TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA |
Autor: |
VIVEIRO, ALESSANDRA APARECIDA |
Email: |
alessandraviveiro@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2011 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. CINQUETTI, HELOISA CHALMERS SISLA ♠ Drª. PERDIGÃO, ANA LUIZA ROCHA VIEIRA ♠ Drª. ZANCUL, MARIA CRISTINA DE SENZI
|
Data de Defesa: |
08/10/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR COMO OCORRE A ABORDAGEM DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUAIS AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DESSA FORMAÇÃO NAS INTENÇÕES MANIFESTAS SOBRE A FUTURA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESSES EDUCADORES. DESENVOLVEMOS UM ESTUDO DE CASO, TRABALHANDO EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, E A ANÁLISE INCIDIU SOBRE DOCUMENTOS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM DOCENTES E DISCENTES DO CURSO. OS DADOS INDICAM QUE HÁ REDUZIDA DIVERSIDADE DE ESTRATÉGIAS NAS DISCIPLINAS DE ÁREA ESPECÍFICA, COM PREDOMÍNIO DE AULAS EXPOSITIVAS E DE LABORATÓRIO. ALÉM DISSO, OS DOCENTES PARECEM ACREDITAR QUE, PARA LECIONAR, BASTA UM BOM PREPARO EM TERMOS DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, FOCANDO NA FORMAÇÃO DE UM ESPECIALISTA E NÃO DE UM EDUCADOR. APESAR DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS EXPLORAREM PRÁTICAS DIVERSIFICADAS, MUITOS LICENCIANDOS INCORPORAM A VISÃO ACADÊMICA PREDOMINANTE NO CURSO, REPETINDO O MODELO DOS PROFESSORES QUE TIVERAM. APONTAMOS A NECESSIDADE DE QUE A FORMAÇÃO INICIAL TRABALHE TANTO O DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS COMO DAS MELHORES FORMAS DE MEDIÁ-LO, FORMANDO UM INTELECTUAL CAPAZ DE DISCUTIR E RE-ELABORAR SUAS AÇÕES EDUCATIVAS EM UMA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ SCIENCE EDUCATION ♠ TEACHER FORMATION ♠ TEACHING AND LEARNING STRATEGIES
|
Resumo Original (EN): |
|
THE RESEARCH AIMED TO IDENTIFY AND ANALYZE HOW DOES THE APPROACH OF TEACHING AND LEARNING STRATEGIES IN THE DISCIPLINES OF AN INITIAL FORMATION COURSE FOR SCIENCE TEACHERS AND WHAT THE POSSIBLE INFLUENCES OF THIS FORMATION IN MANIFEST INTENTIONS ON THE FUTURE PEDAGOGICAL PRACTICE OF THESE EDUCATORS. WE DEVELOPED A CASE STUDY, WORKING ON A QUALITATIVE APPROACH, AND ANALYSIS FOCUSED IN DOCUMENTS, QUESTIONNAIRES AND INTERVIEWS WITH TEACHERS AND STUDENTS OF THE COURSE. THE DATA INDICATE REDUCED DIVERSITY OF STRATEGIES IN THE DISCIPLINES OF THE SPECIFIC AREA, WITH PREVALENCE OF EXPOSITORY CLASSES AND LABORATORY. IN ADDITION, TEACHERS SEEM TO BELIEVE THAT TO TEACH IT‟S NEEDED ONLY A GOOD PREPARATION IN TERMS OF SPECIFIC CONTENT, FOCUSING ON THE FORMATION OF A SPECIALIST AND NOT AN EDUCATOR. DESPITE THE PEDAGOGICAL DISCIPLINES EXPLORE DIVERSE PRACTICES, MANY STUDENTS INCORPORATE THE ACADEMIC VIEW PREVAILING IN THE COURSE OF FORMATION, REPEATING THE PATTERN OF THEM TEACHERS. WE POINTED OUT THE NEED THAT THE INITIAL FORMATION WORKS BOTH ASPECTS, THE DOMAIN OF THE SPECIFIC CONTENTS AND THE BEST WAYS TO MEDIATE THEM, FORMING AN INTELLECTUAL ABLE TO DISCUSS AND REDRAW HIS EDUCATIVE ACTIONS IN A PERSPECTIVE OF TRANSFORMATION OF THE REALITY. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20101008_VIVEIRO ALESSANDRA APARECIDA.pdf
|
Tamanho: |
2335 Kb (2335301 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
23/02/2011 ÀS 11:42:34 |
Atualizado: |
23/02/2011 ÀS 11:42:34 |
Visitas: |
1741 |
Última Visita em : |
14/07/2024 ÀS 12:42:02 |
Downloads: |
105 |
Último Download em : |
07/07/2023 ÀS 21:14:12 |