Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
MARTINS, CAROLINE DE OLIVEIRA
Email:
carolmartins.bio@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. FERNANDES, JOSÉ ARTUR BARROSO
Data de Defesa:
26/05/2010
Palavras-Chave (PT):
AULAS PRÁTICAS DE CAMPO
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Resumo Original (PT):
O SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS PROPORCIONOU AO ENSINO DE CIÊNCIAS UMA OPORTUNIDADE DE UTILIZAR NOVOS RECURSOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE CIÊNCIAS, DENTRO DO TEMA DE ECOSSISTEMAS TERRESTRES, ESTES RECURSOS PROPICIAM AO PROFESSOR SIMULAR FENÔMENOS DE AMBIENTES NATURAIS ATRAVÉS DE ANIMAÇÕES OU VÍDEOS, APROXIMANDO OS ALUNOS DO AMBIENTE REAL COMPLEMENTANDO A AULA TEÓRICA. ENTRETANTO DISCUSSÕES ACERCA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS LEVANTAM A DÚVIDA SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA QUANDO COMPARADAS A OUTROS RECURSOS COMO AULAS PRÁTICAS DE CAMPO. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE PERMITEM QUE O PROFESSOR POSSAM AMPLIAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA DANDO ENFOQUES DIFERENTES PARA O TEMA A SER ABORDADO, TORNANDO ASSIM SUA PRÁTICA DOCENTE ATRAENTE E ESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, MAS ESTES RECURSOS PODEM TRAZER NO SEU CONTEÚDO DE ERROS CONCEITUAIS QUE IMPLICAM EM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO TEMO. ENTRETANTO AS AULAS PRÁTICAS DE CAMPO TRAZEM AS VANTAGENS DE ESTIMULAR NOS ALUNOS OS SENTIDOS COMO O OLFATO E TATO, MAS TRAZEM DIFICULDADES COMO LOCOMOÇÃO DOS ALUNOS PARA O AMBIENTE DE ESTUDO E NECESSIDADE DE MAIS TEMPO DISPONÍVEL PARA ABORDAGEM DE TEMAS. DIANTE DESSA DISCUSSÃO OS OBJETIVOS DA PESQUISA FORAM DE EFETUAR A ANÁLISE DE CONTEÚDOS (IMAGENS, TEXTOS, ANIMAÇÕES, VÍDEOS) ENCONTRADOS EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE ABORDAM O TEMA ECOSSISTEMAS TERRESTRES NATURAIS DO PONTO DE VISTA DA TEORIA CONSTRUTIVISTA DO CONHECIMENTO. ALÉM DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS, PRETENDE-SE INVESTIGAR A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES POSSÍVEIS LIMITAÇÕES ENCONTRADAS NO USO DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO COMPLEMENTO DE AULAS TEÓRICAS, QUANDO COMPARADAS COM AULAS PRÁTICAS DE CAMPO. A PESQUISA FOI FEITA EM TRÊS ETAPAS. O PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITA A BUSCA NO SITE DO RIVED (REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO) DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM A SEREM ANALISADOS NA PESQUISA QUE ABORDAVAM O TEMA ECOSSISTEMA TERRESTRES. FORAM ENCONTRADOS SEIS OBJETOS DE APRENDIZAGEM. APÓS A SELEÇÃO DESTES OBJETOS DE APRENDIZAGEM FOI FEITA UMA ANÁLISE INICIAL PARA CATEGORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ENCONTRADOS NOS OBJETOS. NO SEGUNDO MOMENTO FORAM FEITAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES PARA FAZERMOS UM PARALELO ENTRE A VISÃO DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS DIANTE DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM. A ANALISE DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM E AS FALAS OBTIDAS NAS ENTREVISTAS FORAM CATEGORIZADAS E UTILIZADAS NA TERCEIRA ETAPA DA PESQUISA PARA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS. CONCLUI-SE QUE O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ECOSSISTEMAS TERRESTRES MOSTRA-SE, NO GERAL, PROMISSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, ANALISADOS NESSA PESQUISA, ATENDEM À CRITÉRIOS DA TEORIA DE EDUCAÇÃO DA LINHA CONSTRUTIVISTA NO MOMENTO DE CRIAÇÃO DE ATIVIDADES. O MESMO OCORRE COM A TENTATIVA, MESMO QUE PARCIAL, DE DAR AO ALUNO UMA VISÃO HOLÍSTICA DO AMBIENTE E TENTAR REPRODUZIR/SIMULAR OS AMBIENTES O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DAS RELAÇÕES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM AMBIENTES NATURAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, DIANTE DO ANALISADO, MOSTRAM-SE COMO RECURSOS SUPLEMENTARES AO PROCESSO DE ENSINO. PODEM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES ÀS AULAS TEÓRICAS DOS PROFESSORES, UMA VEZ QUE, ALÉM DE APRESENTAR PREOCUPAÇÕES COM O CONTEÚDO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SÃO FERRAMENTAS INTERATIVAS E MOTIVADORAS.
