Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
AS CONTRIBUIÇÕES DO PRO-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES/CURSISTAS DA CIDADE DE ARARAQUARA
Autor:
SAHM, ÉLEN PATRÍCIA ALONSO
Email:
alonso.sahm@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. PASSOS, CARMEN LUCIA B.
Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO
Drª. MANDARINO, MÔNICA CERBELLA FREIRE
Data de Defesa:
10/06/2010
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA
PROVA BRASIL
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA TEVE O OBJETIVO PRINCIPAL DE VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA, PARA OS PROFESSORES/CURSISTAS DA CIDADE DE ARARAQUARA, S.P. ASSIM, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, REPRESENTADA POR SAVIANI, AS IDEIAS DE UM ENSINO PRÁTICO REFLEXIVO, SCHÖN (2000) E A DE OUTROS TEÓRICOS ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORAM ADOTADAS PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA. UTILIZAMOS, ENQUANTO METODOLOGIA QUALITATIVA, O ESTUDO DE CASO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 5 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ARARAQUARA, S. P. PARA COLETAR OS DADOS, FORAM ANALISADOS DOIS RELATÓRIOS DAS PROFESSORAS/TUTORAS DA CIDADE E AS RESPOSTAS DE 18 PROFESSORES/CURSISTAS A DOIS QUESTIONÁRIOS. DA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, PARA ESSE GRUPO DE PROFESSORES/CURSISTAS, O PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA FOI IMPORTANTE PELA RETOMADA DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, PELA POSSIBILIDADE DE ABORDAR QUESTÕES PERTINENTES AO TRABALHO EM SALA DE AULA, DISCUTINDO-AS ENTRE OS PARES, O QUE PROPORCIONOU ALTERAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, TANTO NO QUE SE REFERE A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS, QUANTO AO MODO DE COMPREENDER AS ATITUDES DOS ALUNOS E, AINDA, QUE VÊEM O CURSO COMO UM DOS RESPONSÁVEIS PELA MELHORA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA PROVA BRASIL.
Título (EN):
THE CONTRIBUTIONS OF PRO-LITERACY IN MATHEMATICS UNDER THE VIEW OF A GROUP OF TEACHERS FROM ARARAQUARA
Palavras-Chave (EN):
BRAZIL TEST
PRO-LITERACY IN MATHEMATICS
TEACHERS EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH HAD AS THE MAIN PURPOSE TO VERIFY THE CONTRIBUTIONS OF THE CONTINUOUS EDUCATION COURSE, PRO-LITERACY IN MATHEMATICS, FOR THE TEACHERS FROM ARARAQUARA, SP. WE PERFORMED THE RESEARCH UNDER ORIENTATION OF THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY OF A REFLEXIVE PRACTICAL TEACHING, SCHÖN (2000), AND THE CONSIDERATION OF EDUCATORS FROM TEACHERS EDUCATION FIELD. WE UTILIZED, AS A QUALITATIVE METHODOLOGY, THE CASE STUDY. FIVE SCHOOLS OF THE ARARAQUARA MUNICIPAL GROUP OF TEACHING, IN SP, PARTICIPATED IN THIS RESEARCH. IN ORDER TO COLLECT DATA, WE ANALYZED TWO REPORTS OF THE TEACHER TUTORS FROM THE CITY, AND THE ANSWERS OF 18 TEACHERS TO TWO QUESTIONNAIRES. FROM THE ANALYSIS OF THE RESULTS WE COULD CONCLUDE THAT, FOR THIS GROUP OF TEACHERS, THE PRO-LITERACY IN MATHEMATICS WAS IMPORTANT DUE TO THE REVIEW OF MATHEMATICAL CONTENTS, THE POSSIBILITY OF ADDRESSING ISSUES THAT ARE RELEVANT TO THE WORK IN THE CLASSROOM, SO DISCUSSING THEM AMONG THE PAIRS, WHAT CAUSED ALTERATIONS IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE IN WHAT RELATES TO THE INTRODUCTION OF CONTENTS, AS WELL AS IN THE WAY OF UNDERSTANDING THE STUDENTS? ATTITUDES AND THEY ALSO SEE THE COURSE AS BEING ONE OF THE RESPONSIBLE FOR THE IMPROVEMENT ON THE STUDENTS? PERFORMANCE IN THE BRAZIL TEST.
Arquivo:
TES_DOUT20100610_SAHM ELEN PATRICIA ALONSO.pdf
Tamanho:
2542 Kb (2542281 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2011 ÀS 13:36:34
Atualizado:
23/02/2011 ÀS 13:36:34
Visitas:
2103
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:16:51
Downloads:
117
Último Download em :
03/11/2017 ÀS 16:39:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por