Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES
Autor:
PEREZ, LEONARDO FABIO MARTINEZ
Email:
leonarquimica@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. MALDANER, OTAVIO ALOISIO
Dr. DOS SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA
Data de Defesa:
30/07/2010
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
AUTONOMIA DOCENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTERAÇÕES DIALÓGICAS
PERSPECTIVA CTSA
Resumo Original (PT):
A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, TEM SE CONSTITUÍDO UMA ALTERNATIVA DE RENOVAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO. ASSIM, CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS, PROJETOS ESCOLARES E PESQUISAS DIDÁTICAS TÊM ADOTADO, EM SEUS FUNDAMENTOS, ORIENTAÇÕES DESTA PERSPECTIVA. NO ENTANTO, APRESENTAM-SE PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO DA PERSPECTIVA CTSA NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SERVIÇO. NESTE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ESTUDAR AS CONTRIBUIÇÕES E AS DIFICULDADES DA ABORDAGEM DE QSC PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA SOBRE O TRABALHO REALIZADO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SERVIÇO DURANTE O DECORRER DA DISCIPLINA ?ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTSA, A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS? OFERECIDA EM UM CURSO DE MESTRADO EM DOCÊNCIA DA QUÍMICA. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO CRÍTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENVOLVEU UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CORTE CRÍTICO, NA QUAL, AS BRECHAS EXISTENTES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA SÃO A FONTE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS. PARA A DISCUSSÃO DOS DADOS NOS EMBASAMOS NA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA, PORQUE OFERECE UM DISPOSITIVO ANALÍTICO INTERESSANTE PARA ESTUDAR O DISCURSO EM PROCESSOS DE MUDANÇA EDUCACIONAL. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS DEFENDEMOS A TESE QUE A ABORDAGEM DE QSC NA PRÁTICA DOCENTE PODE CONTRIBUIR À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM TERMOS DE PROBLEMATIZAR A IDEOLOGIA TECNICISTA DO CURRÍCULO TRADICIONAL DE CIÊNCIAS, A PARTIR DA LINGUAGEM CRÍTICA E DA LINGUAGEM DA POSSIBILIDADE, BEM COMO PODE CONTRIBUIR PARA FORTALECER A AUTONOMIA DOCENTE ENCORAJANDO OS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA. AS ANÁLISES TAMBÉM EVIDENCIAM QUE AS INTERAÇÕES DIALÓGICAS DE PERSUASÃO E AS INTERAÇÕES POLIFÔNICAS REPRESENTAM UM ELEMENTO IMPORTANTE DE PRODUÇÃO DISCURSIVA PARA DESENVOLVER PROCESSOS FORMATIVOS ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SERVIÇO E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. AS DIFICULDADES CURRICULARES, PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS SOBRE ABORDAGEM DE QSC ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SERVIÇO ESTABELECEM ALGUNS LIMITES PARA ESTA ABORDAGEM NA PRÁTICA DOCENTE, AS QUAIS PODEM SER REPENSADAS A PARTIR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. FINALMENTE, FICA EM ABERTO O DESAFIO DE DESENVOLVER PESQUISAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, PARTICULARMENTE INTERESSADOS EM EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DA PERSPECTIVA CTSA A PARTIR DE QSC, BEM COMO AS POTENCIALIDADES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA PARA ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DISCURSIVOS ATRELADOS A ESTA PERSPECTIVA.
