Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
OS ESTUDOS DE AVERY, MACLEOD E MCCARTY E A IDÉIA DO DNA COMO RESPONSÁVEL PELA HEREDITARIEDADE: INTERPRETAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS E APONTAMENTOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Autor:
BATISTETI, CAROLINE BELOTTO
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. ARAUJO, ELAINE SANDRA NICOLINI NABUCO DE
Drª. PRESTES, MARIA ELICE BRZEZINSKI
Data de Defesa:
25/05/2010
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE BIOLOGIA.
HEREDITARIEDADE, DNA
HISTÓRIA DA BIOLOGIA MOLECULAR
PRINCÍPIO TRANSFORMANTE
Resumo Original (PT):
UM DOS MOMENTOS HISTÓRICOS INTERESSANTES NO ESTABELECIMENTO DA BIOLOGIA MOLECULAR DIZ RESPEITO ÀS PESQUISAS REALIZADAS POR AVERY, MACLEOD E MCCARTY, QUE INDICARAM QUE A NATUREZA QUÍMICA DO PRINCÍPIO TRANSFORMANTE BACTERIANO ERA O DNA. A NOSSO VER, ESSE EPISÓDIO PODE SER EXPLORADO DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, E ASSIM FORNECER ELEMENTOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. EM RELAÇÃO À PERSPECTIVA HISTÓRICA, EMBORA OS ESTUDOS DE AVERY E COLABORADORES SEJAM ATUALMENTE CONSIDERADOS REFERÊNCIA NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE DNA E HEREDITARIEDADE, HÁ NA LITERATURA APONTAMENTOS SOBRE A PROVÁVEL NÃO ACEITAÇÃO IMEDIATA DESSES PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÉPOCA (1944). ASSIM, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI INVESTIGAR, POR MEIO DA ANÁLISE DE FONTES PRIMÁRIAS, COMO ARTIGOS, DOCUMENTOS E CORRESPONDÊNCIAS QUE ENVOLVEM AVERY E COLABORADORES, OS MOTIVOS PARA A RESISTÊNCIA INICIAL AOS RESULTADOS DE SEUS TRABALHOS. DENTRE AS RAZÕES LEVANTADAS, PODEMOS MENCIONAR DÚVIDAS DE CUNHO TÉCNICO, QUE INDICAVAM A PRESENÇA DE PROTEÍNAS NOS PREPARADOS UTILIZADOS POR AVERY E COLABORADORES, A SUPOSTA TIMIDEZ DE AVERY E A IDÉIA DE SUA PROPOSTA TER SIDO CIENTIFICAMENTE PREMATURA. OUTRA RAZÃO, QUE APARENTEMENTE, ABRANGE UM MAIOR NÚMERO DE ASPECTOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUESTÃO, REFERE-SE À HIPÓTESE DE QUE A IDÉIA DO DNA COMO RESPONSÁVEL PELA HEREDITARIEDADE ENCONTROU DIFICULDADES EM SER ACEITA, POIS, FOI PRODUZIDA E APRESENTADA INICIALMENTE FORA DA ÁREA DE DOMÍNIO DA TEMÁTICA DE INTERESSE, NO CASO, A GENÉTICA. ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO EPISÓDIO HISTÓRICO EM QUESTÃO NO ENSINO, ESSA SE JUSTIFICA, POIS POSSIBILITA A OBSERVAÇÃO DE DIVERSOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM E ESTÃO ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, COMO POR EXEMPLO: IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS, SUBJETIVIDADE DOS INDIVÍDUOS, COLETIVIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, INFLUÊNCIAS SOCIAIS (INIMIZADES), IMPACTO DO PERIÓDICO EM QUE SE DÁ UMA DETERMINADA PUBLICAÇÃO, AUSÊNCIA/POUCO INTERCÂMBIO OU ATÉ MESMO RESISTÊNCIA DE TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE ÁREAS DO CONHECIMENTO DISTINTAS E AS DIFICULDADES NO ROMPIMENTO COM IDÉIAS PREVALECENTES EM DETERMINADO PERÍODO. FOI NESSA PERSPECTIVA QUE SUGERIMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA, QUE ENVOLVE ALGUNS FATOS PONTUAIS RELACIONADOS AO EPISÓDIO HISTÓRICO ESTUDADO, DIRECIONADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
