Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS ARGUMENTATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor:
BORTOLETTO, ADRIANA
Email:
adribortto@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA
Data de Defesa:
26/10/2009
Palavras-Chave (PT):
ARGUMENTAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS
LINGUAGEM
PRAGMADIALÉTICA
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI EXPLORAR E ANALISAR O ENGAJAMENTO DISCURSIVO, ASSIM COMO AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DURANTE OS PROCESSOS ARGUMENTATIVOS EM SALA DE AULA. PARA REALIZAÇÃO DA PROPOSTA FOI NECESSÁRIA A ELABORAÇÃO DE UM MINICURSO INTITULADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. O MATERIAL DIDÁTICO ERA COMPOSTO POR VÍDEOS, TEXTOS DA ÁREA E SITUAÇÕES PROBLEMAS, OS QUAIS ENVOLVIAM AS DIMENSÕES CIENTÍFICA, ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA, TECNOLÓGICA E AMBIENTAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZOU-SE DA ABORDAGEM METODOLÓGICA DA PRAGMADIALÉTICA E COM BASE NESSA PERSPECTIVA BUSCOU-SE ANALISAR OS ATOS DE FALA DE CADA PARTICIPANTE, COMO ESTES INTERAGIAM UM PARA COM OUTRO, OS PONTOS DE VISTA DEFENDIDOS INDIVIDUALMENTE, ASSIM COMO AS JUSTIFICATIVAS DESENVOLVIDAS EM CADA UM DESTES E OS ESTÁGIOS PELO QUAL A DISCUSSÃO PASSOU. NESTE CONTEXTO, PERCEBEMOS INDÍCIOS DE REDUÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO COMUNICATIVA E, POR CONSEGUINTE DO ENGAJAMENTO DISCURSIVO. ESSE INTERESSE ESTRATÉGICO JÁ DENUNCIA QUE NÃO HOUVE UMA SIMETRIA DE OPORTUNIDADES DE FALAS. OUTRO PONTO IMPORTANTE A SER OBSERVADO É O CONTEXTO SUPERFICIAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS E QUE, MESMO COM AS TENTATIVAS DE INCENTIVAR A TEMATIZAÇÃO DOS SEUS ATOS DE FALAS ESSAS RECAEM EM TEORIZAÇÕES ESTRATÉGICAS DE UM OU MAIS ALUNOS. AO CONCEBERMOS QUE USO DA LINGUAGEM POSSUI UM ATO INTENCIONAL, EM DETERMINADO CONTEXTO, O PROTAGONISTA NECESSITA ENTENDER QUE POSSUI UM COMPROMISSO PÚBLICO AO USO, E COMPREENDER QUE HÁ NECESSIDADE DE SE RELACIONAR COM AS PESSOAS DAQUELE CONTEXTO. DE FATO, ESSES FUNDAMENTOS SÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE OS INDIVÍDUOS. QUANTO ÀS RELAÇÕES CTSA OS ALUNOS RECONHECEM O IMPACTO QUE OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS PODEM PROVOCAR, NA SOCIEDADE, PERDAS NAS TRADIÇÕES CULTURAIS, NA CRIATIVIDADE, ALÉM DO BANIMENTO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ARGUMENTATION
LANGUAGE
PRAGMA ? DIALECTICAL
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF THIS STUDY WAS TO EXPLORE AND ANALYZE THE DISCURSIVE ENGAGEMENT OF STUDENTS IN A TECHNICAL COURSE IN THE ARGUMENTATIVE PROCESS IN THE CLASSROOM. FOR REALIZATION OF THE PROPOSAL WAS NECESSARY TO PREPARE A MINI-COURSE ON ENERGY EFFICIENCY. THE MATERIAL CONSISTED OF VIDEOS, TEXTS OF THE AREA PROBLEMS AND SITUATIONS, WHICH INVOLVED THE DIMENSIONS SCIENTIFIC, ECONOMIC, SOCIAL, POLITICAL, ENVIRONMENTAL AND TECHNOLOGY. FOR DATA ANALYSIS WAS USED TO APPROACH THE PRAGMA-DIALECTICAL PERSPECTIVE AND BASED ON THAT SOUGHT TO EXAMINE THE ACTS OF SPEECH OF EACH PARTICIPANT AS THEY INTERACT WITH ONE ANOTHER, THE VIEWS HELD BY EACH, THUS AS JUSTIFICATIONS DEVELOPED BY EACH OF THE STAGES AND FOR WHICH THE DISCUSSION STARTED. IN THIS CONTEXT, WE OBSERVE EVIDENCE OF REDUCED COMMUNICATIVE SOCIALIZATION AND THEREFORE DISCURSIVE ENGAGEMENT. ANOTHER IMPORTANT POINT TO NOTE IS THE SUPERFICIAL CONTEXT OF QUESTIONS AND ANSWERS, AND THAT EVEN WITH ATTEMPTS TO PROMOTE EXPLANATIONS ABOUT THE THEMES, THEIR SPEECH ACTS FALL INTO ONE OR MORE STRATEGIC ACTIONS OF STUDENTS. THE STRATEGIC INTEREST ALREADY COMPLAINED THAT THERE WASN?T SYMMETRY OF OPPORTUNITIES TO TALK. WE UNDERSTAND THAT LANGUAGE USE HAS AN INTENTIONAL ACT, IN CERTAIN CONTEXTS, THE PROTAGONIST NEEDS TO UNDERSTAND THAT HAS A PUBLIC COMMITMENT TO USE, AND UNDERSTAND THAT THERE IS A NEED TO RELATE TO PEOPLE IN THAT CONTEXT. IN FACT, THESE FUNDAMENTALS ARE BASIC PRINCIPLES OF SOCIAL INTERACTIONS AMONG INDIVIDUALS. ABOUT CTSA RELATIONS STUDENTS RECOGNIZE THE IMPACT THAT TECHNOLOGICAL ARTIFACTS MAY RESULT IN SOCIETY, LOSSES IN CULTURAL TRADITIONS, CREATIVITY, AND THE BANISHMENT OF SOCIAL INTERACTIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20091026_BORTOLETTO ADRIANA.pdf
Tamanho:
1570 Kb (1570590 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2011 ÀS 13:22:31
Atualizado:
23/02/2011 ÀS 13:22:31
Visitas:
1439
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 00:43:41
Downloads:
118
Último Download em :
18/07/2018 ÀS 20:29:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por