Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DAS INSTRUÇÕES E PERGUNTAS DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA EM SALA DE AULA DE UMA TURMA DE MATEMÁTICA
Autor:
POLONIO, DAVID MARCONI
Email:
psico_polo@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Banca Examinadora:
Drª. GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA
Drª. LOPES, ALESSANDRA DE ANDRADE
Data de Defesa:
26/04/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO E APRENDIZAGEM
ENSINO SUPERIOR
INSTRUIR
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
PERGUNTAR
Resumo Original (PT):
APESAR DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL SEREM RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, PELO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E PELA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO, OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS MUITAS VEZES NÃO RECEBEM PREPARAÇÃO PARA ENSINAR. E UMA DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTE PROFESSOR ESTÁ EM IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. NA VISÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O SUCESSO OU FRACASSO DO ENSINO ESTÁ NAS RELAÇÕES ENTRE AS RESPOSTAS DOS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO E AS CONDIÇÕES NAS QUAIS ELE OCORRE. NESTE SENTIDO, O PROFESSOR TEM UM PAPEL DE DESTAQUE POR SER QUEM ESCOLHE O MÉTODO A SER UTILIZADO. NESTE TRABALHO FORAM ANALISADOS DOIS PROCEDIMENTOS DE ENSINO COMUMENTE UTILIZADOS POR PROFESSORES, A APRESENTAÇÃO DE PERGUNTAS E DE INSTRUÇÕES. INSTRUÇÕES E PERGUNTAS SÃO COMPORTAMENTOS VERBAIS, E AMBOS PODEM FUNCIONAR COMO REGRA ESPECIFICANDO O REFORÇO QUE MODELOU A TOPOGRAFIA DA RESPOSTA E COLOCOU-A SOB O CONTROLE DO ESTÍMULO E SÃO ÚTEIS PARA RESOLVER A QUESTÃO DA PRIMEIRA OCORRÊNCIA DA RESPOSTA. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM MODELO DE INVESTIGAÇÃO DE VARIÁVEIS POSSIVELMENTE RELACIONADAS AO COMPORTAMENTO DE INSTRUIR E PERGUNTAR DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE MATEMÁTICA. PARA ISTO, FORAM FEITAS FILMAGENS E ANÁLISES DE SEIS AULAS, PROCURANDO OBSERVAR O QUE A PROFESSORA FAZIA, EM QUE MOMENTO, E COMO OS ALUNOS SE COMPORTAVAM DIANTE DO FAZER DA PROFESSORA, E TAMBÉM QUAL A AÇÃO DELA APÓS AS RESPOSTAS DOS ALUNOS. AS INSTRUÇÕES E PERGUNTAS FORAM IDENTIFICADAS. EM SEGUIDA, AS INSTRUÇÕES FORAM CLASSIFICADAS COMO: INSTRUÇÕES MÍNIMAS, INSTRUÇÕES QUE DESCREVIAM O ANTECEDENTE E A RESPOSTA OU A RESPOSTA E A CONSEQÜÊNCIA E INSTRUÇÕES COMPLETAS. FORAM IDENTIFICADOS AS SITUAÇÕES EM QUE AS INSTRUÇÕES E AS PERGUNTAS OCORRERAM E ANALISADAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO ANTECEDENTE E OS EVENTOS SUBSEQÜENTES À ESSAS INSTRUÇÕES OU PERGUNTAS. TAMBÉM FORAM IDENTIFICADAS E QUANTIFICADAS AS FREQÜÊNCIAS DOS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS SUBSEQÜENTES AOS COMPORTAMENTOS DA PROFESSORA DE INSTRUIR E PERGUNTAR. ESSAS ANÁLISES MOSTRARAM QUE OS COMPORTAMENTOS DE APRESENTAR INSTRUÇÕES E PERGUNTAS SÃO PROCEDIMENTOS DE ENSINO MUITO UTILIZADOS PELA PROFESSORA, OS QUAIS PRODUZIRAM COMPORTAMENTOS NOS ALUNOS DE SEGUIR INSTRUÇÕES E RESPONDER PERGUNTAS MESMO QUANDO A PROFESSORA NÃO APRESENTAVA CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS POR EMITIR TAIS COMPORTAMENTOS. A PARTICIPANTE MOSTROU MAIOR HABILIDADE EM CONSEQÜENCIAR POSITIVAMENTE OS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS DE RESPONDER PERGUNTAS QUE OS DE SEGUIR INSTRUÇÕES. VERIFICOU-SE TAMBÉM QUE AS INSTRUÇÕES MÍNIMAS SÃO AS MAIS FREQUENTEMENTE UTILIZADAS PELA PROFESSORA, TANTO PARA INSTRUÇÕES QUE PODEM SER SEGUIDAS IMEDIATAMENTE, COMO PARA AQUELAS QUE SÃO SEGUIDAS APÓS TRANSCORRIDO CERTO TEMPO DE SUA APRESENTAÇÃO E QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS QUANTO AO SEGUIMENTO DE INSTRUÇÕES EM FUNÇÃO DE SUA NATUREZA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ASK QUESTION
