Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Autor:
CORREA, ANDRE LUIS
Email:
andrelc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Drª. DA ROSA, VIVIAN LEYSER
Data de Defesa:
14/05/2010
Palavras-Chave (PT):
CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
ENSINO DE BIOLOGIA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA
Resumo Original (PT):
O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ATUALMENTE CONSTITUIR-SE UM EIXO UNIFICADOR DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, POIS FORNECE SUBSÍDIOS PARA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA ATUAL E POSSIBILITA A INTERPRETAÇÃO DOS MÚLTIPLOS CENÁRIOS QUE SE FORMARAM DESDE A ORIGEM DA VIDA ATÉ OS DIAS ATUAIS. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, TAMBÉM, ORIENTAM QUE A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SEJA UM CONCEITO UNIFICADOR DA BIOLOGIA, UMA VEZ QUE, A COMPREENSÃO DA TEORIA EVOLUTIVA PODE SE INTERLIGAR A OUTROS CONCEITOS BIOLÓGICOS E, ASSIM, PROPICIAR UM ENSINO MENOS FRAGMENTADO. DIVERSAS PESQUISAS APONTAM QUE OS ALUNOS TÊM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO OU ACEITAÇÃO DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO. UMA DAS RAZÕES QUE CONTRIBUEM PARA ESTA DIFICULDADE DE COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ATRELADOS À TEORIA DA EVOLUÇÃO, DIZ RESPEITO AOS EQUÍVOCOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS. SENDO ASSIM, OBJETIVOU-SE INVESTIGAR COMO A INSERÇÃO DE UMA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA ESTA DISSERTAÇÃO, OS INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZADOS FORAM OS QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, E DISCUSSÕES EM GRUPOS FOCAIS SOBRE OS TEMAS PROPOSTOS, NAS QUAIS QUESTÕES GERAIS FORAM FOCADAS EM TRÊS EIXOS: EVOLUÇÃO, HISTÓRIA DA BIOLOGIA E ENSINO. APÓS ANÁLISE COLETA INICIAL FOI POSSÍVEL CRIAR CATEGORIAS QUE PERMITIRAM AGRUPAR RESPOSTA COM PADRÕES DE EXPLICAÇÃO SIMILARES. EM SEGUIDA FORAM FEITAS INTERVENÇÃO DIDÁTICAS, UTILIZANDO-SE UM MATERIAL DIDÁTICO, ORGANIZADO PELOS AUTORES DESTA PESQUISA, CONTENDO TEXTOS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA SOBRE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. A PARTIR DA COLETA FINAL PÔDE-SE, ENTÃO, FAZER UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS INICIAIS, COM A FINALIDADE DE SE OBSERVAR QUAIS E COMO OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM ATENDIDOS COM A INTERVENÇÃO DIDÁTICA. AO FINAL DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APRESENTAREM DIFICULDADE EM DISCUTIR OS TEMAS PROPOSTOS, A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA MOSTROU-SE INTERESSANTE FONTE DE REFLEXÃO E CONFRONTO COM AS CONCEPÇÕES INICIAIS DESTES ESTUDANTES, ALÉM DE PROPICIAR MELHORIA NA CONSTRUÇÃO DAS RESPOSTAS SOLICITADAS, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE À COMPREENSÃO DA COMPLEXIDADE DO CONCEITO PESQUISADO. POR FIM, CONSIDERO QUE, AO PERMITIR ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, CONTRIBUI-SE PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE POTENCIALIZE UMA AÇÃO MAIS REFLEXIVA E MENOS DOGMÁTICA.
