Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM MATO GROSSO DO SUL: DE MANUAIS DIDÁTICOS A OBRAS CLÁSSICAS NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Autor:
MIANUTTI, JOÃO
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. ALVES, GILBERTO LUIZ
Drª. SELLES, SANDRA LUCIA ESCOVEDO
Data de Defesa:
08/03/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE EVOLUÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Resumo Original (PT):
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É UMA TEORIA UNIFICADORA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO POSTULADA, NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, COMO UM DOS EIXOS PARA SE ORGANIZAR O CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. APESAR DE EXISTIR UM CONSENSO ENTRE OS BIÓLOGOS SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA PARA COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA, PESQUISAS DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS TÊM DESTACADO QUE ESTUDANTES E PROFESSORES TEM DIFICULDADES PARA O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS BASILARES DO PENSAMENTO EVOLUTIVO. NESTA PERSPECTIVA, TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A CIÊNCIA DA HISTÓRIA, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA ESCOLA BÁSICA. PARA TANTO, NO PRESENTE TRABALHO BUSCOU-SE ANALISAR O ALCANCE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADO EM UMA TEMÁTICA ÚNICA ? EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ? E NO ESTUDO DE OBRAS CLÁSSICAS DO PENSAMENTO EVOLUTIVO. ESTA ALTERNATIVA ESTÁ PAUTADA NA HIPÓTESE QUE PROPOSTAS CENTRADAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO PODEM SE CONSTITUIR NUMA ESTRATÉGIA FECUNDA PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS DA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL E, TAMBÉM, PARA TRATAR OUTROS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS PARA O TRABALHO DOCENTE. PARA OBTENÇÃO DE DADOS EMPÍRICOS FOI DESENVOLVIDO O CURSO DE EXTENSÃO ?SUBSÍDIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?, COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. TENDO COMO ORIENTAÇÃO A ABORDAGEM QUALITATIVA, DURANTE O CURSO VÁRIOS INSTRUMENTOS FORAM UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS. PELA ANÁLISE, CONSTATOU-SE QUE DOIS ASPECTOS, DIRETAMENTE RELACIONADOS, DIFICULTARAM A LEITURA DOS TEXTOS SELECIONADOS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO VIGENTE NA ESCOLA E A EXAUSTIVA ROTINA DE TRABALHO DOS PROFESSORES. DENTRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA, DESTACAM-SE: OS PROFESSORES FORAM MUITO RECEPTIVOS A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CENTRADA EM UMA TEMÁTICA ÚNICA DO DOMÍNIO ESPECIFICO; O GRUPO ACOLHEU BEM, COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DIDÁTICO PARA TRATAR O ASSUNTO NO ENSINO MÉDIO; O DESAFIO DE EXPLICITAR NO PROJETO AS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, ENSINO, ETC., PERMITIU TRAZER PARA O CURSO ALGUNS RESULTADOS DE PESQUISA DA ÁREA DE ENSINO; NA AVALIAÇÃO DOS CURSISTAS, O PONTO MAIS POSITIVO FORAM OS RECURSOS (CAPÍTULOS DE LIVROS, ENTREVISTAS, DOCUMENTÁRIOS, FILMES, ETC.) DISPONIBILIZADOS PARA FINS DIDÁTICOS. ESTES ASPECTOS PODEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHER DEVELOPMENT
EVOLUTION TEACHING
Resumo Original (EN):
BIOLOGICAL EVOLUTION IS A UNIFIER THEORY IN THE BIOLOGICAL SCIENCES, ACCORDING TO THE NATIONAL CURRICULAR PARAMETERS, AS ONE OF THE AXES TO ORGANIZE THE BIOLOGY CURRICULUM IN HIGH SCHOOL. DESPITE A CONSENSUS AMONG BIOLOGISTS ABOUT THE IMPORTANCE OF THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL DIVERSITY, RESEARCHES CONDUCTED IN THE AREA OF SCIENCE TEACHING HAVE HIGHLIGHTED THAT TEACHERS AND STUDENTS HAVE DIFFICULTIES IN UNDERSTANDING BASIC CONCEPTS OF THE EVOLUTIONARY THINKING. UNDER SUCH ASSUMPTION AND BASED ON THE THEORETICAL GUIDELINES OF SCIENCE OF HISTORY, THE MAIN OBJECTIVE OF THE CURRENT STUDY IS TO CONTRIBUTE TO ENHANCE THE BIOLOGICAL EVOLUTION TEACHING IN ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL. IN ORDER TO ACCOMPLISH THAT, THE CURRENT STUDY ANALYZED THE OUTCOMES OF A PROCESS OF ONGOING TEACHER DEVELOPMENT FOCUSED ON AN ONLY THEME ? BIOLOGICAL EVOLUTION ? AND IN THE STUDY OF CLASSICAL THEORIES OF EVOLUTIONARY THINKING. THIS CHOICE RELIES ON THE HYPOTHESIS THAT PROPOSALS CENTERED ON SPECIFIC DOMAINS MIGHT BUILD A STRATEGY TO DEEP KNOWLEDGE IN PRE-SERVICE TEACHER DEVELOPMENT AND ALSO TO TREAT OTHER ESSENTIAL KNOWLEDGE TO THE TEACHING CAREER. EMPIRICAL DATA GATHERING WAS OBTAIN IN A COMMUNITY COURSE, ?THEORETICAL AND METHODOLOGICAL SUBSIDES TO THE TEACHING OF EVOLUTION IN ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL? ADDRESSED TO PUBLIC SCHOOL TEACHERS IN THE STATE OF MATO GROSSO DO SUL, UNDER A QUALITATIVE APPROACH AND THROUGH SEVERAL DATA GATHERING INSTRUMENTS. ANALYSIS SHOWS THAT TWO RELATED ASPECTS CONTRIBUTED TO PARTICIPANTS HAVE DIFFICULTIES IN READING SELECTED TEXTS: DIDACTIC WORK ORGANIZATION IN SCHOOLS AND TEACHERS WORKLOAD. RESEARCH DEMONSTRATED SOME CONTRIBUTIONS SUCH AS: TEACHERS WERE VERY RECEPTIVE IN RELATION TO THE TEACHER DEVELOPMENT CENTERED IN AN ONLY THEME OF SPECIFIC DOMAIN; THE GROUP OF TEACHERS CHOSE AS AN ASSESSMENT PROPOSE, THE ELABORATION OF A DIDACTIC PROJECT TO DEAL WITH THE TOPIC IN HIGH SCHOOL; THE CHALLENGE OF MAKING CLEAR THE CONCEPTION TEACHING AND LEARNING, AMONG OTHERS CREATED THE POSSIBILITY OF OFFERING THE COURSE SOME OUTCOMES OF RESEARCH IN THE AREA OF TEACHING. ASSESSMENT EVIDENCED THAT THE MOST POSITIVE ASPECTS WERE THE RESOURCES (BOOK CHAPTERS, INTERVIEWS, DOCUMENTARIES, FILMS, ETC) THAT WERE USED AS A DIDACTIC PURPOSE. THESE ASPECTS MIGHT BE CONSIDERED IN THE DESIGNING OF TEACHER DEVELOPMENT PROPOSALS.
Arquivo:
TES_DOUT20100308_MIANUTTI JOAO.pdf
Tamanho:
900 Kb (900093 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/07/2010 ÀS 14:21:10
Atualizado:
20/07/2010 ÀS 14:21:10
Visitas:
1207
Última Visita em :
22/04/2024 ÀS 01:40:00
Downloads:
89
Último Download em :
04/04/2024 ÀS 13:22:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por