TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA |
Autor: |
DOS SANTOS, EMERSON IZIDORO |
Email: |
mson@usp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. GASPAR, ALBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GASPAR, ALBERTO ♠ Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL ♠ Dr. RAMOS, EUGENIO MARIA DE FRANÇA ♠ Dr. FERNANDES DA SILVA, LUCIANO ♠ Dr. HADDAD, THOMAS AUGUSTO SANTORO
|
Data de Defesa: |
24/05/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ATIVIDADES DIDÁTICAS ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ♠ TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA ♠ VIGOTSKI
|
Resumo Original (PT): |
|
APRESENTAMOS NESSE TRABALHO UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DE CIÊNCIAS FUNDAMENTADA NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI. PARA
TESTAR A VALIDADE DESSA PROPOSTA APLICAMOS SEUS FUNDAMENTOS EM UM CURSO DE
EXTENSÃO OFERECIDO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CICLO II) ?
FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM UMA PERSPECTIVA
SOCIOCULTURAL ? OFERECIDO A PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM EXERCÍCIO.
A PARTIR DESSE ESTUDO ESTABELECEMOS ALGUNS CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA A
AVALIAÇÃO DAS ESCOLHAS ENTRE DIFERENTES ABORDAGENS DIDÁTICAS. NOSSOS ESTUDOS
APONTAM PARA A NECESSIDADE DE QUE A ATIVIDADE DE SALA DE AULA SEJA ANALISADA A
PARTIR DE MÚLTIPLOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM NÃO APENAS A ESFERA CONCEITUAL E A AÇÃO
DO PROFESSOR E DO ALUNO ISOLADAMENTE, MAS TAMBÉM E PRINCIPALMENTE AQUELES
LIGADOS ÀS INTERAÇÕES SOCIAIS PRESENTES NO AMBIENTE DE SALA DE AULA. PARA ANÁLISE
DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A SEMIÓTICA DE
GREIMAS. CONCLUÍMOS QUE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SÃO CAPAZES DE AVANÇAR NA
ADOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS A PARTIR TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM SEUS PARES,
DESENVOLVENDO A PARTIR DESSAS TROCAS E COM O APORTE DE NOVOS CONTEÚDOS TRAZIDOS
POR ESPECIALISTAS ATIVIDADES DIDÁTICAS INOVADORAS. ASSIM, APRESENTAMOS E AVALIAMOS
NOSSA PROPOSTA DE UM MODELO SÓCIO-HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. |
|
Título (EN): |
PHYSICS K-8 SCHOOL: CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS IN A SOCIO-HISTORICAL PERSPECTIVE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS ♠ TEACHING ACTIVITIES ♠ TEACHING SCIENCE ♠ THEORY SOCIAL-HISTORICAL ♠ VIGOTSKI
|
Resumo Original (EN): |
|
WE PRESENT IN THIS PAPER A PROPOSAL FOR CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE
TEACHERS BASED ON SOCIO-HISTORICAL THEORY OF VYGOTSKY. TO TEST THE VALIDITY OF THE
PROPOSAL WE APPLIED ITS FOUNDATIONS IN AN EXTENSION COURSE OFFERED FOR SCIENCE
TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL (5TH-8TH GRADES) - PHYSICS K-8 SCHOOL: INTERDISCIPLINARY
ACTIVITIES IN A SOCIOCULTURAL PERSPECTIVE - OFFERED TO SCIENCE TEACHERS IN SERVICE.
FROM THIS STUDY WE ESTABLISHED SOME CRITERIA ANALYSIS TO EVALUATE THE CHOICES
BETWEEN DIFFERENT APPROACHES TO TEACHING. OUR STUDIES POINT TO THE NEED FOR THE
ACTIVITY OF THE CLASSROOM BE EXAMINED FROM MULTIPLE ASPECTS INVOLVING NOT ONLY THE
CONCEPTUAL REALM AND ACTIONS OF THE TEACHER AND THE STUDENT IN ISOLATION, BUT ALSO
AND MAINLY, THOSE RELATED TO SOCIAL INTERACTIONS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT. FOR
ANALYSIS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS WE USED AS A THEORETICAL FOUDANTION THE
SEMIOTICS OF GREIMAS.
WE CONCLUDE THAT TRAINING TEACHERS ARE CAPABLE OF ADVANCING THE ADOPTION OF
NEW PRACTICES FROM SHARING EXPERIENCES WITH PEERS, DEVELOPING FROM THESE
EXCHANGES AND WITH THE INPUT OF NEW CONTENT BROUGHT BY SPECIALISTS INNOVATIVE
TEACHING ACTIVITIES. THUS, WE BELIEVE OUR OFFER PROPOSAL FOR A SOCIO-HISTORICAL MODEL
OF TEACHER TRAINING. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20100524_DOS SANTOS EMERSON IZIDORO.pdf
|
Tamanho: |
8157 Kb (8157166 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
31/08/2010 ÀS 10:46:40 |
Atualizado: |
31/08/2010 ÀS 10:46:40 |
Visitas: |
1886 |
Última Visita em : |
22/04/2025 ÀS 19:41:13 |
Downloads: |
88 |
Último Download em : |
21/05/2024 ÀS 22:14:48 |