Título (EN):
THE USE OF LEARNING OBJECTS (LO) IN SCIENCE TEACHING
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL TECHNOLOGY
LEARNING OBJECTS
TEACHING PRACTICAL FIELD
Resumo Original (EN):
THE EMERGENCE OF NEW TECHNOLOGIES HAS PROVIDED THE TEACHING OF SCIENCE AN OPPORTUNITY TO USE NEW FEATURES IN TEACHING PRACTICES FOR PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. IN SCIENCE EDUCATION, WITHIN THE THEME OF TERRESTRIAL ECOSYSTEMS, THESE RESOURCES PROVIDE THE TEACHER SIMULATE PHENOMENA OF NATURAL ENVIRONMENTS THROUGH ANIMATIONS OR VIDEOS, APPROACHING STUDENTS IN A REAL ENVIRONMENT COMPLEMENTING THE THEORETICAL CLASS. HOWEVER DISCUSSIONS ON THE USE TECHNOLOGICAL RESOURCES TO RAISE DOUBT ABOUT THE ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF USING TECHNOLOGY IN THE ROOM CLASS WHEN COMPARED TO OTHER RESOURCES SUCH AS CLASSROOM PRACTICE FIELD. THE LEARNING OBJECTS ARE TECHNOLOGICAL RESOURCES THAT ENABLE THE TEACHER MAY EXPAND THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE GIVING DIFFERENT APPROACHES TO THE TOPIC BEING ADDRESSED, THUS MAKING IT ATTRACTIVE AND THEIR TEACHING PRACTICE FOR PUPILS, BUT THESE RESOURCES CAN BRING TO YOUR CONTENT OF CONCEPTUAL MISTAKES THAT IMPLY A DIFFICULTY IN LEARNING OF FEAR. HOWEVER THE PRACTICAL LESSONS OF THE FIELD BRING ADVANTAGES OF ENCOURAGING STUDENTS IN THE SENSES LIKE SMELL AND TOUCH, BUT BRING DIFFICULTIES SUCH AS TRANSPORTATION OF STUDENTS TO THE STUDY ENVIRONMENT AND NEED MORE TIME FOR DISCUSSION OF TOPICS. AGAINST THIS DISCUSSION THE RESEARCH OBJECTIVES WERE TO PERFORM THE ANALYSIS CONTENT (IMAGES, TEXT, ANIMATION, VIDEO) FOUND ON OBJECTS LEARNING THAT ADDRESS NATURAL TERRESTRIAL ECOSYSTEMS POINT OF VIEW OF CONSTRUCTIVIST THEORY OF KNOWLEDGE. BESIDES THE ANALYSIS OF CONTENT, WE INTEND TO INVESTIGATE FROM THE PERSPECTIVE OF TEACHERS. POSSIBLE LIMITATIONS ENCOUNTERED IN USING THE NEW TECHNOLOGICAL TOOLS TO SUPPLEMENT LECTURES, PRACTICAL CLASSES COMPARED FIELD. THE SURVEY WAS CONDUCTED IN THREE STAGES. THE FIRST TIME WAS MADE TO SEARCH THE SITE RIVED (VIRTUAL INTERACTIVE NETWORK FOR EDUCATION) OF LEARNING OBJECTS TO BE ANALYZED IN THE SURVEY THAT ADDRESSED THE TERRESTRIAL ECOSYSTEMS THEME. WE FOUND SIX OBJECTS LEARNING. AFTER THE SELECTION OF LEARNING OBJECTS WAS A INITIAL ANALYSIS TO CATEGORIZE THE CONTENT FOUND ON THE OBJECTS. IN THE SECOND STAGE INTERVIEWS WERE CONDUCTED WITH TEACHERS TO DO A PARALLEL BETWEEN THE VISION OF THE TEACHERS INTERVIEWED BEFORE LEARNING OBJECTS. THE ANALYSIS OF LEARNING OBJECTS AND THE LINES OBTAINED IN THE INTERVIEWS WERE CATEGORIZED AND USED IN THIRD RESEARCH STAGE TO DISCUSS THE RESULTS. WE CONCLUDE THAT THE USE OF LEARNING OBJECTS FOR TEACHING TERRESTRIAL ECOSYSTEMS SHOWN, IN GENERAL, PROMISING THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE. FOR THE LEARNING OBJECTS ANALYZED IN THIS RESEARCH MEET THE CRITERIA THE THEORY OF CONSTRUCTIVIST EDUCATION LINE AT THE TIME OF CREATION ACTIVITIES. THE SAME OCCURS WITH THE ATTEMPT, ALBEIT INCOMPLETE, GIVING THE STUDENT A HOLISTIC VIEW OF THE ENVIRONMENT AND TRY TO PLAY / SIMULATE ENVIRONMENTS AS CLOSELY AS POSSIBLE THE RELATIONS ENCOUNTERED BY STUDENTS IN NATURAL ENVIRONMENTS. THE OBJECTS OF LEARNING, BEFORE THE EXAMINATION, SHOW UP AS ADDITIONAL RESOURCES TO THE TEACHING PROCESS. CAN BE USED AS AIDS TO CLASSROOM TEACHERS, SINCE, IN ADDITION TO PRESENTING CONCERNS ABOUT THE CONTENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE, TOOLS ARE INTERACTIVE AND MOTIVATING.
Arquivo:
DIS_MEST20100526_MARTINS CAROLINE DE OLIVEIRA.pdf
Tamanho:
1644 Kb (1644394 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/09/2010 ÀS 11:25:46
Atualizado:
01/09/2010 ÀS 11:25:46
Visitas:
2878
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 12:58:51
Downloads:
306
Último Download em :
12/04/2022 ÀS 21:34:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por