Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TRAJETÓRIA DE EDUCADORES AMBIENTAIS: REVELANDO OS CAMINHOS TRILHADOS
Autor:
CASSINI, LUCIANA FALCON
Email:
lufcassini@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Drª. TREIN, EUNICE SCHILLING
Data de Defesa:
01/07/2010
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCADORES AMBIENTAIS
FORMAÇÃO
TRAJETÓRIAS
Resumo Original (PT):
TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ESTUDO, RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUEM SÃO E COMO SE FORMAM OS EDUCADORES AMBIENTAIS? PARA TAL, LANÇAMOS MÃO DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, COM FOCO EM SUAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. COLETAMOS E OLHAMOS PARA ESSAS HISTÓRIAS, A PARTIR DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE, E, SOB A LUZ DA PERSPECTIVA CRÍTICA, TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DE ACORDO COM O REFERENCIAL METODOLÓGICO, ESTABELECEMOS COMO CATEGORIA SIMPLES, SÍNTESE DE MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES, OS CONDICIONANTES SÓCIO-HISTÓRICOS DE CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POIS, ATRAVÉS DELES - O PANO DE FUNDO DA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS EDUCADORES AMBIENTAIS - PUDEMOS COMPREENDER COMO SE DERAM SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO. PELO ESTUDO, FICOU CLARO QUE OS EDUCADORES AMBIENTAIS INSEREM-SE, NA ÁREA, POR DIVERSAS PORTAS DE ENTRADA, MAS MOTIVADOS, BASICAMENTE, PELA VONTADE DE TRANSFORMAÇÃO DAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA. ELES OPTAM PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO INSTRUMENTO PARA AGIR E TRANSFORMAR ESTA REALIDADE CONTRADITÓRIA E INSATISFATÓRIA, TANTO DO PONTO DE VISTA AMBIENTAL COMO SOCIAL, E O MAIOR FOCO EM UM OU OUTRO DESSES PONTOS DE VISTA, É O QUE DEFINE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE APRESENTAM EM SEUS DISCURSOS E PRÁTICA EDUCATIVA. PARA A ATUAÇÃO E CONSTITUIÇÃO COMO EDUCADORES AMBIENTAIS, BUSCAM FORMAÇÃO EM DIVERSOS ESPAÇOS, E ESTES COINCIDEM COM SEUS PRÓPRIOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO, CARACTERIZANDO UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS EDUCATIVA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATORS
PATHS
TRAINING
Resumo Original (EN):
THE MAIN OBJECTIVE OF THIS STUDY IS TO ANSWER THE FOLLOWING QUESTION: WHO THE ENVIRONMENTAL EDUCATORS ARE AND HOW THEY ARE FORMED? FOR THIS, WE HAVE USED THEIR LIFE STORIES, FOCUSING ON THEIR PATHS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION TRAINING. WE HAVE SELECTED AND LOOKED AT THESE STORIES, USING THE DIALECTICAL, HISTORICAL AND MATERIALISTIC METHOD OF THE INTERPRETATION OF REALITY AND IN THE LIGHT OF THE CRITICAL, TRANSFORMATIVE AND EMANCIPATING ENVIRONMENTAL EDUCATION. ACCORDING TO THE METHODOLOGICAL FRAMEWORK, WE HAVE ESTABLISHED AS A SIMPLE CATEGORY, SYNTHESIS OF MULTIPLE FACTORS, THE SOCIO-HISTORICAL CONDITIONS OF INCORPORATION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION, BECAUSE THROUGH THEM - THE BACKGROUND OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING - WE COULD UNDERSTAND HOW THEIR CONSTITUTION PROCESSES OCCURRED. THROUGH THE STUDY, IT BECAME CLEAR FOR US THAT ENVIRONMENTAL EDUCATORS FALL INTO THIS AREA BY SEVERAL ?DOORS? OF ENTRY, BUT MOTIVATED ESSENTIALLY BY THE DESIRE TO TRANSFORM THE PRESENT CONTRADICTIONS OF MODERN CAPITALIST SOCIETY. THEY OPT FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A TOOL TO WORK AND TRANSFORM THIS CONTRADICTORY AND UNSATISFACTORY REALITY, FROM BOTH ENVIRONMENTAL AND SOCIAL STANDPOINTS, AND GREATER FOCUS ON EITHER OF THESE POINTS OF VIEW, IS WHAT DEFINES THE CONCEPT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION THEY PRESENT IN THEIR DISCOURSE AND EDUCATIONAL PRACTICE. FOR THEIR PERFORMANCE AS ENVIRONMENTAL EDUCATORS, THEY SEEK TRAINING IN VARIOUS AREAS WHICH COINCIDE WITH THEIR OWN SPACE FOR ACTION, FEATURING AN ENVIRONMENTAL EDUCATION TRAINING AS EDUCATIONAL PRAXIS.
Arquivo:
DIS_MEST20100701_CASSINI LUCIANA FALCON.pdf
Tamanho:
2013 Kb (2013483 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/09/2010 ÀS 16:08:40
Atualizado:
28/09/2010 ÀS 16:08:40
Visitas:
1478
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 18:50:00
Downloads:
81
Último Download em :
06/08/2020 ÀS 10:55:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por