Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CONSTRUÇÃO DE ESTATUTOS DE CIÊNCIA PARA A BIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO- FILOSÓFICA: UMA ABORDAGEM ESTRUTURANTE PARA SEU ENSINO
Autor:
NASCIMENTO JUNIOR, ANTONIO FERNANDES
Email:
toni_nascimento@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Dr. SILVA, MARCOS RODRIGUES DA
Drª. MEGLHIORATTI, FERNANDA
Data de Defesa:
30/07/2010
Palavras-Chave (PT):
DOCUMENTOS CURRICULARES
ENSINO DE BIOLOGIA
ESTATUTOS DA CIÊNCIA
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA
IDEIAS ESTRUTURANTES
Resumo Original (PT):
A TESE FOI DESENVOLVIDA BUSCANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA COMPREENSÃO DA VISÃO BIOLÓGICA SOBRE A NATUREZA, NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E FILOSÓFICA. FOI REALIZADO UM ESTUDO TEÓRICO FUNDAMENTADO NO PENSAMENTO MATERIALISTA DIALÉTICO, VISANDO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS QUESTÕES QUE SUSTENTAM A BIOLOGIA, CONSIDERANDO A SUA HISTÓRIA DE CONSTRUÇÃO E O OLHAR DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOBRE ELA. FEZ-SE UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL PRINCIPALMENTE NAS FONTES SECUNDÁRIAS SOBRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA, TAMBÉM EM ALGUMAS FONTES PRIMÁRIAS. TENDO REALIZADA ESTA ETAPA, FEZ-SE UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DISCIPLINAR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO (PCNEM), PCNEM+ E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. O ESTUDO FOI DIRECIONADO POR TRÊS QUESTÕES: QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A BIOLOGIA COMO TAL AO LONGO DA SUA CONSTRUÇÃO? COMO ESTES ELEMENTOS SE CARACTERIZAM E SE ARTICULAM? OS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS CONSIDERAM ESTES ELEMENTOS NA SUA FORMULAÇÃO? COMO RESULTADO, É TRAZIDA A HISTÓRIA DAS IDEIAS SOBRE OS SERES VIVOS NA ANTIGUIDADE À IDADE MÉDIA, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR ALGUMAS DAS QUESTÕES QUE A BIOLOGIA VEIO A SE DEBRUÇAR NOS SÉCULOS SEGUINTES. EM SEGUIDA, ENFATIZA-SE A MUDANÇA OCORRIDA NA VISÃO DE MUNDO NA IDADE MODERNA QUE SE OPÔS A ESCOLÁSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA CIÊNCIA QUE CULMINOU NA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA. O SÉCULO XIX MARCA O SURGIMENTO DA BIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA. NO INÍCIO DO SÉCULO ALGUNS RAMOS JÁ SE CONFIGURAVAM, PORÉM AINDA VINCULADOS COM A FILOSOFIA DA NATUREZA. CONSTITUI-SE A PARTIR DAI UM OLHAR ESPECÍFICO SOBRE A NATUREZA CONSIDERANDO-SE TRÊS TEORIAS PRINCIPAIS: TEORIA CELULAR, TEORIA DO EQUILÍBRIO INTERNO E A TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL E ORIGENS DAS ESPÉCIES. DUAS PERSPECTIVAS CENTRAIS SE ESTRUTURARAM, UMA MECANICISTA E OUTRA HISTÓRICA, AS QUAIS SUSTENTARAM ÁREAS DISTINTAS. NO SÉCULO XX OS RAMOS DA BIOLOGIA CONTEMPORÂNEA SE DELIMITAM: FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA, BIOLOGIA CELULAR, FARMACOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR, GENÉTICA, EVOLUÇÃO, ECOLOGIA, ETOLOGIA E BIOGEOGRAFIA. COM ISSO A BIOLOGIA PASSA A SER IDENTIFICADA POR CINCO TEORIAS: A TEORIA CELULAR, A TEORIA DO EQUILÍBRIO INTERNO QUE É AMPLIADA PARA A TEORIA DA HOMEOSTASE, A TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL E ORIGEM DAS ESPÉCIES (CUJA VERSÃO AMPLIADA É A TEORIA SINTÉTICA), A TEORIA DA HERANÇA DERIVADA DA APROPRIAÇÃO E APROFUNDAMENTO DAS IDEIAS DE MENDEL E A TEORIA DOS ECOSSISTEMAS E DA PAISAGEM DERIVADA DA EXPERIÊNCIA DOS VIAJANTES. O OLHAR DA FILOSOFIA SOBRE A BIOLOGIA SE APRESENTA EM DIVERSAS VERTENTES, CONSIDERANDO A SUA ESTRUTURA LÓGICA, EPISTEMOLÓGICA, SOCIAL E CULTURA. ESTE ESTUDO RESULTOU NA CONSTRUÇÃO DE QUATRO ESTATUTOS QUE CARACTERIZAM A BIOLOGIA, OS QUAIS FORAM DENOMINADOS DE ESTATUTO ONTOLÓGICO, ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, ESTATUTO HISTÓRICO-SOCIAL E ESTATUTO CONCEITUAL. ESTES FORAM DESDOBRADOS EM CATEGORIAS, PROPONDO-AS PARA DISCUSSÃO DA VISÃO BIOLÓGICA, AS QUAIS FORAM UTILIZADAS NUMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DISCIPLINAR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DO ENSINO MÉDIO INDICANDO FRAGILIDADES NA VISÃO DE BIOLOGIA APRESENTADA.
