Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: APROXIMAÇÕES ENTRE O LEGAL E O REAL
Autor:
SPOSITO, NEUSA ELISA CARIGNATO
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Drª. DOMINGUEZ, CELI RODRIGUES CHAVES
Data de Defesa:
16/06/2009
Palavras-Chave (PT):
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA DE ENSINO
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO TRATA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO POR DEZENOVE LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DA UNEPS ? BAURU, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2006 EM TRÊS DIFERENTES ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PÚBLICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI VERIFICAR SE A EFETIVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PODERIA OCORRER EM ATENDIMENTO ÀS DETERMINAÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (DCNS) NO QUE SE REFERE À PARCERIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS: A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSA LEGISLAÇÃO PROPÕE UM ACORDO PRELIMINAR ENTRE AS DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE ENSINO E, EM DECORRÊNCIA DESSE ACORDO, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ESTÁGIO COM AÇÕES DE MÚTUA COLABORAÇÃO ENTRE ELAS. HÁ NECESSIDADE DE SE PESQUISAR SOBRE ESSE ASSUNTO, EM ESPECIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DIANTE DO POUCO QUE FOI PUBLICADO ATÉ AGORA, EM VIRTUDE DE A LEI ESTAR EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO, POR EXEMPLO. A PRESENTE PESQUISA TEVE TRÊS ETAPAS: A PRELIMINAR (MOMENTO DA APRESENTAÇÃO DA PESQUISADORA ÀS DUAS DIRETORAS E UMA VICE-DIRETORA DAS TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CENTRADO NA PARCERIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES), A INTERMEDIÁRIA (FASE DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROPRIAMENTE DITO, ENVOLVENDO OS LICENCIANDOS, AS PROFESSORAS, OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS, AS DIRETORAS, VICE-DIRETORA E COORDENADOR PEDAGÓGICO) E A FINAL (PERÍODO DE ENCERRAMENTO, COM UMA AVALIAÇÃO ESCRITA FEITA PELOS LICENCIADOS SOBRE O ESTÁGIO REALIZADO). TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA QUE SE ASSEMELHA AO ESTUDO DE CASO E ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA DAS MODALIDADES DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA APRESENTADA POR FLICK (2004), QUE SE REFERE À CONSTRUÇÃO E À COMPREENSÃO DE TEXTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA REALIZADA, OU SEJA, DA PESQUISA OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM: GRAVAÇÕES, RELATÓRIOS, ANOTAÇÕES, QUESTIONÁRIOS. ALÉM DAS DCNS, OS AUTORES QUE SUSTENTAM ESSE TRABALHO SÃO: SELMA GARRIDO PIMENTA, MIRIAM KRASILCHIK, ANTONIO NÓVOA, CLERMONT GUATHIER, EVANDRO GUEDIN, ENTRE OUTROS. