Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CULTURA CIENTÍFICA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CIENTISTAS
Autor:
CHICARINO, ANGÉLICA DA GRAÇA GONÇALVES PALMEIRA
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Drª. VIANNA, DEISE MIRANDA
Dr. LONGHINI, MARCOS DANIEL
Data de Defesa:
27/07/2009
Palavras-Chave (PT):
CULTURA CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
FORMAÇÃO DISCURSIVA
HABITUS
Resumo Original (PT):
MUITOS QUESTIONAMENTOS RELATIVOS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO E SUA PERTINÊNCIA SOCIAL TÊM SIDO GERADOS EM DECORRÊNCIA TANTO DO SEU DESENVOLVIMENTO QUANTO DA ESPECIALIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA FORMA COMO ELA SE DIVIDIU EM SETORES E ÁREAS DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO DE CONSTITUIÇÃO DE SIGNIFICADOS CULTURAIS, VISTO PELA PERSPECTIVA DISCURSIVA, BUSCA, POR MEIO DE ANÁLISE SISTEMÁTICA, IDENTIFICAR FORMAÇÕES DISCURSIVAS E, PORTANTO, IDEOLÓGICAS, QUE CONSTITUEM SIGNIFICAÇÕES E CORRESPONDEM, NA PRÁTICA, A PONTOS DE VISTA, VALORES, ESCOLHAS E POSIÇÕES ADOTADAS PELOS CIENTISTAS, QUE SÃO EXPRESSÃO DE SEUS HABITUS, AO FALAREM À SOCIEDADE, ABORDANDO QUESTÕES DE ENSINO. LOGO, O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É APREENDER, NOS DISCURSOS DE CIENTISTAS DA PESQUISA DE BASE BRASILEIROS, AQUI ANALISADOS, PERSPECTIVAS RELATIVAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS QUE PODEM ESTAR CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE UM IMAGINÁRIO DA CIÊNCIA DESFAVORÁVEL À PERSPECTIVA CULTURAL PROPOSTA PELA PESQUISA EM ENSINO E EDUCAÇÃO, BEM COMO DIVISAR POSSÍVEIS PONTOS DE SUSTENTAÇÃO DA SEPARAÇÃO ENTRE CIENTISTAS DA PESQUISA DE BASE E OS DA APLICADA, PARTICULARMENTE OS ESTUDIOSOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS, QUE REPERCUTEM NO NÃO ESTABELECIMENTO DE UMA PERSPECTIVA MAIS COESA SOBRE CULTURA CIENTÍFICA EM NOSSO PAÍS.
Título (EN):
NÃO COSNTA
Palavras-Chave (EN):
DISCURSIVE FORMATION.
HABITUS
SCIENTIFIC CULTURE
SCIENTIFIC EDUCATION
Resumo Original (EN):
MANY QUESTIONS RELATED TO THE SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE AND THEIR SOCIAL RELEVANCE HAVE BEEN GENERATED DUE TO THE SCIENCE SPECIALIZATION AND THE FORM HOW IT DIVIDED ITSELF IN SECTORS AND AREAS OF KNOWLEDGE. THIS WORK OF CULTURAL MEANINGS CONSTITUTION, SEEN BY THE DISCOURSE PERSPECTIVE, SEEKS, BY A SYSTEMATIC ANALYSIS, IDENTIFY DISCURSIVE FORMATIONS AND THUS, IDEOLOGICAL, THAT CONSTITUTE MEANINGS AND ARE RELATED TO, IN PRACTICE, POINTS OF VIEW, VALUES, CHOICES AND POSITIONS TAKEN BY SCIENTISTS, THAT EXPRESS THEIR HABITUS, WHEN THEY TALK TO THE SOCIETY ABOUT TEACHING ISSUES. SO, THE INTENTION OF THIS WORK IS TO APPREHEND, IN THE DISCOURSES OF THE BRAZILIAN SCIENTISTS HERE STUDIED, PERSPECTIVES RELATED TO THE TEACHING OF SCIENCES THAT COULD CONTRIBUTE TO THE FORMATION OF AN IMAGINARY OF THE SCIENCE UNFAVORABLE TO THE CULTURAL PERSPECTIVE PROPOSED BY THE RESEARCH IN EDUCATION AND TEACHING, ALSO HOW TO DISCERN POSSIBLE POINTS OF SUPPORT OF THE SEPARATION BETWEEN BASIC RESEARCH SCIENTISTS AND APPLIED RESEARCH SCIENTISTS THAT REVERBERATE INTO THE NO ESTABLISHMENT OF A MORE UNIFIED PERSPECTIVE ABOUT SCIENTIFIC CULTURE IN OUR COUNTRY.
Arquivo:
TES_DOUT20090727_CHICARINO ANGELICA DA GRACA GONCALVES PALMEIRA.pdf
Tamanho:
817 Kb (817800 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/07/2010 ÀS 10:03:33
Atualizado:
20/07/2010 ÀS 10:03:33
Visitas:
1318
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 06:22:22
Downloads:
62
Último Download em :
29/03/2024 ÀS 13:11:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por