DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS CINEMÁTICOS E DINÂMICOS DO MOVIMENTO |
Autor: |
CUNHA,, AILSON VASCONSELOS DA |
Email: |
cunhaav@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Dr. ZANETIC, JOÃO
|
Data de Defesa: |
16/09/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ EXPERIMENTO DO BALDE DE NEWTON ♠ FENÔMENOS E ENUNCIADOS ♠ PAULO FREIRE ♠ PROBLEMATIZAÇÃO
|
Resumo Original (PT): |
|
É CORRENTE ENTRE OS PESQUISADORES A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ASSIM COMO ESTA INSERÇÃO É RECORRENTEMENTE APONTADA COMO UMA SOLUÇÃO PARA A SUPOSTA CRISE QUE INVADIU O ENSINO NESTA MODALIDADE. INSATISFEITOS COM O RUMO QUE ESTAS PESQUISAS ESTÃO TOMANDO, DELINEAMOS NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA. EXPLICITAMOS NOSSA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EMBASADA PRINCIPALMENTE PELA OBRA DO EDUCADOR PAULO FREIRE, OU SEJA, APRESENTAMOS NOSSA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DIALÓGICA-PROBLEMATIZADORA NA VERTENTE EMANCIPADORA. FAZEMOS UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA DE EDUCAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS, A FIM DE ESTABELECER UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, BEM COMO DO ENSINO DE FÍSICA DO QUAL COMPARTILHAMOS. NESSA CONCEPÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS APRESENTAMOS A FINALIDADE PELA QUAL PRETENDEMOS RESGATAR A HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, HFSC, ARGUMENTANDO EM FAVOR DE SUA INSEPARABILIDADE COM A CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. APRESENTAMOS A EXPERIÊNCIA DO BALDE DE NEWTON E A FINALIDADE QUE A MESMA TERIA NESSA CONCEPÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A CONSTRUÇÃO DE ENUNCIADOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO BALDE DE NEWTON, ATRAVÉS DE SEUS CONSEQÜENTES PRONUNCIAMENTOS E SUA VOLTA PROBLEMATIZADA AO SUJEITO, PROPORCIONOU AOS ALUNOS UMA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ NEWTON'S BUCKET EXPERIMENT ♠ PAULO FREIRE ♠ PHENOMENA AND STATEMENTS ♠ PHYSICS TEACHING ♠ PROBLEMATIZATION
|
Resumo Original (EN): |
|
IT IS A COMMON PRACTICE AMONG RESEARCHERS THE NEED OF ENTERING INTO HISTORY, PHILOSOPHY AND SOCIOLOGY OF SCIENCE IN SCIENCE TEACHING, AND THIS INTEGRATION IS REPEATEDLY CITED AS A SOLUTION TO THE SUPPOSED CRISIS THAT BROKE INTO THE SCHOOL CHAMPIONSHIP. UNHAPPY WITH THE WAY THESE SURVEYS ARE TAKING, WE DELINEATED OUR RESEARCH PROBLEM. WE EXPLICITED OUR CONCEPTION OF EDUCATION BASED MAINLY ON THE WORK OF EDUCATOR PAULO FREIRE, THAT IS, WE PRESENT OUR VISION OF DIALOGIC-PROBLEMATIZING EDUCATION IN THE SHED FOR LIBERATION. WE MAKE A CONNECTION BETWEEN THE DESIGN FREIRIEN EDUCATION AND SCIENCE EDUCATION IN ORDER TO ESTABLISH A CONCEPTION OF SCIENCE TEACHING AND THE TEACHING OF PHYSICS WHICH WE SHARE. IN THIS CONCEPTION OF SCIENCE EDUCATION WE PRESENT THE PURPOSE WE INTEND TO REDEEM THE HISTORY, PHILOSOPHY AND SOCIOLOGY OF SCIENCE, HFSC, ARGUING FOR THE INSEPARABILITY OF SCIENCE IN SCIENCE EDUCATION. WE PRESENT THE EXPERIENCE OF NEWTON'S BUCKET AND THE PURPOSE THAT IT WOULD HAVE THIS VIEW. WE CONCLUDE THAT THE CONSTRUCTION OF STATEMENTS ABOUT THE EXPERIENCE OF NEWTON'S BUCKET THROUGH HIS CONSEQUENT PRONOUNCEMENTS AND HIS RETURN PROBLEMATIZED TO THE SUBJECT GAVE THE PUPILS A CHANGING REALITY. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20080916_CUNHA, AILSON VASCONSELOS DA.pdf
|
Tamanho: |
621 Kb (621572 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
08/10/2010 ÀS 15:23:12 |
Atualizado: |
08/10/2010 ÀS 15:23:12 |
Visitas: |
1535 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 20:55:56 |
Downloads: |
41 |
Último Download em : |
22/10/2019 ÀS 17:32:14 |