DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
MODELAGEM INICIAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA SEGUNDO A TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO |
Autor: |
SCARPIM, SIMONE |
Email: |
siscarpi@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO ♠ Drª. MELLO, MARIA APARECIDA
|
Data de Defesa: |
29/04/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE GEOMETRIA ♠ FORMAÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS ♠ LÓGICA DIALÉTICA ♠ MÉTODO DE ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO ♠ TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA É UM TRABALHO TEÓRICO QUE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR A POTENCIALIDADE DO
MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO ARTICULADO COM A TEORIA DO CONHECIMENTO E CONSTITUIR UMA
MODELAGEM INICIAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA, SEGUNDO O MODELO DA
ATIVIDADE DE ESTUDO. FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DO CONHECIMENTO MARXISTA, NA PSICOLOGIA
SÓCIO-HISTÓRICA E NO EXPERIMENTO FORMATIVO (EF) QUE OCORREU NA UNIÃO SOVIÉTICA, SOB
COORDENAÇÃO DE DANIÍL B. ELKONIN E VASILI V. DAVÍDOV. PARTE DA ANÁLISE DE UMA INICIAÇÃO
CIENTÍFICA NA QUAL SE APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO PILOTO BASEADO NO MODELO DA
ATIVIDADE DE ESTUDO, PARA CONTEÚDOS DE GEOMETRIA PLANA E NÚMERO REAL. APRESENTA UM ESTUDO
A RESPEITO DA TEORIA DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE JUSTIFICAR E EVIDENCIAR ALGUMAS DAS
ESCOLHAS, TANTO DE ORGANIZAÇÃO, QUANTO DE CONTEÚDOS QUE FORAM ABORDADOS. ABORDA A TEORIA DA
ATIVIDADE NO SEU SENTIDO MAIS GERAL APRESENTANDO A HIPÓTESE QUE O PONTO DE PARTIDA DE SEU
ESTUDO TEÓRICO É O CONCEITO DE MODELO DE ATIVIDADE. APRESENTA UM ESTUDO DA TEORIA DA
ATIVIDADE, NOS SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS GERAIS (LEONTIEV) E DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO
FORMULADA NO EF. FINALIZANDO A DISSERTAÇÃO, SÃO FORMULADOS ALGUNS APONTAMENTOS PARA O
ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ABORDADOS, COM
ÊNFASE NO SIGNIFICADO DO MÉTODO DE ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO PARA A ASSIMILAÇÃO DO
SISTEMA DE CONCEITOS DESSE CONTEÚDO DE MATEMÁTICA. A METODOLOGIA FOI A REFLEXÃO SOBRE O
MODELO DE ATIVIDADE DE ESTUDO SUBORDINANDO O MODELO LÓGICO-DEDUTIVO DA GEOMETRIA
EUCLIDIANA PLANA, DE FORMA A OBTER-SE UMA MODELAGEM INICIAL DESSE CONTEÚDO SEGUNDO A
ATIVIDADE DE ESTUDO. PROPÕE, EM TERMOS DE HIPÓTESE, A RELAÇÃO GENETICAMENTE INICIAL (CÉLULA)
PARA O ESTUDO TEÓRICO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA: A RELAÇÃO DE SEMELHANÇA, MODELADA PELA
HOMOTETIA EM ARTICULAÇÃO COM A MODELAGEM DA RELAÇÃO INDISSOLÚVEL ENTRE FORMA, ÁREA E
PERÍMETRO. CONFIGURA A ISOMETRIA COMO PROCEDIMENTO GENERALIZADO DE TRANSFORMAÇÃO DO
MODELO INICIAL DA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA. |
|
Título (EN): |
INITIAL MOLDING FOR THE TEACHING OF PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY BY THE THEORY OF THE STUDY ACTIVITY |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIALECTIC LOGIC ♠ FORMATION OF THE THEORETICAL CONCEPTIONS ♠ METHOD OF THE ASCENSION OF THE CONCRETE AND ABSTRACT ♠ STUDY OF GEOMETRY ♠ THEORY OF THE STUDY ACTIVITY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH IS A THEORETICAL STUDY THAT HAS A GOAL TO EXPLORE THE POTENTIALITY OF THE MODEL OF THE
STUDY ARTICULATED ACTIVITY WITH THE THEORY OF THE KNOWLEDGE AND TO BUILD AN INITIAL MOLDING FOR THE
TEACHING OF PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY, BY THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY. IT´S BASED ON THE THEORY
OF THE MARXIST KNOWLEDGE, IN THE SOCIO HISTORICAL PSYCHOLOGY AND IN THE FORMATIVE EXPERIMENT
(FE) THAT OCCURRED IN THE SOVIET UNION, COORDINATED BY DANIÍL B. ELKONIN AND VASILI V. DAVÍDOV.
A PART OF THE ANALYSES OF A SCIENTIFIC STUDY IN WHICH IS SHOWN THAT A DIDACTIC EXPERIMENT BASED
ON THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY, FOR THE CONTENTS OF THE PLAN GEOMETRY AND THE REAL NUMBER.
IT PRESENTS A STUDY REGARDING THE KNOWLEDGE THEORY AS A WAY OF JUSTIFYING AND SUBSTANTIATING
SOME OF THE CHOICES, AS MUCH ORGANIZATION AS CONTENTS THAT WERE USED IN THE STUDY. IT BROACHES
THE ACTIVITY THEORY ON ITS SENSE MORE GENERAL PRESENTING THE HYPOTHESIS THAT THE FOOTHOLD OF ITS
THEORETICAL STUDY IS THE CONCEPTION OF THE ACTIVITY MODEL. IT PRESENTS A STUDY OF THE ACTIVITY
THEORY, ON ITS GENERAL PSYCHOLOGICAL ASPECTS (LEONTIEV) AND ON THE THEORY OF THE STUDY ACTIVITY
FORMULATED ON THE FE. CONCLUDING THE DISSERTATION, SOME NOTES ARE MADE FOR THE TEACHING OF
PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY FROM THE PREREQUISITE THEORETICAL REPORTED, WITH EMPHASIS IN THE
MEANING OF THE METHOD OF THE ASCENSION FROM THE ABSTRACT TO THE CONCRETE FOR THE ASSIMILATION
OF THE CONCEPTS SYSTEM OF THIS CONTENT OF THE MATHEMATICS. THE METHODOLOGY WAS THE
REFLECTION ABOUT THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY, SUBORDINATING THE MODEL LOGICAL DEDUCTIVE OF
THE PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY, TO OBTAIN AN INITIAL MOLDING OF THIS SECOND CONTENT THE STUDY
ACTIVITY. IT PROPOSES, IN HYPOTHESIS TERMS, THE GENETICALLY INITIAL RELATION (CELL) FOR THE
THEORETICAL STUDY OF THE PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY: THE SIMILARITY RELATION, MOLDED FROM THE
HOMOTHETIC IN ARTICULATION WITH THE MOLDING OF THE INDISSOLUBLE RELATION AMONG SHAPE, AREA AND
PERIMETER. IT CONFIGURES THE ISOMETRY AS A GENERALIZED PROCEEDING OF THE CHANGES OF THE INITIAL
MODEL OF THE SIMILARITY RELATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20100429_SCARPIM SIMONE.pdf
|
Tamanho: |
1823 Kb (1823661 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
31/08/2010 ÀS 10:30:47 |
Atualizado: |
31/08/2010 ÀS 10:30:47 |
Visitas: |
1467 |
Última Visita em : |
10/07/2024 ÀS 22:45:01 |
Downloads: |
94 |
Último Download em : |
26/03/2022 ÀS 00:16:40 |