Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
Autor:
BRANDO, FERNANDA DA ROCHA
Email:
frochabrando@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. DOMINGUES, MARICE THEREZA CORREA
Data de Defesa:
30/03/2005
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO INICIAL
IDENTIDADE PROFISSIONAL
SEMIÓTICA
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA ?ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE? DISCUTE A ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNESP ? CAMPUS BAURU. POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, LEVANTAMOS QUAIS FORAM OS ANSEIOS DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO AO CURSO QUE FREQÜENTAM E QUAL A IDENTIDADE QUE DEMONSTRARAM PARA COM O MESMO. PARA TANTO, UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE IDENTIDADE E, NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, O REFERENCIAL TEÓRICO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA. ESSAS ANÁLISES NOS EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO NA REESTRUTURAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO EM QUESTÃO, ALÉM DA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO, NOS QUAIS ESSES UNIVERSITÁRIOS POSSAM ANALISAR, DE MANEIRA CRÍTICA, SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DO CURSO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
INITIAL FORMATION
PROFESSIONAL IDENTITY
SEMIOTICS
Resumo Original (EN):
THE PRESENT RESEARCH WHICH IS ENTITLED ?PROFESSIONAL CHOICE: A QUESTION OF IDENTITY? DISCUSS THE PROFESSIONAL CHOICE OF MAJOR IN BIOLOGICAL SCIENCE STUDENTS AT UNESP - AT BAURU CAMPUS. THE DESIRES RELATING TO THE COURSE TAKEN BY THESE STUDENTS, AS WELL AS WHICH IDENTITY THEY DEMONSTRATE TO THEMSELVES WERE RAISED THROUGH SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS. FOR THAT, QUALITATIVE RESEARCH AND IDENTITY THEORETICAL RESEARCH WERE USED AND PEIRCE?S THEORETICAL SEMIOTICS REFERENCE WAS ALSO USED IN THE ANALYSIS OF THE COLLECTED DATA. THESE ANALYSES SHOWED THAT THERE IS A NECESSITY OF AN EVALUATION IN THE RESTRUCTURE OF THE CURRICULAR CONTENT OF THE COURSE IN QUESTION. THERE IS ALSO A NECESSITY OF CREATING DISCUSSION SPACE, IN WHICH UNIVERSITY STUDENTS CAN ANALYZE IN A CRITICAL WAY THEIR CONCEPTIONS CONCERNING THE COURSE, MAINLY THE ONES RELATED TO TEACHER?S PERFORMANCE.
Arquivo:
DIS_MEST20050330_BRANDO FERNANDA DA ROCHA.pdf
Tamanho:
1118 Kb (1118943 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/06/2007 ÀS 09:28:10
Atualizado:
21/06/2007 ÀS 09:28:10
Visitas:
1736
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:30:38
Downloads:
194
Último Download em :
05/11/2023 ÀS 13:33:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por