Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO BAURU VISTA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor:
GENOVEZ, CINTHIA LETICIA DE CARVALHO ROVERSI
Email:
cinthiabio@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DO VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Dr. DO VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA
Drª. DE SOUZA, NEUSA MARIA MARQUES
Data de Defesa:
27/03/2006
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Resumo Original (PT):
A CRISE AMBIENTAL QUE O PLANETA ENFRENTA TEM SIDO MOTIVO DE GRANDE PREOCUPAÇÃO POR PARTE DE MUITOS PAÍSES. NO MODELO CIVILIZATÓRIO ATUAL PREDOMINA O DESPERDÍCIO E O CONSUMO DESENFREADO. DESSA FORMA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA PERSPECTIVA SÓCIO-AMBIENTAL PASSA A SER UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO PROPÓSITO DE FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM A MUDANÇA DE VALORES, ATITUDES E COMPORTAMENTOS. UM DOS MUITOS PROBLEMAS AMBIENTAIS É A QUESTÃO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS. COMPREENDER A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, JÁ QUE A PRESERVAÇÃO DE SUA QUALIDADE CONSISTE EM PRESERVAR A PRÓPRIA VIDA. PORTANTO, A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS BUSCOU-SE, NESTA PESQUISA, TRABALHAR UMA NOVA PROPOSTA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC), A FIM DE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: É POSSÍVEL TRABALHAR EM SALA DE AULA O TEMA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO? QUAIS OS RESULTADOS DE SUA APLICAÇÃO? PARA RESPONDER A ESSAS E OUTRAS QUESTÕES CONSTITUÍDAS NO CAMINHO DA INVESTIGAÇÃO, TRABALHOU-SE, DURANTE UM SEMESTRE LETIVO, NAS AULAS DA DISCIPLINA BIOLOGIA, EM UMA TURMA DA TERCEIRA SÉRIE DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BAURU ? SP. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS COM O PROPÓSITO DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA PESQUISA FORAM A OBSERVAÇÃO, O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM, RELATÓRIOS DAS AULAS DE CAMPO E COMENTÁRIOS DE TEXTOS. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FORAM UTILIZADOS OS CINCO MOMENTOS PREVISTOS NA PRÓPRIA PHC, TEORIA PEDAGÓGICA DE DERMEVAL SAVIANI, DIVULGADA NO BRASIL NOS ANOS INICIAIS DA DÉCADA DE 1980 E ?TRADUZIDA? DIDATICAMENTE POR JOÃO LUIZ GASPARIN, EM 2002. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTRA QUE A PHC FOI UM REFERENCIAL METODOLÓGICO QUE CONSEGUIU ARTICULAR DE FORMA SATISFATÓRIA O TEMA ABORDADO.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
DESCRIPTION-CRITICAL PEDAGOGY
ENVIRONMENTAL EDUCATION
WATER POLLUTION
Resumo Original (EN):
THE AMBIENT CRISIS THAT THE PLANET FACES HAS BEEN REASON OF GREAT CONCERN FOR MANY COUNTRIES. IN THE CURRENT CIVILIZATION MODEL IT PREDOMINATES WASTEFULNESS AND THE WILD CONSUMPTION. OF THIS FORM, THE ENVIRONMENTAL EDUCATION, IN THE PARTNERAMBIENT PERSPECTIVE STARTS TO BE AN INSTRUMENT OF AWARENESS IN THE INTENTION TO FORM CITIZENS COMPROMISED TO THE CHANGE OF VALUES, ATTITUDES AND BEHAVIORS. ONE OF THE MANY AMBIENT PROBLEMS IS THE QUESTION OF THE WATER POLLUTION. TO UNDERSTAND THE POLLUTION OF WATERS IS OF BASIC IMPORTANCE, SINCE THE PRESERVATION OF ITS QUALITY CONSISTS OF PRESERVING THE PROPER LIFE. THEREFORE, TO LEAVE OF THESE QUESTIONINGS ONE SEARCHED, IN THIS RESEARCH, TO WORK NEW A PROPOSAL FOR THE PEDAGOGICAL WORK: THE DESCRIPTION-CRITICAL PEDAGOGY (PHC); IN ORDER TO ANSWER THE QUESTIONS: IS POSSIBLE TO WORK IN CLASSROOM THE SUBJECT OF THE POLLUTION OF WATERS HAVING AS REFERENCE THE DESCRIPTION-CRITICAL PEDAGOGY AS EDUCATION METHODOLOGY? WHICH THE RESULTS OF ITS APPLICATION? TO ANSWER TO THESE AND OTHER QUESTIONS CONSISTING IN THE WAY OF THE INQUIRY, ONE WORKED, DURING A PERIOD OF LEARNING SEMESTER, IN THE LESSONS OF DISCIPLINES BIOLOGY, IN A GROUP OF THE THIRD SERIES OF AVERAGE EDUCATION OF A STATE PUBLIC SCHOOL OF THE CITY OF BAURU - SP. THE INSTRUMENTS USED IN ORDER TO REACH THE OBJECTIVES OF THE RESEARCH HAD BEEN THE COMMENT, THE DAILY ONE OF LEARNING, REPORTS OF THE LESSONS OF FIELD AND COMMENTARIES OF TEXTS. FOR THE ANALYSIS OF THE DATA THE FIVE MOMENTS FORESEEN IN THE PROPER PHC HAD BEEN USED, DERMEVAL SAVIANI?S PEDAGOGICAL THEORY, DIVULGED IN BRAZIL IN THE INITIAL YEARS OF THE DECADE OF 1980 AND "TRANSLATED" FOR JOÃO LUIZ GASPARIN IN 2002. THE ANALYSIS OF THE DATA DEMONSTRATES THAT THE PHC WAS A METHOD REFERENCE THAT OBTAINED TO ARTICULATE OF SATISFACTORY FORM THE BOARDED SUBJECT.
Arquivo:
DIS_MEST20060327_GENOVEZ CINTHIA LETICIA DE CARVALHO ROVERSI.pdf
Tamanho:
9026 Kb (9026973 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/06/2007 ÀS 11:19:31
Atualizado:
25/06/2007 ÀS 11:19:31
Visitas:
2860
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 03:41:50
Downloads:
194
Último Download em :
08/03/2024 ÀS 01:13:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por