DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE |
Autor: |
BRANDO, FERNANDA DA ROCHA |
Email: |
frochabrando@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CAVASSAN, OSMAR ♠ Drª. DOMINGUES, MARICE THEREZA CORREA
|
Data de Defesa: |
30/03/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ FORMAÇÃO INICIAL ♠ IDENTIDADE PROFISSIONAL ♠ SEMIÓTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA ?ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE? DISCUTE A
ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNESP ?
CAMPUS BAURU. POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, LEVANTAMOS QUAIS FORAM OS
ANSEIOS DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO AO CURSO QUE FREQÜENTAM E QUAL A IDENTIDADE QUE
DEMONSTRARAM PARA COM O MESMO. PARA TANTO, UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, REFERENCIAIS
TEÓRICOS SOBRE IDENTIDADE E, NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, O REFERENCIAL TEÓRICO DA SEMIÓTICA
PEIRCEANA. ESSAS ANÁLISES NOS EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO NA REESTRUTURAÇÃO
DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO EM QUESTÃO, ALÉM DA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO, NOS
QUAIS ESSES UNIVERSITÁRIOS POSSAM ANALISAR, DE MANEIRA CRÍTICA, SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DO
CURSO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE. |
|
Título (EN): |
ENGLISH |
Palavras-Chave (EN): |
♠ INITIAL FORMATION ♠ PROFESSIONAL IDENTITY ♠ SEMIOTICS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH WHICH IS ENTITLED ?PROFESSIONAL CHOICE: A QUESTION OF IDENTITY? DISCUSS
THE PROFESSIONAL CHOICE OF MAJOR IN BIOLOGICAL SCIENCE STUDENTS AT UNESP - AT BAURU
CAMPUS. THE DESIRES RELATING TO THE COURSE TAKEN BY THESE STUDENTS, AS WELL AS WHICH IDENTITY
THEY DEMONSTRATE TO THEMSELVES WERE RAISED THROUGH SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS. FOR THAT,
QUALITATIVE RESEARCH AND IDENTITY THEORETICAL RESEARCH WERE USED AND PEIRCE?S THEORETICAL
SEMIOTICS REFERENCE WAS ALSO USED IN THE ANALYSIS OF THE COLLECTED DATA. THESE ANALYSES
SHOWED THAT THERE IS A NECESSITY OF AN EVALUATION IN THE RESTRUCTURE OF THE CURRICULAR CONTENT OF
THE COURSE IN QUESTION. THERE IS ALSO A NECESSITY OF CREATING DISCUSSION SPACE, IN WHICH
UNIVERSITY STUDENTS CAN ANALYZE IN A CRITICAL WAY THEIR CONCEPTIONS CONCERNING THE COURSE,
MAINLY THE ONES RELATED TO TEACHER?S PERFORMANCE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050330_BRANDO FERNANDA DA ROCHA.pdf
|
Tamanho: |
1118 Kb (1118943 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
21/06/2007 ÀS 09:28:10 |
Atualizado: |
21/06/2007 ÀS 09:28:10 |
Visitas: |
1751 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 18:54:06 |
Downloads: |
194 |
Último Download em : |
05/11/2023 ÀS 13:33:41 |