Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
LANGHI, RODOLFO
Email:
rlanghi@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
Drª. DOTA, MARIA INEZ MATEUS
Data de Defesa:
25/06/2004
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ENSINO DE ASTRONOMIA
ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
A PESQUISA IDENTIFICA ALGUNS PADRÕES RELATIVOS ÀS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO ENSINO DA ASTRONOMIA E ANALISA SUAS REFLEXÕES SOBRE UMA POSSÍVEL INSERÇÃO DESTE TEMA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES. A PREOCUPAÇÃO COM O TEMA É JUSTIFICADA EM FUNÇÃO DO CARÁTER INTERDISCIPLINAR DA ASTRONOMIA, UMA VEZ QUE ESTA INTERAGE FACILMENTE COM PRATICAMENTE TODAS AS DISCIPLINAS, POSSUINDO GRANDE POTENCIAL EDUCATIVO, ALÉM DE SE CONSTATAR EMPIRICAMENTE UMA GRANDE DIFUSÃO DE CONCEPÇÕES DE SENSO COMUM REFERENTES AOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, É NORTEADO POR UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA NA ÁREA E A ANÁLISE DOS DISCURSOS DE UMA AMOSTRA DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS ENUNCIAÇÕES DESSES DOCENTES SOBRE TEMAS ASTRONÔMICOS E SUAS INQUIETAÇÕES EM RELAÇÃO AO ENSINO DA ASTRONOMIA SÃO INTERPRETADAS SEGUNDO OS PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO EM SUA LINHA FRANCESA, CONFORME DIVULGADO NO BRASIL POR ORLANDI (1999). OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE FALHAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA E, POR OUTRO LADO, INDICAM ALGUMAS SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ENSINO SOBRE O TEMA. ASSUMINDO A POSIÇÃO DE QUE OS CONTEÚDOS SÃO PREPONDERANTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NOS ESTUDANTES E EMBASADAS EM RESULTADOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E NAS SUGESTÕES METODOLÓGICAS DECORRENTES DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS ENTREVISTADOS, AS CONCLUSÕES DESSE ESTUDO FORNECEM SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E/OU INICIAL, VISANDO UMA MUDANÇA DE POSTURA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
ALTERNATIVE CONCEPTIONS
ANALYSIS OF THE DISCOURSE
CONCEPTUAL MISTAKES IN TEXT BOOKS
CONTINUOUS EDUCATION
TEACHERS' FORMATION
TEACHING OF ASTRONOMY
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH IDENTIFIES SOME RELATIVE PATTERNS TO THE TEACHERS' PERSPECTIVES OF THE INITIAL YEARS OF THE FUNDAMENTAL TEACHING IN RELATION TO THE TEACHING OF THE ASTRONOMY AND IT ANALYZES THEIR REFLECTIONS ABOUT A POSSIBLE INSERT OF THIS THEME IN THE INITIAL AND CONTINUOUS FORMATION OF PROFESSORS. THE CONCERN WITH THE THEME IS JUSTIFIED IN FUNCTION OF THE CHARACTER INTERDISCIPLINARY OF THE ASTRONOMY, ONCE THIS INTERACTS EASILY WITH PRACTICALLY ALL THE DISCIPLINES, POSSESSING GREAT EDUCATIONAL POTENTIAL, BESIDES VERIFYING A GREAT DIFFUSION OF CONCEPTIONS OF COMMON SENSE REFERRING EMPIRICALLY TO THE ASTRONOMICAL PHENOMENA. THE STUDY, OF QUALITATIVE NATURE, IT IS ORIENTATED BY A CRITICAL REVISION OF THE LITERATURE IN THE AREA AND THE ANALYSIS OF THE DISCOURSES OF A TEACHERS? SAMPLE OF THE INITIAL YEARS OF THE FUNDAMENTAL TEACHING. THOSE TEACHERS' ENUNCIATIONS ABOUT ASTRONOMICAL THEMES AND YOUR INQUIETUDES IN RELATION TO THE TEACHING OF THE ASTRONOMY ARE INTERPRETED ACCORDING TO THE BEGINNINGS AND PROCEDURES OF THE DISCOURSE?S ANALYSIS IN YOUR FRENCH LINE, AS PUBLISHED IN BRAZIL BY ORLANDI (1999). THE RESULTS APPEAR FOR THE EXISTENCE OF FLAWS IN THE TEACHERS' FORMATION IN CONTENTS OF ASTRONOMY AND, ON THE OTHER HAND, THEY INDICATE SOME METHODOLOGICAL SUGGESTIONS FOR THE TEACHING PRACTICE ON THE THEME. ASSUMING THE POSITION THAT THE CONTENTS ARE PREPONDERANT IN THE DEVELOPMENT OF COMPETENCES IN THE STUDENTS AND BASED IN RESULTS OF RESEARCHES IN SCIENCE EDUCATION AND IN THE CURRENT METHODOLOGICAL SUGGESTIONS OF THE SUBJECTS INTERVIEWEES' DISCOURSES, THE CONCLUSIONS OF THAT STUDY SUPPLY SUBSIDIES FOR THE ELABORATION OF A PROGRAM OF EDUCATION CONTINUED AND/OR INITIAL, SEEKING A POSTURE CHANGE IN PEDAGOGIC PRACTICE OF THE TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20040625_LANGHI RODOLFO.pdf
Tamanho:
1420 Kb (1420279 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
03/08/2007 ÀS 10:42:13
Atualizado:
03/08/2007 ÀS 10:42:13
Visitas:
3458
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 21:44:20
Downloads:
689
Último Download em :
05/04/2024 ÀS 08:46:20
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por