COLLEGE TEACHING
INSTRUCT
PROFESSOR-PUPIL INTERACTION
TEACH AND LEARN
Resumo Original (EN):
ALTHOUGH BRAZILIAN UNIVERSITIES ARE RESPONSIBLE FOR TOP-LEVEL PROFESSIONALS? EDUCATION, RESEARCH DEVELOPMENT AND FOR CARRYING OUT EXTENSION ACTIVITIES, PROFESSORS ARE RARELY PREPARED TO TEACH. AND ONE OF THE DIFFICULTIES FACED BY THESE PROFESSORS IS TO IDENTIFY TEACHING PROCEDURES THAT PROMOTE LEARNING OF THEIR STUDENTS. AT THE BEHAVIOR ANALYSIS POINT OF VIEW THE SUCCESS OR FAILURE OF EDUCATION IS ON RELATIONS BETWEEN THE RESPONSES OF PEOPLE INVOLVED IN THE PROCESS AND THE ON CONDITIONS UNDER WHICH IT OCCURS. SO, TEACHERS HAVE AN IMPORTANT ROLE BECAUSE THEY CHOOSE THE TEACHING METHOD THAT WILL BE USED. IN THIS PAPER TWO PROCEDURES COMMONLY USED BY TEACHERS IN THE CLASSROOM WERE EXAMINED, THE PRESENTATION OF QUESTIONS AND INSTRUCTIONS. BOTH ARE VERBAL BEHAVIORS, AND CAN FUNCTION AS A RULE BY SPECIFY THE REINFORCEMENT THAT MODELED THE RESPONSE TOPOGRAPHY AND PLACED IT UNDER STIMULUS CONTROL. BOTH ARE EFFICIENT IN PROMOTING THE FIRST OCCURRENCE OF THE RESPONSE. THIS PAPER PRESENTS AN INVESTIGATION MODEL OF VARIABLES POSSIBLY RELATED TO INSTRUCT AND ASK QUESTION BEHAVIORS OF A COLLEGE PROFESSOR OF A MATHEMATICS COURSE. TO THIS AIM, SIX CLASSES WERE FILMED AND ANALYZED; TRYING TO SEE WHAT THE PROFESSOR DID, WHEN SHE DID, AND HOW STUDENTS BEHAVE AS A CONSEQUENCE, AND ALSO HOW SHE ACTS AFTER THE STUDENTS' RESPONSES. AFTER INSTRUCTIONS AND QUESTIONS WERE IDENTIFIED, THE INSTRUCTIONS WERE CLASSIFIED AS MINIMAL INSTRUCTIONS, INSTRUCTIONS THAT DESCRIBED THE ANTECEDENT AND THE RESPONSE, INSTRUCTIONS THAT DESCRIBED THE RESPONSE AND CONSEQUENCE OR COMPLETE INSTRUCTIONS. THE SITUATIONS IN WHICH THE INSTRUCTIONS AND QUESTIONS WERE PRESENTED AND POSSIBLY RELATIONS BETWEEN THE ANTECEDENT SITUATIONS AND THE EVENTS SUBSEQUENT TO THESE INSTRUCTIONS OR QUESTIONS WERE ANALYZED. IT WAS IDENTIFIED AND QUANTIFIED THE FREQUENCY OF STUDENTS? BEHAVIORS SUBSEQUENT TO THE ASKING QUESTION ANT INSTRUCTING BEHAVIORS OF THE PROFESSOR. THESE ANALYSES SHOWED THAT PROFESSOR OFTEN USES INSTRUCTIONS AND QUESTIONS AS A TEACHING PROCEDURE, WHICH RESULTS IN INSTRUCTION FOLLOWING AND ANSWER QUESTIONS REGARDLESS OF THE CONSEQUENCES FOR SUCH BEHAVIOR. THE PROFESSOR SHOWED GREATER SKILL IN PRESENTING POSITIVE CONSEQUENCES TO ANSWERING QUESTION BEHAVIOR THEN TO FOLLOWING INSTRUCTIONS BEHAVIOR. IT WAS VERIFIED THAT MINIMAL INSTRUCTIONS ARE THE MOST FREQUENTLY USED BY THE PROFESSOR, DESPITE OF BEEN INSTRUCTIONS ABLE TO BE IMMEDIATELY FOLLOWED OR INSTRUCTIONS ABLE TO BE FOLLOWED AFTER LATER THEIR PRESENTATIONS. AND, INSTRUCTIONS FOLLOWING BEHAVIOR DO NOT DEPEND ON INSTRUCTION NATURE.
Arquivo:
DIS_MEST20100426_POLONIO DAVID MARCONI.pdf
Tamanho:
1175 Kb (1175655 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/12/2010 ÀS 10:58:15
Atualizado:
21/12/2010 ÀS 10:58:15
Visitas:
1395
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:09:44
Downloads:
47
Último Download em :
30/10/2021 ÀS 09:52:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por