Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
LEVANTAMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO EXPANDIDO DA CIDADE DE SÃO PAULO.
Autor:
SILVA, FABIANE DE PAULA
Email:
biofabby@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. OBARA, ANA TIYOMI
Data de Defesa:
03/09/2010
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO CRÍTICA
PRÁTICA DOCENTE NA EJA
QUESTÕES SÓCIO-AMBIENTAIS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO BUSCOU CONHECER E ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), COM RELAÇÃO À INSERÇÃO DOS ALUNOS DAQUELA MODALIDADE DE ENSINO NA SOCIEDADE. COM INTUITO DE ANALISAR O CONTEXTO E INTERPRETAR OS FENÔMENOS PRESENTES NAS ESCOLAS DE EJA ENVOLVIDAS NESSE ESTUDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA UTILIZANDO-SE COMO TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, ENTREVISTAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÃO DE CAMPO. PARA DESEMPENHARMOS ESTA TAREFA, REALIZAMOS ESTUDOS EM 20 ESCOLAS CARACTERIZANDO OS 78 ALUNOS E 21 PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ESCOLAS DA REGIÃO DO CENTRO EXPANDIDO DE SÃO PAULO. NO DELINEAMENTO DO PERFIL DOS PROFESSORES FORAM CONSIDERADOS OS ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E SOCIAIS ENVOLVIDOS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO. O PERFIL DOS 78 ALUNOS DA EJA FOI TRAÇADO COM BASE NOS PONTOS DE VISTA DO ALUNO E DO PROFESSOR, OBSERVANDO A IMPORTÂNCIA DA EJA NA CONSOLIDAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES. BUSCAMOS, AINDA, IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES, RELATIVAS À EA NO CONTEXTO DA EJA. PARA AUXILIAR NA CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA CARACTERIZAMOS 23 ESCOLAS LOCALIZADAS NA REGIÃO DO CENTRO EXPANDIDO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NAS QUAIS ESTES PROFESSORES ATUAM, COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ASPECTOS: LOCALIZAÇÃO, PONTO DE REFERÊNCIA E ACESSIBILIDADE A PARTIR DO MARCO ZERO DA CIDADE DE SÃO PAULO, A ?CATEDRAL DA SÉ?. CONSIDERAMOS QUE UMA ARTICULAÇÃO DA EA NA EJA SEJA IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS, QUESTIONADORES E PARTICIPANTES DA ATUAL REALIDADE, NO ENTANTO, OBSERVAMOS QUE NAQUELAS ESCOLAS ERAM ESCASSAS AS OPORTUNIDADES DE TEORIZAÇÃO E DEBATE, POIS OS PROFESSORES ATUANTES NAQUELE CONTEXTO EDUCACIONAL, APARENTEMENTE, NÃO TIVERAM UMA FORMAÇÃO QUE OS PREPARASSE PARA TAL. CONSTATAMOS, PORTANTO, QUE OS PROFESSORES NECESSITAM DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA, O QUE IMPLICA EM MAIOR EMPENHO POR PARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SE VIABILIZAR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E QUESTIONADORA DO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL. CONSIDERAMOS QUE O OFERECIMENTO, A ESTES PROFESSORES, DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS QUE LHES OPORTUNIZEM UMA MELHOR FORMAÇÃO EM EA, PODERÁ TORNÁ-LOS APTOS À AÇÃO MULTIPLICADORA DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS, TANTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FORA DELAS. ACREDITAMOS QUE A REFLEXÃO CRÍTICA, SOB A ÉGIDE DE UMA EA TRANSFORMADORA, A RESPEITO DAS QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, CULTURAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICAS PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE PODERÁ AUXILIAR NA FORMAÇÃO DESSES PROFESSORES E, CONSEQUENTEMENTE, NA DE SEUS ALUNOS, PERMITINDO-LHES APRESENTAR QUESTIONAMENTOS, SE ENGAJAREM EM PROCESSOS QUE BUSQUEM AS TRANSFORMAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS E SE INSERIREM EFETIVAMENTE NA SOCIEDADE, DE MANEIRA APROPRIADA E COERENTE COM A VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE.
Título (EN):
SURVEY ON THE CONCEPTIONS AND PRACTICES IN ENVIRONMENTAL EDUCATION COURSE FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION IN SCHOOLS OF THE CENTER EXPANDED IN SÃO PAULO CITY.
