): |
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QUANTUM MECHANICS TOPICS, OR MODERN PHYSICS / CHEMISTRY TOPICS PRESENTS COMPLEX
PHILOSOPHICAL AND CONCEPTUAL FRAMEWORK. IT IS NECESSARY TO COORDINATE CONFLICTING IMAGES IN
ADDITION TO ADMITTING A NON-DETERMINISTIC CHARACTER, A DISCONTINUOUS ENERGETIC NATURE, ELEMENTS
OF PROBABILITY BESIDES POSTULATES. THE EDUCATIONAL SETTING OF THESE OFFICIAL DOCUMENTS REFLECTS
AN EPISTEMOLOGICAL DICHOTOMY THAT WAS FOUND IN THE PHYSICS AND CHEMISTRY SCIENCES. A VIEW
OF THE HISTORY OF SCIENTIFIC METHOD STILL PUTS QUANTUM MECHANICS AS MAIN REASON OF THE
DETERMINISTIC TRADITION ENDING AND AS THE SAME TIME THE BEGINNING OF WHAT IS NAMED BY
BACHELARD AS NEW SCIENTIFIC SPIRIT. THIS SPIRIT ADMITS METAPHYSICAL ASSUMPTIONS THAT ARE ALSO
FOUND IN WERNER HEISENBERG?S WORK. THIS CURRENT WORK LOOKS FOR ELEMENTS OF QUOTED NEW
SPIRIT AMONG OTHER ELEMENTS OF GASTON BACHELARD?S EPISTEMOLOGY CONCERNING THE IDEALS OF
NON-GRADUATED PHYSICS AND CHEMISTRY STUDENTS. AS SUPPORT FOR THIS RESEARCH, PHENOMENOLOGY
WAS TAKEN AS METHODOLOGY OF DATA ANALYSIS. THIS RESEARCH HAPPENS INTO A CONTEXT PARTICULARLY
MADE FOR WHAT IS CALLED ?PEDAGOGICAL ACTIVITY OF DENIAL." THIS CURRENT WORK SHOWS THAT THE
REFERRED CATEGORIES ALWAYS MAKE PART OF NON-GRADUATED STUDENTS DISCOURSE, AND THE DIALECTIC
ADMITTED BY BACHELARD DOESN?T. IN FRONT OF EPISTEMIC ISSUES, THERE IS A PHILOSOPHICAL
CONTRADICTION, WHERE THE ONTOLOGY IS ADMITTED AND ALSO DENIED, WHAT EXACTLY HAPPENS TO
EPISTEMOLOGY. THE MINDSET STILL ACCEPTS MULTIPLE CONCEPTIONS FOR THE SAME IDEA AND
EPISTEMOLOGICAL OBSTACLES, SUCH AS AN INTRICATE MATHEMATICS IN THE SCIENTIFIC PROCESS SUPPORTED
BY BACHELARD. AS RESULT IT IS POSSIBLE TO FIND OUT AN INSTRUMENTAL MATH MAKING PART OF TOOLS OF
WHAT QUANTUM MECHANICS IS CONSTITUTED. |
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Arquivo: |
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Criado: |
23/02/2011 ÀS 14:13:58 |
Atualizado: |
23/02/2011 ÀS 14:13:58 |
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