Título (EN):
HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY IN PRE-SERVICE TEACHERS EDUCATION: REFLECTIONS ABOUT THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION
HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY
PRE-SERVICE TEACHERS EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION CURRENTLY CONSIST IN AN UNIFYING AXIS OF THE BIOLOGICAL KNOWLEDGE, THEREFORE PROVIDING SUBSIDIES TO COMPREHEND ACTUAL BIOLOGY AND MAKING POSSIBLE INTERPRETATION OF THE MULTIPLE SCENES THAT WERE CONSTITUTE SINCE THE ORIGIN OF LIFE UNTIL THE NOWADAYS. THE NATIONAL CURRICULAR PARAMETERS OF HIGH SCHOOL, ALSO, SUGGEST THAT THE BIOLOGICAL EVOLUTION IS A UNIFYING CONCEPT OF BIOLOGY, BECAUSE, UNDERSTANDING OF THE EVALUATIVE THEORY CAN ESTABLISH A CONNECTION WITH OTHER BIOLOGICAL CONCEPTS AND THUS PROMOTE A LESS FRAGMENTED EDUCATION. MANY RESEARCHES POINT THAT THE PUPILS HAVE DIFFICULTIES TO UNDERSTAND OR ACCEPT THE CONCEPT OF EVOLUTION, BEING ONE OF REASONS THAT CONTRIBUTE TO THIS DIFFICULTY OF UNDERSTANDING OF RELATED CONCEPTS TO THE THEORY OF EVOLUTION, APPERTAIN TO THE MISCONCEPTIONS PRESENT IN TEXTBOOKS. WHEREFORE, IT WAS AIMED TO INVESTIGATE AS AN INSERTION OF AN EPISTEMOLOGICAL DISCUSSION ON THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION CAN CONTRIBUTE TO LEARNING OF STUDENTS IN PRE-SERVICE TEACHERS? EDUCATION IN BIOLOGY´S GRADUATION. FOR THIS DISSERTATION, IT WAS USED QUESTIONNAIRE, SEMI-STRUCTURALIZED INTERVIEWS, AND DISCUSSION IN FOCAL GROUPS ABOUT CONSIDERED SUBJECTS, WHICH GENERAL QUESTIONS HAD BEEN CONCENTRATED IN THREE AXLES: EVOLUTION, HISTORY OF BIOLOGY AND EDUCATION. AFTER INITIAL ANALYSIS OF THE DATA, IT WAS POSSIBLE TO CREATE CATEGORIES THAT ALLOWED THE GROUP TO GIVE ANSWERS WITH SIMILAR EXPLANATIONS STANDARD. AFTER THEY WERE MADE DIDACTIC INTERVENTION, USING A DIDACTIC TEXTBOOK ORGANIZED BY THE AUTHORS OF THIS RESEARCH, IT HAVING TEXTS OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY ABOUT THE CONCEPT OF BIOLOGICAL EVOLUTION. FROM THE FINALS DATA A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE INITIAL DATA COULD BE MADE, WITH PURPOSE OF OBSERVING WHICH AND HOW THEY CONSIDERED AIMS HAD BEEN REACHED WITH THE DIDACTIC INTERVENTION. IN THE END OF THIS RESEARCH IT WAS POSSIBLE TO CONCLUDE THAT, ALTHOUGH THE STUDENTS SHOW DIFFICULTY IN ARGUING THE CONSIDERED SUBJECTS, INCLUSION OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY REVEALED TO BE AN INTERESTING REFLECTION AND CONFRONTATION SOURCE WITH THE INITIAL CONCEPTIONS OF THESE STUDENTS, BESIDES TO APPEASE ADVANCE IN CONSTRUCTION OF THE REQUESTED ANSWERS, MAINLY, CONCERNING COMPLEXITY OF THIS CONCEPT. FINALLY, I CONSIDER THAT, WHEN ALLOWING PLACE FOR REFLECTION ABOUT EPISTEMOLOGY OF THE BIOLOGICAL KNOWLEDGE, WE CONTRIBUTED TO TEACHERS? FORMATION THAT MAXIMIZE A MORE REFLEXIVE AND LESS DOGMATIC ACTION.
Arquivo:
DIS_MEST20100514_CORREA ANDRE LUIS.pdf
Tamanho:
1260 Kb (1260267 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/08/2010 ÀS 10:53:48
Atualizado:
31/08/2010 ÀS 10:53:48
Visitas:
1600
Última Visita em :
14/07/2024 ÀS 11:35:15
Downloads:
117
Último Download em :
26/05/2019 ÀS 02:07:10
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por