Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CARACTERIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO E DELINEAMENTOS DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ÁREA CURRICULAR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
MAESTRO, DANIELA CRISTINA
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. CYRINO, MÁRCIA CRISTINA DA COSTA TRINDADE
Data de Defesa:
22/03/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO FUNDAMENTAL
MATRIZES DE REFERÊNCIAS
PROPOSTA CURRICULAR
RECURSOS DIDÁTICOS
SARESP, PRÁTICAS DE ENSINO
Resumo Original (PT):
A PROPOSTA E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A ÁREA DE MATEMÁTICA E AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SARESP PRECONIZAM CONTEÚDOS CURRICULARES E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EXPRESSAS SOB A FORMA DE COMPETÊNCIAS PASSÍVEIS DE AVALIAÇÃO AO FINAL DOS CICLOS I E II. ESTE TRABALHO, FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, UTILIZOU ESSAS PROPOSTAS PARA ANALISAR REGISTROS EM VÍDEO DE AULAS MINISTRADAS POR DOCENTES DAS 4ª. E 8ª. SÉRIES, SUSTENTANDO DOIS OBJETIVOS: 1) CARACTERIZAR PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL QUE MINISTRAM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NA IDENTIFICAÇÃO E NA DESCRIÇÃO DE CONSISTÊNCIAS ENTRE AS CONTINGÊNCIAS DE ENSINO REGISTRADAS, OS CONTEÚDOS MINISTRADOS E AS COMPETÊNCIAS EXPLICITADAS NA DOCUMENTAÇÃO ACIMA ESPECIFICADA; 2) VERIFICAR SE A CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DESSES PROFESSORES SE CONSTITUIRIA EM CONDIÇÃO FAVORECEDORA PARA O DELINEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA PREVISTOS NESTA MESMA DOCUMENTAÇÃO. O PRIMEIRO OBJETIVO JUSTIFICOU A EXECUÇÃO DAS TRÊS ETAPAS DO PROCEDIMENTO DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE, DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA: SELEÇÃO DOS REGISTROS EM VÍDEO DE DUAS UNIDADES DIDÁTICAS (UDS) E VINCULAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARAMETRIZADAS PELO SARESP ÀS PRÁTICAS DE ENSINO DE DUAS PROFESSORAS; DESCRIÇÕES E ANÁLISES DAS INTERAÇÕES OBSERVADAS; SÍNTESE DAS ANÁLISES DAS UDS, SALIENTANDO AS OCORRÊNCIAS DE AÇÕES MAIS INCIDENTES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DAS PROFESSORAS. PELA SÍNTESE, CONSTATOU-SE QUE AS PROFESSORAS PRESCINDIRAM DE (1) FORNECER CONDIÇÕES COM AS QUAIS OS ALUNOS PUDESSEM ELABORAR SUAS PRÓPRIAS RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES PROPOSTAS E (2) APRESENTAR CONSEQÜÊNCIAS IMEDIATAS CONTINGENTES ÀS RESPOSTAS DOS ALUNOS; (3) EXPLORAR POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTROLE DAS RESPOSTAS FORNECIDAS PELOS ALUNOS QUE DIVERGIRAM DAQUELAS PREVISTAS. PARA O SEGUNDO OBJETIVO, ESTABELECEU-SE O PROCEDIMENTO DE PROPOSTAS PARA RECURSOS DIDÁTICOS TAMBÉM DESDOBRADO EM TRÊS ETAPAS: A) DESCRIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DO ENSINO DE CADA UD OBSERVADA; B) RESUMO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS PRÁTICAS DE ENSINO; C) DELINEAMENTO DO RECURSO DIDÁTICO. OS RECURSOS DELINEADOS TIVERAM COMO SUBSÍDIO CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADAS NAS ANÁLISES DAS PRÁTICAS DE ENSINO DAS PROFESSORAS. FORAM PROPOSTOS DOIS RECURSOS, UM PARA CADA PROFESSORA E TEMA ABORDADO NAS UDS. ESSES RECURSOS EXPLORARAM A PROPOSIÇÃO DE CONTINGÊNCIAS DE ENSINO CONSIDERANDO AS TRÊS CARACTERÍSTICAS ACIMA ASSINALADAS E DERIVADAS DA OBSERVAÇÃO DA ATUAÇÃO DE CADA DOCENTE. DE ACORDO COM AS ANÁLISES, MOSTRA-SE INCONCLUSIVO ESTIMAR CORRESPONDÊNCIAS ENTRE O DESEMPENHO OBSERVADO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E DAS HABILIDADES PREVISTAS, POIS AS CONDIÇÕES DE ENSINO ELABORADAS E A FORMA COMO ESTAS FORAM CONDUZIDAS NÃO FORNECERAM SUBSÍDIOS SUFICIENTES PARA TAL CONCLUSÃO. A CARACTERIZAÇÃO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTINGÊNCIAS A PARTIR DA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ALUNO ? MATERIAL DIDÁTICO ? PROFESSOR QUE OCORREM NESTE AMBIENTE, MOSTRA-SE COMO ALTERNATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, UMA VEZ QUE ESTES PODEM SER DELINEADOS DE MODO A RESPEITAR CARACTERÍSTICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, BEM COMO AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE MANIFESTAÇÃO DOS REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS QUE DEFINEM AS APRENDIZAGENS DESEJADAS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CURRICULAR PROPOSALS
