Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O TEMA 'ALIMENTAÇÃO HUMANA' EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
CORSINI, ALINE MENDES DO AMARAL
Email:
aline.corsini@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. GALVÃO, VIVIANE SOUZA
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. GALVÃO, VIVIANE SOUZA
Drª. OBARA, ANA TIYOMI
Data de Defesa:
26/03/2010
Palavras-Chave (PT):
ALIMENTAÇÃO HUMANA
CIÊNCIAS
LIVROS DIDÁTICOS
Resumo Original (PT):
NESTE ESTUDO, O NOSSO OBJETIVO FOI ANALISAR, DE MANEIRA CRITERIOSA E COM BASE EM REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE NATUREZA QUALITATIVA, A PERSPECTIVA DE ENSINO DO TEMA 'ALIMENTAÇÃO HUMANA' IMPLÍCITA EM DEZ LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA 5ª A 8ª SÉRIE, NO MUNICÍPIO DE BOCAINA, SP. ESTES LIVROS FORAM ADQUIRIDOS PELO MEC JUNTO A EDITORAS DIVERSAS E DISTRIBUÍDOS A TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA ANÁLISE IMPORTANTE, PELO FATO DA AQUISIÇÃO E USO DESTES MATERIAIS ENVOLVEREM O TRABALHO DOS PROFESSORES EM NÍVEL NACIONAL E QUESTÕES POLÍTICAS, DIDÁTICAS, EPISTEMOLÓGICAS, SOCIAIS, ENTRE OUTRAS, A PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL DO PAPEL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NA RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALIMENTAÇÃO HUMANA, HOJE ENTENDIDO COMO IMPORTANTE , PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO SAUDÁVEL. O PRESSUPOSTO É O DE QUE ESTES MATERIAIS DEVEM DENOTAR AO PROFESSOR DE QUE FORMA A SUA PERSPECTIVA DIDÁTICA PODE MOTIVAR A MELHOR COMPREENSÃO DE PROBLEMÁTICAS SOCIAIS TAL COMO A DA 'ALIMENTAÇÃO HUMANA', FAVORECER A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTE ASSUNTO TÃO NECESSÁRIO AOS DIAS DE HOJE ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. BASEIA-SE EM ESTUDOS QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS NA NOVA PERSPECTIVA DIDÁTICA, A DENOMINADA ENSINO POR PESQUISA, ATRAVÉS DA QUAL PROFESSORES E ESTUDANTES PODEM APRENDER A ATUAR NA SALA DE AULA PARA ALCANÇAR OBJETIVOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS, ENSINAR E APRENDER A (RE)CONSTRUIR CONHECIMENTOS NO SENTIDO DE GARANTIR O SEU BEM ESTAR E O DA SUA COLETIVIDADE. OS RESULTADOS DESTA ANÁLISE MOSTRAM QUE OS AUTORES DESTES MATERIAIS DESCONSIDERAM ESTA QUESTÃO, APRESENTAM O ASSUNTO 'ALIMENTAÇÃO HUMANA' EM UMA PERSPECTIVA DE CONHECIMENTO AINDA TRADICIONAL, POUCO MOTIVADORA DO ENSINO VOLTADO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NESTA NOVA PERSPECTIVA, CONTRARIANDO, ASSIM, OS PRESSUPOSTOS DA NOVA DIDÁTICA NO ÂMBITO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. SENDO ESTES LIVROS ANALISADOS INADEQUADOS, QUESTIONA-SE A ATUAL POLÍTICA NACIONAL PARA O LIVRO DIDÁTICO (PNDL) A QUAL DESCONSIDERA A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇOS CALCADOS EM REFLEXÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA DA ELABORAÇÃO E USO DE LIVROS DIDÁTICOS.