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS BUSCANDO FAZER AS APROXIMAÇÕES ENTRE LEGISLAÇÃO, LITERATURA E AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS PARTICIPANTES NO SENTIDO DE COMPOR O ES INTEGRADO REALIZADO E VERIFICAR SE O MESMO ATENDEU AS DETERMINAÇÕES DAS DCNS E POSSIBILIDADES E LIMITES PARA SUA IMPLANTAÇÃO EM SEMESTRES FUTUROS. AS POSSIBILIDADES FORAM: 1. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR, 2. OS BENEFÍCIOS PARA AS DUAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS, 3. A INCLUSÃO DOS LICENCIANDOS E DE SUAS AÇÕES NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA BÁSICA, TORNANDO-OS ATORES CONSTITUINTES DO CONTEXTO ESCOLAR, 4. A CONTRIBUIÇÃO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS DA EB COMO RESPONSÁVEIS PELAS AÇÕES E ORIENTAÇÕES DOS LICENCIANDOS, 5. A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR O DESINTERESSE DOS LICENCIANDOS EM SEREM PROFESSORES, MOTIVANDO-OS À PROFISSÃO, 6. O DESENVOLVIMENTO DO ES DENTRO DE UMA CONCEPÇÃO DE PRÁTICA EM QUE A TEORIA SEJA INTRÍNSECA A ELA, SUPERANDO A CONCEPÇÃO DE QUE O ESTÁGIO É A PRÁTICA E A GRADUAÇÃO É A TEORIA. OS LIMITES FORAM: 1. AUSÊNCIA DE IDENTIDADE PRÓPRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, 2. A FALTA DE VONTADE POLÍTICA QUE ENVOLVE OS DOIS SISTEMAS DE ENSINO ? O DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SUPERIOR ? NO SENTIDO DE PRIORIZAR A IMPLANTAÇÃO DO ES INTEGRADO, NA UNESP. CONCLUIU-SE QUE A PRESENTE PESQUISA CONTRIBUIU PARA EVIDENCIAR ALGUMAS SITUAÇÕES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DO ES INTEGRADO, MAS NÃO ESGOTOU TODAS AS POSSIBILIDADES, O QUE APONTA PARA A NECESSIDADE DE OUTRAS PESQUISAS PARA ESSE FIM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
AND SCHOOL OF BASIC EDUCATION
INTERACTION BETWEEN UNIVERSITY
MAJORING ON BIOLOGICAL SCIENCES
SUPERVISED STUDENT TEACHING
TEACHING PRACTICE
Resumo Original (EN):
THIS STUDY TREATS ABOUT THE SUPERVISED STUDENT TEACHING PRACTICED BY NINETEEN MAJORING STUDENTS OF THE MAJOR BIOLOGICAL SCIENCES COURSE OF UNESP ? BAURU, ON THE SECOND SEMESTER OF 2006 IN THREE DIFFERENT SCHOOLS OF BASIC EDUCATION, PUBLIC ONES. THE OBJECTIVE OF THE RESEARCH WAS TO VERIFY IF THE EFFECTUATION OF THE SUPERVISED STUDENT TEACHING COULD OCCUR ACCORDING TO THE DETERMINATIONS OF THE NATIONAL CURRICULAR DIRECTIVES FOR THE GRADUATION OF TEACHERS (DNCS) ON WHAT IS REFERRED TO THE PARTNERSHIP BETWEEN GRADUATING INSTITUTIONS: THE UNIVERSITY AND THE SCHOOL OF BASIC EDUCATION. THIS LEGISLATION PROPOSES A PRELIMINARY AGREEMENT BETWEEN THE DIFFERENT TEACHING INSTITUTIONS AND, AS RESULT OF THIS AGREEMENT, THE ELABORATION OF A STUDENT TEACHING PROJECT WITH COOPERATIVE ACTIONS BETWEEN THEM. THERE IS A RESEARCH NEED ABOUT THIS SUBJECT, ESPECIALLY ON MAJORING ON BIOLOGICAL SCIENCES, IN FRONT OF WHAT WAS PUBLISHED SO FAR, IN THE FACT OF THE LAW BEING UNDER IMPLEMENTATION, FOR EXAMPLE. THE PRESENT RESEARCH HAD THREE STAGES: THE PRELIMINARY (MOMENT OF THE INTRODUCTION OF THE RESEARCHER TO THE TWO PRINCIPALS AND ONE VICE-PRINCIPAL OF THREE SCHOOLS