Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
MODELAGEM INICIAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA SEGUNDO A TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO
Autor:
SCARPIM, SIMONE
Email:
siscarpi@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. BERGAMO, GERALDO ANTONIO
Drª. MELLO, MARIA APARECIDA
Data de Defesa:
29/04/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE GEOMETRIA
FORMAÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS
LÓGICA DIALÉTICA
MÉTODO DE ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO
TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA É UM TRABALHO TEÓRICO QUE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR A POTENCIALIDADE DO MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO ARTICULADO COM A TEORIA DO CONHECIMENTO E CONSTITUIR UMA MODELAGEM INICIAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA, SEGUNDO O MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO. FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DO CONHECIMENTO MARXISTA, NA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E NO EXPERIMENTO FORMATIVO (EF) QUE OCORREU NA UNIÃO SOVIÉTICA, SOB COORDENAÇÃO DE DANIÍL B. ELKONIN E VASILI V. DAVÍDOV. PARTE DA ANÁLISE DE UMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA QUAL SE APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO PILOTO BASEADO NO MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO, PARA CONTEÚDOS DE GEOMETRIA PLANA E NÚMERO REAL. APRESENTA UM ESTUDO A RESPEITO DA TEORIA DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE JUSTIFICAR E EVIDENCIAR ALGUMAS DAS ESCOLHAS, TANTO DE ORGANIZAÇÃO, QUANTO DE CONTEÚDOS QUE FORAM ABORDADOS. ABORDA A TEORIA DA ATIVIDADE NO SEU SENTIDO MAIS GERAL APRESENTANDO A HIPÓTESE QUE O PONTO DE PARTIDA DE SEU ESTUDO TEÓRICO É O CONCEITO DE MODELO DE ATIVIDADE. APRESENTA UM ESTUDO DA TEORIA DA ATIVIDADE, NOS SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS GERAIS (LEONTIEV) E DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO FORMULADA NO EF. FINALIZANDO A DISSERTAÇÃO, SÃO FORMULADOS ALGUNS APONTAMENTOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ABORDADOS, COM ÊNFASE NO SIGNIFICADO DO MÉTODO DE ASCENSÃO DO ABSTRATO AO CONCRETO PARA A ASSIMILAÇÃO DO SISTEMA DE CONCEITOS DESSE CONTEÚDO DE MATEMÁTICA. A METODOLOGIA FOI A REFLEXÃO SOBRE O MODELO DE ATIVIDADE DE ESTUDO SUBORDINANDO O MODELO LÓGICO-DEDUTIVO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA, DE FORMA A OBTER-SE UMA MODELAGEM INICIAL DESSE CONTEÚDO SEGUNDO A ATIVIDADE DE ESTUDO. PROPÕE, EM TERMOS DE HIPÓTESE, A RELAÇÃO GENETICAMENTE INICIAL (CÉLULA) PARA O ESTUDO TEÓRICO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA: A RELAÇÃO DE SEMELHANÇA, MODELADA PELA HOMOTETIA EM ARTICULAÇÃO COM A MODELAGEM DA RELAÇÃO INDISSOLÚVEL ENTRE FORMA, ÁREA E PERÍMETRO. CONFIGURA A ISOMETRIA COMO PROCEDIMENTO GENERALIZADO DE TRANSFORMAÇÃO DO MODELO INICIAL DA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA.
Título (EN):
INITIAL MOLDING FOR THE TEACHING OF PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY BY THE THEORY OF THE STUDY ACTIVITY
Palavras-Chave (EN):
DIALECTIC LOGIC
FORMATION OF THE THEORETICAL CONCEPTIONS
METHOD OF THE ASCENSION OF THE CONCRETE AND ABSTRACT
STUDY OF GEOMETRY
THEORY OF THE STUDY ACTIVITY
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH IS A THEORETICAL STUDY THAT HAS A GOAL TO EXPLORE THE POTENTIALITY OF THE MODEL OF THE STUDY ARTICULATED ACTIVITY WITH THE THEORY OF THE KNOWLEDGE AND TO BUILD AN INITIAL MOLDING FOR THE TEACHING OF PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY, BY THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY. IT´S BASED ON THE THEORY OF THE MARXIST KNOWLEDGE, IN THE SOCIO HISTORICAL PSYCHOLOGY AND IN THE FORMATIVE EXPERIMENT (FE) THAT OCCURRED IN THE SOVIET UNION, COORDINATED BY DANIÍL B. ELKONIN AND VASILI V. DAVÍDOV. A PART OF THE ANALYSES OF A SCIENTIFIC STUDY IN WHICH IS SHOWN THAT A DIDACTIC EXPERIMENT BASED ON THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY, FOR THE CONTENTS OF THE PLAN GEOMETRY AND THE REAL NUMBER. IT PRESENTS A STUDY REGARDING THE KNOWLEDGE THEORY AS A WAY OF JUSTIFYING AND SUBSTANTIATING SOME OF THE CHOICES, AS MUCH ORGANIZATION AS CONTENTS THAT WERE USED IN THE STUDY. IT BROACHES THE ACTIVITY THEORY ON ITS SENSE MORE GENERAL PRESENTING THE HYPOTHESIS THAT THE FOOTHOLD OF ITS THEORETICAL STUDY IS THE CONCEPTION OF THE ACTIVITY MODEL. IT PRESENTS A STUDY OF THE ACTIVITY THEORY, ON ITS GENERAL PSYCHOLOGICAL ASPECTS (LEONTIEV) AND ON THE THEORY OF THE STUDY ACTIVITY FORMULATED ON THE FE. CONCLUDING THE DISSERTATION, SOME NOTES ARE MADE FOR THE TEACHING OF PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY FROM THE PREREQUISITE THEORETICAL REPORTED, WITH EMPHASIS IN THE MEANING OF THE METHOD OF THE ASCENSION FROM THE ABSTRACT TO THE CONCRETE FOR THE ASSIMILATION OF THE CONCEPTS SYSTEM OF THIS CONTENT OF THE MATHEMATICS. THE METHODOLOGY WAS THE REFLECTION ABOUT THE MODEL OF THE STUDY ACTIVITY, SUBORDINATING THE MODEL LOGICAL DEDUCTIVE OF THE PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY, TO OBTAIN AN INITIAL MOLDING OF THIS SECOND CONTENT THE STUDY ACTIVITY. IT PROPOSES, IN HYPOTHESIS TERMS, THE GENETICALLY INITIAL RELATION (CELL) FOR THE THEORETICAL STUDY OF THE PLAN EUCLIDEAN GEOMETRY: THE SIMILARITY RELATION, MOLDED FROM THE HOMOTHETIC IN ARTICULATION WITH THE MOLDING OF THE INDISSOLUBLE RELATION AMONG SHAPE, AREA AND PERIMETER. IT CONFIGURES THE ISOMETRY AS A GENERALIZED PROCEEDING OF THE CHANGES OF THE INITIAL MODEL OF THE SIMILARITY RELATION.
Arquivo:
DIS_MEST20100429_SCARPIM SIMONE.pdf
Tamanho:
1823 Kb (1823661 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/08/2010 ÀS 10:30:47
Atualizado:
31/08/2010 ÀS 10:30:47
Visitas:
1450
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 03:00:08
Downloads:
94
Último Download em :
26/03/2022 ÀS 00:16:40
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por