Título (EN):
CONSTRUCTION OF STATUTES OF SCIENCE FOR BIOLOGY HISTORICAL AND PHILOSOPHICAL PERSPECTIVE: AN APPROACH TO STRUCTURING THEIR TEACHING
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM DOCUMENTS
HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY
STATUTES OF SCIENCE
STRUCTURING IDEAS
TEACHING OF BIOLOGY
Resumo Original (EN):
THE THESIS WAS DEVELOPED IN ORDER TO IDENTIFY THE ELEMENTS NECESSARY FOR AN UNDERSTANDING OF BIOLOGICAL VISION ABOUT THE NATURE, HISTORICAL AND PHILOSOPHICAL PERSPECTIVE. WE CONDUCTED A THEORETICAL STUDY BASED ON DIALECTICAL MATERIALIST THOUGHT, TO IDENTIFY THE KEY ISSUES UNDERPINNING BIOLOGY, CONSIDERING ITS HISTORY OF CONSTRUCTION AND LOOK AT THE PHILOSOPHY OF SCIENCE ABOUT IT. THERE WAS A DOCUMENTARY SURVEY MAINLY ON SECONDARY SOURCES ON THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY, ALSO IN SOME PRIMARY SOURCES. HAVING PERFORMED THIS STEP, THERE WAS A REVIEW OF DISCIPLINARY CONTENT OF NATIONAL CURRICULUM OF SECONDARY EDUCATION (PCNEM) PCNEM + AND CURRICULUM GUIDELINES. THE STUDY WALKED DIRECTED BY THREE QUESTIONS: WHAT ARE THE ELEMENTS THAT CHARACTERIZE THE BIOLOGY AS SUCH THROUGHOUT ITS CONSTRUCTION? HOW THESE ELEMENTS ARE CHARACTERIZED AND ARTICULATE? DOCUMENTS OF CURRICULUM CONSIDER THESE ELEMENTS IN ITS FORMULATION? AS A RESULT, IT BROUGHT THE HISTORY OF IDEAS ON LIVING IN ANTIQUITY TO THE MIDDLE AGES, IT IS POSSIBLE TO IDENTIFY SOME OF THE QUESTIONS THAT BIOLOGY CAME TO LOOK OVER THE FOLLOWING CENTURIES. THEN, WE SEEK TO EMPHASIZE THE CHANGE IN WORLDVIEW IN THE MODERN ERA WHO OPPOSED SCHOLASTICISM AND ITS IMPLICATIONS TO THE SCIENCE THAT CULMINATED IN THE SCIENTIFIC REVOLUTION. THE NINETEENTH CENTURY MARKS THE EMERGENCE OF BIOLOGY AS A SCIENCE. AT THE BEGINNING OF THE CENTURY THERE WERE ALREADY SOME BRANCHES, BUT STILL TIED TO THE PHILOSOPHY OF NATURE. IT CONSISTS FROM THERE A SPECIFIC LOOK ON NATURE BY CONSIDERING THREE MAIN THEORIES: CELL THEORY, THEORY OF INTERNAL EQUILIBRIUM AND THE THEORY OF NATURAL SELECTION AND ORIGIN OF SPECIES. TWO CENTRAL PERSPECTIVES ARE STRUCTURED, A MECHANISTIC AND ANOTHER HISTORIC, WHICH CLAIMED DISTINCT AREAS. IN THE TWENTIETH CENTURY THE BRANCHES OF CONTEMPORARY BIOLOGY IS BOUNDING: PHYSIOLOGY, BIOCHEMISTRY, CELL BIOLOGY, PHARMACOLOGY, MOLECULAR BIOLOGY, GENETICS, EVOLUTION, ECOLOGY, ETHOLOGY AND BIOGEOGRAPHY. WITH THAT BIOLOGY BECOMES IDENTIFIED FIVE THEORIES: THE CELL THEORY, THEORY OF INTERNAL BALANCE THAT IS EXTENDED TO THE THEORY OF HOMEOSTASIS, THE THEORY OF NATURAL SELECTION AND THE ORIGIN OF SPECIES (THE LARGER VERSION IS SYNTHETIC THEORY), THE THEORY OF INHERITANCE DERIVED FROM OWNERSHIP AND DEEPEN THE IDEAS OF MENDEL AND THE THEORY OF ECOSYSTEMS AND LANDSCAPES DERIVED FROM THE EXPERIENCE OF TRAVELERS. THE LOOK ON THE PHILOSOPHY OF BIOLOGY IS PRESENTED IN VARIOUS FORMS DEPENDING ON ITS LOGICAL STRUCTURE, EPISTEMOLOGICAL, SOCIAL AND CULTURE. THIS STUDY RESULTED IN THE CHARACTERIZATION OF FOUR STATUTES THAT CHARACTERIZE THE BIOLOGY, WHICH WERE CALLED ONTOLOGICAL STATUTE, EPISTEMOLOGICAL STATUTE, HISTORY-SOCIAL STATUTE AND CONCEPTUAL STATUTE. THE FOUR STATUTES WERE BROKEN DOWN INTO CATEGORIES AND PROPOSE THEM FOR DISCUSSION OF BIOLOGICAL VISION. THESE CATEGORIES WERE USED IN AN ANALYSIS OF THE DISCIPLINARY CONTENT OF CURRICULUM DOCUMENTS FROM SCHOOL OFFICIALS INDICATING WEAKNESSES IN THE VIEW OF BIOLOGY PROVIDED
Arquivo:
TES_DOUT20100730_NASCIMENTO JUNIOR ANTONIO FERNANDES.pdf
Tamanho:
2419 Kb (2419253 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/10/2010 ÀS 15:46:19
Atualizado:
08/10/2010 ÀS 15:46:19
Visitas:
2671
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 09:11:20
Downloads:
324
Último Download em :
02/04/2024 ÀS 11:26:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por