Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA
Autor:
VIVEIRO, ALESSANDRA APARECIDA
Email:
alessandraviveiro@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2011
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. CINQUETTI, HELOISA CHALMERS SISLA
Drª. PERDIGÃO, ANA LUIZA ROCHA VIEIRA
Drª. ZANCUL, MARIA CRISTINA DE SENZI
Data de Defesa:
08/10/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR COMO OCORRE A ABORDAGEM DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUAIS AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DESSA FORMAÇÃO NAS INTENÇÕES MANIFESTAS SOBRE A FUTURA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSES EDUCADORES. DESENVOLVEMOS UM ESTUDO DE CASO, TRABALHANDO EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, E A ANÁLISE INCIDIU SOBRE DOCUMENTOS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM DOCENTES E DISCENTES DO CURSO. OS DADOS INDICAM QUE HÁ REDUZIDA DIVERSIDADE DE ESTRATÉGIAS NAS DISCIPLINAS DE ÁREA ESPECÍFICA, COM PREDOMÍNIO DE AULAS EXPOSITIVAS E DE LABORATÓRIO. ALÉM DISSO, OS DOCENTES PARECEM ACREDITAR QUE, PARA LECIONAR, BASTA UM BOM PREPARO EM TERMOS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, FOCANDO NA FORMAÇÃO DE UM ESPECIALISTA E NÃO DE UM EDUCADOR. APESAR DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS EXPLORAREM PRÁTICAS DIVERSIFICADAS, MUITOS LICENCIANDOS INCORPORAM A VISÃO ACADÊMICA PREDOMINANTE NO CURSO, REPETINDO O MODELO DOS PROFESSORES QUE TIVERAM. APONTAMOS A NECESSIDADE DE QUE A FORMAÇÃO INICIAL TRABALHE TANTO O DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS COMO DAS MELHORES FORMAS DE MEDIÁ-LO, FORMANDO UM INTELECTUAL CAPAZ DE DISCUTIR E RE-ELABORAR SUAS AÇÕES EDUCATIVAS EM UMA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
SCIENCE EDUCATION
TEACHER FORMATION
TEACHING AND LEARNING STRATEGIES
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH AIMED TO IDENTIFY AND ANALYZE HOW DOES THE APPROACH OF TEACHING AND LEARNING STRATEGIES IN THE DISCIPLINES OF AN INITIAL FORMATION COURSE FOR SCIENCE TEACHERS AND WHAT THE POSSIBLE INFLUENCES OF THIS FORMATION IN MANIFEST INTENTIONS ON THE FUTURE PEDAGOGICAL PRACTICE OF THESE EDUCATORS. WE DEVELOPED A CASE STUDY, WORKING ON A QUALITATIVE APPROACH, AND ANALYSIS FOCUSED IN DOCUMENTS, QUESTIONNAIRES AND INTERVIEWS WITH TEACHERS AND STUDENTS OF THE COURSE. THE DATA INDICATE REDUCED DIVERSITY OF STRATEGIES IN THE DISCIPLINES OF THE SPECIFIC AREA, WITH PREVALENCE OF EXPOSITORY CLASSES AND LABORATORY. IN ADDITION, TEACHERS SEEM TO BELIEVE THAT TO TEACH IT‟S NEEDED ONLY A GOOD PREPARATION IN TERMS OF SPECIFIC CONTENT, FOCUSING ON THE FORMATION OF A SPECIALIST AND NOT AN EDUCATOR. DESPITE THE PEDAGOGICAL DISCIPLINES EXPLORE DIVERSE PRACTICES, MANY STUDENTS INCORPORATE THE ACADEMIC VIEW PREVAILING IN THE COURSE OF FORMATION, REPEATING THE PATTERN OF THEM TEACHERS. WE POINTED OUT THE NEED THAT THE INITIAL FORMATION WORKS BOTH ASPECTS, THE DOMAIN OF THE SPECIFIC CONTENTS AND THE BEST WAYS TO MEDIATE THEM, FORMING AN INTELLECTUAL ABLE TO DISCUSS AND REDRAW HIS EDUCATIVE ACTIONS IN A PERSPECTIVE OF TRANSFORMATION OF THE REALITY.
Arquivo:
TES_DOUT20101008_VIVEIRO ALESSANDRA APARECIDA.pdf
Tamanho:
2335 Kb (2335301 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2011 ÀS 11:42:34
Atualizado:
23/02/2011 ÀS 11:42:34
Visitas:
1736
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:39:46
Downloads:
105
Último Download em :
07/07/2023 ÀS 21:14:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por