Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Autor:
DOS SANTOS, EMERSON IZIDORO
Email:
mson@usp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GASPAR, ALBERTO
Banca Examinadora:
Dr. GASPAR, ALBERTO
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. RAMOS, EUGENIO MARIA DE FRANÇA
Dr. FERNANDES DA SILVA, LUCIANO
Dr. HADDAD, THOMAS AUGUSTO SANTORO
Data de Defesa:
24/05/2010
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES DIDÁTICAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA
VIGOTSKI
Resumo Original (PT):
APRESENTAMOS NESSE TRABALHO UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FUNDAMENTADA NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VIGOTSKI. PARA TESTAR A VALIDADE DESSA PROPOSTA APLICAMOS SEUS FUNDAMENTOS EM UM CURSO DE EXTENSÃO OFERECIDO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (CICLO II) ? FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL ? OFERECIDO A PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM EXERCÍCIO. A PARTIR DESSE ESTUDO ESTABELECEMOS ALGUNS CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA A AVALIAÇÃO DAS ESCOLHAS ENTRE DIFERENTES ABORDAGENS DIDÁTICAS. NOSSOS ESTUDOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE QUE A ATIVIDADE DE SALA DE AULA SEJA ANALISADA A PARTIR DE MÚLTIPLOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM NÃO APENAS A ESFERA CONCEITUAL E A AÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO ISOLADAMENTE, MAS TAMBÉM E PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS ÀS INTERAÇÕES SOCIAIS PRESENTES NO AMBIENTE DE SALA DE AULA. PARA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A SEMIÓTICA DE GREIMAS. CONCLUÍMOS QUE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SÃO CAPAZES DE AVANÇAR NA ADOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS A PARTIR TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM SEUS PARES, DESENVOLVENDO A PARTIR DESSAS TROCAS E COM O APORTE DE NOVOS CONTEÚDOS TRAZIDOS POR ESPECIALISTAS ATIVIDADES DIDÁTICAS INOVADORAS. ASSIM, APRESENTAMOS E AVALIAMOS NOSSA PROPOSTA DE UM MODELO SÓCIO-HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Título (EN):
PHYSICS K-8 SCHOOL: CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS IN A SOCIO-HISTORICAL PERSPECTIVE
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS
TEACHING ACTIVITIES
TEACHING SCIENCE
THEORY SOCIAL-HISTORICAL
VIGOTSKI
Resumo Original (EN):
WE PRESENT IN THIS PAPER A PROPOSAL FOR CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS BASED ON SOCIO-HISTORICAL THEORY OF VYGOTSKY. TO TEST THE VALIDITY OF THE PROPOSAL WE APPLIED ITS FOUNDATIONS IN AN EXTENSION COURSE OFFERED FOR SCIENCE TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL (5TH-8TH GRADES) - PHYSICS K-8 SCHOOL: INTERDISCIPLINARY ACTIVITIES IN A SOCIOCULTURAL PERSPECTIVE - OFFERED TO SCIENCE TEACHERS IN SERVICE. FROM THIS STUDY WE ESTABLISHED SOME CRITERIA ANALYSIS TO EVALUATE THE CHOICES BETWEEN DIFFERENT APPROACHES TO TEACHING. OUR STUDIES POINT TO THE NEED FOR THE ACTIVITY OF THE CLASSROOM BE EXAMINED FROM MULTIPLE ASPECTS INVOLVING NOT ONLY THE CONCEPTUAL REALM AND ACTIONS OF THE TEACHER AND THE STUDENT IN ISOLATION, BUT ALSO AND MAINLY, THOSE RELATED TO SOCIAL INTERACTIONS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT. FOR ANALYSIS OF THE DISCURSIVE INTERACTIONS WE USED AS A THEORETICAL FOUDANTION THE SEMIOTICS OF GREIMAS. WE CONCLUDE THAT TRAINING TEACHERS ARE CAPABLE OF ADVANCING THE ADOPTION OF NEW PRACTICES FROM SHARING EXPERIENCES WITH PEERS, DEVELOPING FROM THESE EXCHANGES AND WITH THE INPUT OF NEW CONTENT BROUGHT BY SPECIALISTS INNOVATIVE TEACHING ACTIVITIES. THUS, WE BELIEVE OUR OFFER PROPOSAL FOR A SOCIO-HISTORICAL MODEL OF TEACHER TRAINING.
Arquivo:
TES_DOUT20100524_DOS SANTOS EMERSON IZIDORO.pdf
Tamanho:
8157 Kb (8157166 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/08/2010 ÀS 10:46:40
Atualizado:
31/08/2010 ÀS 10:46:40
Visitas:
1800
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 21:26:17
Downloads:
86
Último Download em :
24/01/2022 ÀS 21:56:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por