Título (EN):
THE HUMAN ALIMENTATION?S THEME IN DIDACTIC BOOKS USED BY ENSINO FUNDAMENTAL'S TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
CITIZENSHIP
DIDACTICAL BOOK
HEALTH`S EDUCATION
HUMAN ALIMENTATION
SCIENCE
TEACHERS` FORMATION
Resumo Original (EN):
IN THIS STUDY, OUR OBJECTIVE WAS TO ANALYZE, IN A JUDICIOUS WAY AND BASED ON THEORETICAL AND METHODOLOGICAL REFERENCES OF QUALITATIVE NATURE, THE PERSPECTIVE OF EDUCATION OF THE ?HUMAN ALIMENTATION?S THEME IMPLICIT INTO TEN DIDACTIC BOOKS USED BY ?ENSINO FUNDAMENTAL? TEACHERS OF 5TH AND 6TH GRADES, AT BOCAINA MUNICIPAL, SP. THESE BOOKS WERE ACQUIRED BY MEC WITH SEVERAL PUBLISHERS AND DISTRIBUTED TO ALL PUBLIC SCHOOLS OF THE COUNTRY. IT`S TREATED, SO, OF AN IMPORTANT ANALYSIS BY THE FACT THAT THE ACQUIREMENT AND USE OF THESE MATERIAL INVOLVE THE TEACHERS? WORK IN NATIONAL LEVEL AND POLITICAL QUESTIONS, DIDACTICAL, EPISTEMOLOGICAL, SOCIAL, AND OTHERS, THE EDUCATIONAL PROBLEMATIC OF SCIENCE TEACHING RESPONSIBILITY IN THE RECONSTRUCTION OF KNOWLEDGE OF HUMAN ALIMENTATION, TODAY KNOWN AS IMPORTANT FOR A DEVELOPMENT OF A HEALTH CITIZEN. THE PRESUPPOSITION IS THAT THESE MATERIALS SHOULD DENOTE TEACHERS IN WHICH WAY THE DIDACTICAL PERSPECTIVE SHOULD MOTIVATE THE BEST COMPREHENSION OF SOCIAL PROBLEMATIC AS WELL HUMAN ALIMENTATION`S FAVOR THE (RE)CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE ABOUT THIS SUBJECT SO NECESSARY NOWADAYS THROUGH CITIZENSHIP EXERCISE. BASED ON STUDIES THAT SHOW THE IMPORTANCE OF TEACHING/LEARNING ACTIVITIES DEVELOPED IN THE NEW DIDACTICAL PERSPECTIVE, THE DENOMINATED ?TEACHING BY SEARCH? THROUGH TEACHERS AND STUDENTS CAN LEARN AND ACT IN CLASSROOMS TO ACHIEVE CONTEMPORARY EDUCATIONAL OBJECTIVES, TEACH AND LEARN (RE)CONSTRUCTING KNOW LEDGES IN THE WAY TO GUARANTEE ITS WELFARE AND ITS COLLECTIVITY. THE RESULTS OF THIS ANALYSIS SHOW THAT THE AUTHORS OF THESE MATERIALS DISREGARD THIS QUESTION, SHOW THE SUBJECT ?HUMAN ALIMENTATION? IN A TRADITIONAL PERSPECTIVE OF KNOWLEDGE, A LITTLE MOTIVATING OF EDUCATION FOCUSED TO THE (RE)CONSTRUCTION OF THIS NEW PERSPECTIVE`S KNOWLEDGE, CONTRARING, THIS WAY, THE ASSUMPTIONS OF A NEW DIDACTIC IN A SCOPE OF AN EDUCATION FOCUSED ON CITIZENSHIP EXERCISES, BEING THESE BOOKS ANALYZED INADEQUATE, THE NEW NATIONAL POLITICAL FOR DIDACTICAL BOOKS IS QUESTIONED (PNDL) THAT DISREGARDS THE IMPORTANCE OF TEACHERS? DEVELOPMENT IN FORMATION PROGRAMS AND IN SERVICES OBJECTED ON REFLECTION ABOUT ELABORATION AND UTILIZATION OF DIDACTICAL BOOKS PROBLEMATIC.
Arquivo:
DIS_MEST20100326_CORSINI ALINE MENDES DO AMARAL.pdf
Tamanho:
2093 Kb (2093927 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/09/2010 ÀS 13:57:51
Atualizado:
01/09/2010 ÀS 13:57:51
Visitas:
1247
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 19:58:53
Downloads:
47
Último Download em :
02/12/2023 ÀS 12:47:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por