OF BASIC EDUCATION WITH SUPERVISED STUDENT TEACHING CENTERED ON THE PARTNERSHIP BETWEEN INSTITUTIONS), INTERMEDIARY (STAGE OF CARRYING OUT THE SUPERVISED STUDENT TEACHING, INVOLVING THE MAJORING STUDENTS, TEACHERS, STUDENTS OF PUBLIC SCHOOLS, PRINCIPALS, VICE-PRINCIPAL AND PEDAGOGICAL COUNSELOR) AND FINAL (PERIOD OF CONCLUSION, WITH A WRITING EVALUATION MADE BY THE MAJORING STUDENTS ABOUT THE STUDENT TEACHING ACCOMPLISHED). IT IS A QUALITATIVE RESEARCH SIMILAR TO THE CASE STUDY AND IS BASED UPON ONE OF THE FORMS OF QUALITATIVE INVESTIGATION PRESENTED BY FLICK (2004), WHICH REFERS TO THE TEXT CONSTRUCTION AND COMPREHENSION STARTING FROM THE ACCOMPLISHED EXPERIENCE, WHICH MEANS, THE RESEARCH. THE INSTRUMENTS OF DATA COLLECTION WERE: RECORDS, REPORTS, NOTES, AND QUESTIONNAIRE. BESIDES THE DCNS, THE AUTHORS THAT SUPPORT THIS RESEARCH ARE: SELMA GARRIDO PIMENTA, MIRIAM KRASILCHIK, ANTONIO NÓVOA, CLERMONT GUATHIER, EVANDRO GUEDIN AND OTHERS. THE DATA OBTAINED WAS ANALYZED SEARCHING FOR A WAY TO APPROXIMATE LEGISLATION, LITERATURE AND ACTIONS DEVELOPED BY THE PARTICIPANTS IN A SENSE TO COMPOSE THE SUPERVISED AND INTEGRATED STUDENT TEACHING AND VERIFY IF THE SAME ATTENDED THE DETERMINATIONS OF THE DCNS AND POSSIBILITIES AND LIMITATIONS TO ITS IMPLANTATION ON FUTURE SEMESTERS. THE POSSIBILITIES WERE: 1. THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY OF THE TEACHER, 2. THE BENEFITS FOR BOTH INSTITUTIONS INVOLVED, 3. THE INCLUSION OF MAJORING STUDENTS AND THEIR ACTIONS ON THE PEDAGOGICAL PROJECT OF THE BASIC SCHOOL, MAKING THEM COMPONENT ACTORS OF SCHOOL CONTEXT, 4. THE CONTRIBUTIONS OF MANY PROFESSIONALS OF BASIC SCHOOL AS RESPONSIBLE FOR THE ACTIONS AND ORIENTATIONS OF MAJORING STUDENTS, 5. THE POSSIBILITY OF TRANSFORMING THE DISINTEREST OF MAJORING STUDENTS TO BECOME TEACHERS, MOTIVATING THEM FOR THE JOB, 6. THE DEVELOPMENT OF THE SUPERVISED STUDENT TEACHING INSIDE A CONCEPTION OF PRACTICE IN WHICH THE THEORY IS INTRINSIC TO IT, SURPASSING THE CONCEPTION THAT STUDENT TEACHING IS THE PRACTICE AND GRADUATION IS THE THEORY. THE LIMITS WERE: 1. ABSENCE OF SELF IDENTITY OF THE MAJORING COURSES, 2. THE LACK OF POLITICAL WILL THAT INVOLVES THE TWO TEACHING SYSTEMS ? BASIC AND SUPERIOR ? ON THE SENSE OF PRIORIZE THE IMPLANTATION OF SUPERVISED AND INTEGRATED STUDENT TEACHING, ON UNESP. IT WAS CONCLUDED THAT THE PRESENT RESEARCH CONTRIBUTED TO SHOW SOME FAVORABLE SITUATIONS TO THE DEVELOPMENT OF SUPERVISED AND INTEGRATED STUDENT TEACHING, BUT DID NOT EXHAUSTED ALL POSSIBILITIES, WHICH POINTS TO A NEED OF OTHER RESEARCHES FOR THIS END.
Arquivo:
TES_DOUT20090616_SPOSITO NEUSA ELISA CARIGNATO.pdf
Tamanho:
2011 Kb (2011991 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/08/2010 ÀS 11:14:07
Atualizado:
24/08/2010 ÀS 11:14:07
Visitas:
1747
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 05:35:59
Downloads:
81
Último Download em :
17/03/2017 ÀS 11:34:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por