DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor: |
LANGHI, RODOLFO |
Email: |
rlanghi@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2004 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI ♠ Drª. DOTA, MARIA INEZ MATEUS
|
Data de Defesa: |
25/06/2004 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANÁLISE DO DISCURSO ♠ CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ♠ EDUCAÇÃO CONTINUADA ♠ ENSINO DE ASTRONOMIA ♠ ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
A PESQUISA IDENTIFICA ALGUNS PADRÕES RELATIVOS ÀS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO ENSINO DA ASTRONOMIA E ANALISA SUAS REFLEXÕES
SOBRE UMA POSSÍVEL INSERÇÃO DESTE TEMA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES. A
PREOCUPAÇÃO COM O TEMA É JUSTIFICADA EM FUNÇÃO DO CARÁTER INTERDISCIPLINAR DA ASTRONOMIA,
UMA VEZ QUE ESTA INTERAGE FACILMENTE COM PRATICAMENTE TODAS AS DISCIPLINAS, POSSUINDO GRANDE
POTENCIAL EDUCATIVO, ALÉM DE SE CONSTATAR EMPIRICAMENTE UMA GRANDE DIFUSÃO DE CONCEPÇÕES
DE SENSO COMUM REFERENTES AOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, É
NORTEADO POR UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA NA ÁREA E A ANÁLISE DOS DISCURSOS DE UMA AMOSTRA
DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS ENUNCIAÇÕES DESSES DOCENTES SOBRE
TEMAS ASTRONÔMICOS E SUAS INQUIETAÇÕES EM RELAÇÃO AO ENSINO DA ASTRONOMIA SÃO INTERPRETADAS
SEGUNDO OS PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO EM SUA LINHA FRANCESA,
CONFORME DIVULGADO NO BRASIL POR ORLANDI (1999). OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE
FALHAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES EM CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA E, POR OUTRO LADO, INDICAM
ALGUMAS SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ENSINO SOBRE O TEMA. ASSUMINDO A POSIÇÃO
DE QUE OS CONTEÚDOS SÃO PREPONDERANTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NOS ESTUDANTES
E EMBASADAS EM RESULTADOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E NAS SUGESTÕES
METODOLÓGICAS DECORRENTES DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS ENTREVISTADOS, AS CONCLUSÕES DESSE
ESTUDO FORNECEM SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E/OU
INICIAL, VISANDO UMA MUDANÇA DE POSTURA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ALTERNATIVE CONCEPTIONS ♠ ANALYSIS OF THE DISCOURSE ♠ CONCEPTUAL MISTAKES IN TEXT BOOKS ♠ CONTINUOUS EDUCATION ♠ TEACHERS' FORMATION ♠ TEACHING OF ASTRONOMY
|
Resumo Original (EN): |
|
THE RESEARCH IDENTIFIES SOME RELATIVE PATTERNS TO THE TEACHERS' PERSPECTIVES OF THE INITIAL YEARS
OF THE FUNDAMENTAL TEACHING IN RELATION TO THE TEACHING OF THE ASTRONOMY AND IT ANALYZES THEIR
REFLECTIONS ABOUT A POSSIBLE INSERT OF THIS THEME IN THE INITIAL AND CONTINUOUS FORMATION OF
PROFESSORS. THE CONCERN WITH THE THEME IS JUSTIFIED IN FUNCTION OF THE CHARACTER
INTERDISCIPLINARY OF THE ASTRONOMY, ONCE THIS INTERACTS EASILY WITH PRACTICALLY ALL THE
DISCIPLINES, POSSESSING GREAT EDUCATIONAL POTENTIAL, BESIDES VERIFYING A GREAT DIFFUSION OF
CONCEPTIONS OF COMMON SENSE REFERRING EMPIRICALLY TO THE ASTRONOMICAL PHENOMENA. THE
STUDY, OF QUALITATIVE NATURE, IT IS ORIENTATED BY A CRITICAL REVISION OF THE LITERATURE IN THE AREA
AND THE ANALYSIS OF THE DISCOURSES OF A TEACHERS? SAMPLE OF THE INITIAL YEARS OF THE FUNDAMENTAL
TEACHING. THOSE TEACHERS' ENUNCIATIONS ABOUT ASTRONOMICAL THEMES AND YOUR INQUIETUDES IN
RELATION TO THE TEACHING OF THE ASTRONOMY ARE INTERPRETED ACCORDING TO THE BEGINNINGS AND
PROCEDURES OF THE DISCOURSE?S ANALYSIS IN YOUR FRENCH LINE, AS PUBLISHED IN BRAZIL BY ORLANDI
(1999). THE RESULTS APPEAR FOR THE EXISTENCE OF FLAWS IN THE TEACHERS' FORMATION IN CONTENTS OF
ASTRONOMY AND, ON THE OTHER HAND, THEY INDICATE SOME METHODOLOGICAL SUGGESTIONS FOR THE
TEACHING PRACTICE ON THE THEME. ASSUMING THE POSITION THAT THE CONTENTS ARE PREPONDERANT IN
THE DEVELOPMENT OF COMPETENCES IN THE STUDENTS AND BASED IN RESULTS OF RESEARCHES IN SCIENCE
EDUCATION AND IN THE CURRENT METHODOLOGICAL SUGGESTIONS OF THE SUBJECTS INTERVIEWEES'
DISCOURSES, THE CONCLUSIONS OF THAT STUDY SUPPLY SUBSIDIES FOR THE ELABORATION OF A PROGRAM OF
EDUCATION CONTINUED AND/OR INITIAL, SEEKING A POSTURE CHANGE IN PEDAGOGIC PRACTICE OF THE
TEACHERS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20040625_LANGHI RODOLFO.pdf
|
Tamanho: |
1420 Kb (1420279 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
03/08/2007 ÀS 10:42:13 |
Atualizado: |
03/08/2007 ÀS 10:42:13 |
Visitas: |
3601 |
Última Visita em : |
22/04/2025 ÀS 08:31:29 |
Downloads: |
694 |
Último Download em : |
20/03/2025 ÀS 16:33:27 |