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL EDUCATION
SOCIO-ENVIRONMENTAL ISSUES
TEACHING PRACTICE IN ADULT EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS STUDY SOUGHT TO UNDERSTAND AND ANALYZE THE CONTRIBUTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION (EE) IN THE PERFORMANCE OF TEACHERS INVOLVED IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (EJA), REGARDING THE INCLUSION OF STUDENTS IN THAT MODE OF EDUCATION IN SOCIETY. IN ORDER TO ANALYZE THE CONTEXT AND INTERPRET THE PHENOMENA OBSERVED AT THOSE SCHOOLS WHICH EJA TARGETED WITH THIS STUDY, WE CONDUCTED DESCRIPTIVE QUALITATIVE RESEARCH USING TECHNIQUES SUCH AS DATA COLLECTION BY WAY OF ANALYSIS, INTERVIEWS, QUESTIONNAIRES AND FIELD OBSERVATION. TO ACCOMPLISH THIS TASK, WE CONDUCTED STUDIES IN 20 SCHOOLS FEATURING 78 STUDENTS AND 21 TEACHERS, THE EDUCATION PROGRAM FOR YOUTH AND ADULTS OF THE EXPANDED CENTER OF SÃO PAULO. IN THE DELINEATION OF THE PROFILES OF THE TEACHERS, WE CONSIDERED A PERSONAL, PROFESSIONAL AND SOCIAL CHOICE FOR THE TEACHING PROFESSION. THE PROFILE OF THE 78 STUDENTS OF EJA WAS DRAWN UP BASED ON THE VIEWS OF THE STUDENT AND THE TEACHER REGARDING THE IMPORTANCE OF ADULT EDUCATION IN THE CONSOLIDATION OF THE STUDENTS? EXPECTATIONS. WE SEEK ALSO TO IDENTIFY THE CONCEPTS AND PRACTICES OF TEACHERS CONCERNING THE EA IN THE CONTEXT OF ADULT EDUCATION. TO CONSOLIDATE THE RESEARCH FEATURED, THE STUDY LOOKED AT TWENTY-THREE SCHOOLS LOCATED IN THE CENTRAL REGION OF THE EXPANDED CITY OF SAO PAULO, WHERE THESE TEACHERS WORK. IT CONCENTRATED ON THE FOLLOWING ASPECTS: LOCATION, POINT OF REFERENCE, AND THE ACCESSIBILITY OF THE GROUND ZERO OF THE SÃO PAULO CITY, THE "SÉ CATHEDRAL". WE BELIEVE THAT AN ARTICULATION OF EA IN THE EJA IS IMPORTANT FOR THE FORMATION PROCESS OF CRITICAL, QUESTIONING AND PARTICIPATING IN THE CURRENT REALITY, HOWEVER, OBSERVED IN ADULT EDUCATION, OPPORTUNITIES TO THEORIZE AND DEBATE BECAUSE THE TEACHERS WORKING AT THE EDUCATIONAL CONTEXT, APPARENTLY HAD NO TRAINING THAT PREPARED THEM FOR THIS. THUS WE FIND, THEREFORE, THAT TEACHERS NEED MORE INFORMATION, ON THE SUBJECT , WHICH IMPLIES A GREATER COMMITMENT ON THE PART OF PUBLIC POLICIES ACHIEVING A CRITICAL AND QUESTIONING OF THE EDUCATIONAL CONTEXT OF CONTEMPORARY SOCIETY. WE BELIEVE THAT CRITICAL REFLECTION, UNDER THE BASE OF AN EA, ABOUT THE SOCIAL, POLITICAL, CULTURAL, ENVIRONMENTAL AND ECONOMICAL IN OUR SOCIETY CAN ASSIST IN THE TRAINING OF TEACHERS AND CONSEQUENTLY ON THEIR STUDENTS, ALLOWING THEM TO SUBMIT QUESTIONS, ENGAGE IN PROCESSES THAT SEEK THE CHANGES NECESSARY AND THEY FALL IN SOCIETY EFFECTIVELY, APPROPRIATELY AND CONSISTENT WITH THE CRITICAL VIEW OF REALITY.
Arquivo:
DIS_MEST20100903_SILVA FABIANE DE PAULA.pdf
Tamanho:
1502 Kb (1502381 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2011 ÀS 13:52:47
Atualizado:
23/02/2011 ÀS 13:52:47
Visitas:
1116
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 03:20:18
Downloads:
38
Último Download em :
06/04/2020 ÀS 21:28:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por