Título (EN):
THE APPROACH OF SOCIOSCIENTIFIC ISSUES IN SERVICE TEACHER EDUCATION SCIENCE: CONTRIBUTIONS AND DIFFICULTIES
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS
DIALOGICAL INTERACTIONS
STSE PERSPECTIVE
TEACHER AUTONOMY
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE PERSPECTIVE SCIENCE, TECHNOLOGY, SOCIETY AND ENVIRONMENT (STSE) IN RECENT DECADES, HAS BECOME AN ALTERNATIVE CURRICULUM RENEWAL FOR THE TEACHING OF SCIENCE IN COUNTRIES AROUND THE WORLD. THUS, SCIENCE CURRICULA, TEACHING AND RESEARCH SCHOOL PROJECTS HAVE ADOPTED, IN ITS FUNDAMENTALS, GUIDELINES FROM THIS PERSPECTIVE. HOWEVER, THERE ARE PROBLEMS IN THE DEVELOPMENT OF PERSPECTIVE IN TEACHING PRACTICES OF SCIENCE TEACHERS IN SERVICE. IN THIS CONTEXT, THIS RESEARCH WAS TO STUDY THE CONTRIBUTIONS AND THE DIFFICULTIES OF THE APPROACH TO QSC FOR CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS, THROUGH A CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS ON THE WORK WITH SCIENCE TEACHERS IN-SERVICE DURING THE COURSE OF A DISCIPLINE ?TEACHING SCIENCE WITH FOCUS STSE, FROM SOCIAL-SCIENTIFIC ISSUES?, OFFERED IN A MASTERS COURSE IN TEACHING OF CHEMISTRY. THE RESEARCH WAS BASED ON THE CRITICAL PERSPECTIVE OF TEACHER EDUCATION AND QUALITATIVE METHODOLOGY INVOLVED A CRITICAL CUT, IN WHICH THE GAPS BETWEEN THEORY AND PRACTICE ARE THE SOURCE OF EDUCATIONAL PROBLEMS. FOR DISCUSSION OF THE DATA BASED IT ON THE CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS, AS IT OFFERS AN INTERESTING ANALYTICAL DEVICE TO STUDY THE DISCOURSE IN PROCESSES OF EDUCATIONAL CHANGE. FROM THE ANALYSIS CARRIED DEFEND THE THESIS THAT THE APPROACH OF SOCIOSCIENTIFIC ISSUES (SSI) IN TEACHING PRACTICE CAN CONTRIBUTE TO THE CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS IN TERMS OF QUESTIONING THE IDEOLOGY OF THE TRADITIONAL CURRICULUM TECHNICALITIES OF SCIENCES, FROM THE LANGUAGE OF CRITICISM AND THE LANGUAGE OF POSSIBILITY, AND CAN CONTRIBUTE TO STRENGTHENING THE TEACHING AUTONOMY BY ENCOURAGING TEACHERS TO DEVELOP RESEARCH ON THEIR OWN PRACTICE. THE ANALYSIS ALSO SHOWED THAT THE INTERACTIONS OF PERSUASION AND THE DIALOGIC INTERACTIONS POLYPHONIC REPRESENT AN IMPORTANT ELEMENT OF DISCOURSE PRODUCTION TO DEVELOP TRAINING PROCESSES BETWEEN IN-SERVICE SCIENCE TEACHERS AND UNIVERSITY PROFESSORS. DIFFICULTIES CURRICULUM, TEACHING AND TRAINING ON APPROACH SSI FACED BY SCIENCE TEACHERS IN SERVICE, SET SOME LIMITS TO THIS APPROACH IN TEACHING PRACTICE, WHICH CAN BE RECONSIDERED FROM THE TEACHER EDUCATION RESEARCHER. FINALLY, IT IS OPEN ON THE CHALLENGE OF DEVELOPING RESEARCH IN THE FIELD OF EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS, PARTICULARLY INTERESTED IN EXPLORING THE POTENTIAL OF THE STSE PERSPECTIVE FROM SSI AS WELL AS THE POTENTIAL OF CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS FOR STUDIES OF DISCURSIVE PROCESSES LINKED TO THIS PERSPECTIVE.
Arquivo:
TES_DOUT20100730_PEREZ LEONARDO FABIO MARTINEZ.pdf
Tamanho:
5861 Kb (5861956 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/08/2010 ÀS 09:58:31
Atualizado:
31/08/2010 ÀS 09:58:31
Visitas:
2294
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 13:50:13
Downloads:
313
Último Download em :
22/04/2024 ÀS 16:40:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por