EDUCATIONAL PRACTICES, EDUCATIONAL RESOURCES
EDUCATIONAL RESOURCES
ELEMENTARY SCHOOL
REFERENCE MATRIXES; SARESP
Resumo Original (EN):
THE PROPOSAL AND CURRICULAR GUIDELINES FOR ELEMENTARY SCHOOL OF MATHEMATICS AND SÃO PAULO STUDENT PERFORMANCE APPRAISAL SYSTEM (SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE SÃO PAULO) - SARESP SUGGEST CURRICULUM CONTENT AND LEARNING EXPECTATIONS EXPRESSED AS SKILLS WHICH COULD BE ASSESSED AT THE END OF CYCLES I AND II. BASING ON THE BEHAVIOR ANALYSIS THEORIES, THIS STUDY AIMED TO ANALYZE VIDEO RECORDED 4TH AND 8TH GRADE CLASSES, CONSIDERING TWO GOALS: 1) TO CHARACTERIZE THE EDUCATIONAL PRACTICES OF PUBLIC SCHOOL TEACHERS, WHEN TEACHING CONTENTS IN MATHEMATICS WITH EMPHASIS ON IDENTIFYING AND DESCRIBING CONSISTENCIES AMONG THE RECORDED TEACHING CONTINGENCIES, THE CONTENTS TAUGHT AS WELL AS THE SKILLS EXPLAINED IN THE DOCUMENTATION SPECIFIED ABOVE AND 2) TO VERIFY IF THE CHARACTERIZATION OF THESE TEACHERS? EDUCATIONAL PRACTICES WOULD CONSTITUTE IN A FAVORING CONDITION FOR THE INSTRUCTIONAL DESIGN OF EDUCATIONAL RESOURCES FOR TEACHING MATHEMATICS CONTENTS PROVIDED IN THE SAME DOCUMENTATION PREVIOUSLY MENTIONED THE FIRST GOAL JUSTIFIED THE REALIZATION OF THE ANALYSIS AND DESCRIPTION PROCEDURE, COMPLETING THE THREE STAGES CONCERNED, ACCORDING TO THE FOLLOWING SEQUENCE: VIDEO RECORDING SELECTION OF TWO TEACHING UNITS (TUS) AND LINKING SKILLS AND COMPETENCIES PARAMETERIZED BY SARESP TO THE TEACHING PRACTICES OF TWO TEACHERS; DESCRIPTIONS AND ANALYSIS OF THE OBSERVED INTERACTIONS; SYNTHESIS OF BOTH TU ANALYSIS, POINTING THE MOST FREQUENT ACTIONS IN THE TEACHERS' EDUCATIONAL PRACTICES. THROUGH THE SYNTHESIS REFERRED, IT WAS FOUND THAT THE TEACHERS HAVE CHOSEN NOT (1) TO PROVIDE CONDITIONS IN WHICH STUDENTS COULD DEVELOP THEIR OWN ANSWERS TO THE PROPOSED ACTIVITIES AND (2) TO PRESENT IMMEDIATE CONSEQUENCES RELATED TO THE STUDENTS' ANSWERS, (3) TO EXPLORE POSSIBLE RELATIONS FOR CONTROLLING THE ANSWERS GIVEN BY STUDENTS WHO DIFFERED FROM THOSE PREDICTED PREVIOUSLY. FOR THE SECOND GOAL, THE PROPOSALS PROCEDURE FOR THE EDUCATIONAL RESOURCES WAS ESTABLISHED AND DEVELOPED IN THREE STAGES AS WELL: A) DESCRIPTION OF THE EDUCATIONAL PROGRAM OF EACH TU OBSERVED; B) SUMMARY OF THE MAIN CHARACTERISTICS OF THE EDUCATIONAL PRACTICES, C) TEACHING RESOURCE DESIGN. THE DESIGNED RESOURCES HAD AS A SUBSIDY THE CHARACTERISTICS IDENTIFIED IN THE ANALYSIS OF THE TEACHERS? EDUCATIONAL PRACTICES. TWO RESOURCES WERE PROPOSED, ONE FOR EACH TEACHER AND SUBJECT TAUGHT IN THE TUS. THESE RESOURCES HAVE EXPLORED THE PROPOSITION OF THE EFFECTIVE TEACHING CONSIDERING THE THREE CHARACTERISTICS IDENTIFIED ABOVE AND DERIVED FROM THE PERFORMANCE OBSERVATION FOR EACH TEACHER. ACCORDING TO THE ANALYSES, IT WAS INCONCLUSIVE TO ESTIMATE CORRESPONDENCES BETWEEN THE OBSERVED PERFORMANCE OF THE STUDENTS WITH RESPECT TO THE DEVELOPMENT OF THE PREDICTED COMPETENCIES AND SKILLS, BECAUSE THE ELABORATED LEARNING CONDITIONS AND THE WAY THEY WERE CONDUCTED DID NOT PROVIDE SUFFICIENT SUBSIDIES FOR SUCH A CONCLUSION. THE CHARACTERIZATION OF POSSIBLE CONTINGENCE RELATIONS BASED ON THE ANALYSIS OF THE STUDENT INTERACTIONS - TEACHING MATERIALS - TEACHER THAT OCCUR IN THIS ENVIRONMENT, IS SHOWN AS AN ALTERNATIVE TO THE DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL RESOURCES, SINCE THEY CAN BE DESIGNED TO ADDRESS THE PROFESSIONAL PERFORMANCE CHARACTERISTICS OF THE TEACHER, AS WELL AS TO EXPAND THE POSSIBILITIES OF PRESENTING THE BEHAVIORAL REPERTOIRES WHICH DEFINE THE DESIRED LEARNING.
Arquivo:
DIS_MEST20100322_MAESTRO DANIELA CRISTINA.pdf
Tamanho:
2925 Kb (2925348 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/08/2010 ÀS 11:29:37
Atualizado:
24/08/2010 ÀS 11:29:37
Visitas:
1209
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 17:14:50
Downloads:
46
Último Download em :
13/07/2021 ÀS 16:47:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por