HEREDITY, DNA
HISTORY OF MOLECULAR BIOLOGY
TEACHING OF BIOLOGY
TRANSFORMING PRINCIPLE
Resumo Original (EN):
ONE OF THE INTERESTING HISTORICAL MOMENT ON THE ESTABLISHMENT OF MOLECULAR BIOLOGY IS RELATED TO AVERY, MACLEOD AND MCCARTY?S RESEARCH, WHICH INDICATED THAT THE CHEMICAL NATURE OF THE TRANSFORMING PRINCIPLE IN BACTERIA WAS DNA. IN OUR VIEW, THIS EPISODE CAN BE EXPLORED FROM A HISTORICAL PERSPECTIVE, AND THUS PROVIDE RELEVANT INFORMATION TO THE TEACHING OF SCIENCE. REGARDING THE HISTORICAL PERSPECTIVE, ALTHOUGH AVERY AND HIS COLLEAGUE?S STUDIES ARE NOW CONSIDERED LANDMARK IN THE ESTABLISHMENT OF RELATIONS BETWEEN DNA AND HEREDITY, IN LITERATURE THERE ARE NOTES ON THE PROBABLE IMMEDIATE REJECTION OF THIS BY THE SCIENTIFIC COMMUNITY OF THAT TIME (1944). THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE, THROUGH ANALYSIS OF PRIMARY SOURCES SUCH AS ARTICLES, DOCUMENTS AND CORRESPONDENCE INVOLVING AVERY AND HIS COLLEAGUES, THE REASONS FOR THE INITIAL RESISTANCE TO THE RESULTS OF THEIR WORK. AMONG THE REASONS RAISED, WE CAN MENTION TECHNICAL-DOUBT, WHICH INDICATED THE PRESENCE OF PROTEIN IN THE PREPARATIONS USED BY AVERY AND HIS COLLEAGUES, THE ALLEGED AVERY?S TIMIDITY AND THE IDEA OF HIS PROPOSAL WAS SCIENTIFICALLY PREMATURE. ANOTHER REASON, WHICH APPARENTLY INCLUDES A GREATER NUMBER OF ISSUES INVOLVED IN BUILDING THE KNOWLEDGE IN DISCUSSION, REFERS TO THE HYPOTHESIS THAT THE IDEA OF DNA AS RESPONSIBLE FOR HEREDITY FOUND DIFFICULTIES TO BE ACCEPTED, BECAUSE IT WAS PRODUCED AND PRESENTED INITIALLY OUTSIDE OF GENETICS FIELD. AS FAR AS USE OF THE REFERRED HISTORICAL EPISODE IN EDUCATION OR IN TEACHING OF BIOLOGY, THIS IS JUSTIFIED BECAUSE IT ENABLES THE OBSERVATION OF SEVERAL ELEMENTS THAT CHARACTERIZE AND ARE INVOLVED IN SCIENTIFIC RESEARCH, SUCH AS: METHODOLOGICAL IMPLICATIONS, THE SUBJECTIVITY OF INDIVIDUALS, COLLECTIVE PRODUCTION OF KNOWLEDGE, SOCIAL INFLUENCES (HOSTILITY), THE IMPACT OF THE JOURNAL IN WHICH THEY RELEASE A SPECIFIC PUBLICATION, NO / LITTLE EXCHANGE OR EVEN RESISTANCE TO EXCHANGE INFORMATION AMONG DIFFERENT AREAS OF KNOWLEDGE AND THE DIFFICULTIES IN BREAKING WITH PREVAILING IDEAS IN A DETERMINED PERIOD. WITHIN THIS FRAMEWORK WE SUGGEST A DIDACTIC PROPOSAL, WHICH INVOLVES SOME SPECIFIC EVENTS RELATED TO THE HISTORICAL EPISODE STUDIED, DIRECTED TOWARDS THE INITIAL FORMATION OF TEACHERS OF BIOLOGY.
Arquivo:
DIS_MEST20100525_BATISTETI CAROLINE BELOTTO.pdf
Tamanho:
5112 Kb (5112530 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/07/2010 ÀS 13:40:29
Atualizado:
20/07/2010 ÀS 13:40:29
Visitas:
3266
Última Visita em :
17/05/2024 ÀS 12:21:17
Downloads:
96
Último Download em :
26/08/2021 ÀS 20:46:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por