Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS OBRAS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIA
Autor:
WESOLOWSKI TAVARES, LEANDRO HENRIQUE
Email:
pgfc@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. MEGID NETO, JORGE
Data de Defesa:
23/02/2010
Palavras-Chave (PT):
CONCEITO DE SUBSTÂNCIA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
LIVROS DIDÁTICOS
Resumo Original (PT):
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) ENQUADRA-SE DENTRO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO, COMPRA E DISTRIBUIÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS AOS PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, SENDO UMA MEDIDA RECENTE QUE ATENDEU, PROGRESSIVAMENTE, AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, BIOLOGIA, HISTÓRIA, QUÍMICA, FÍSICA E GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. REFERENTE À QUÍMICA, OS LIVROS DIDÁTICOS ENVIADOS PELAS EDITORAS FORAM SUBMETIDOS, EM 2007, A VÁRIAS ETAPAS DE ANÁLISE POR UMA EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA ÁREA DE QUÍMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS. COMO RESULTADO FOI ELABORADO O CATÁLOGO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM/2008: QUÍMICA), UM DOCUMENTO QUE APRESENTA E DISCUTE, VIA RESENHA, AS CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS APROVADAS, SEGUIDAS PELA FICHA AVALIATIVA, NO ANEXO. ENTRE OS EIXOS ORIENTADORES DESSA FICHA DE AVALIAÇÃO HÁ CRITÉRIOS, ELIMINATÓRIOS E CLASSIFICATÓRIOS, REFERENTES À NATUREZA DA CIÊNCIA. MAS, APESAR DE CONSIDERAREM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ANÁLISE, VERIFICAMOS QUE ESSE ASPECTO - NATUREZA DA CIÊNCIA - É RELATADO DE FORMA VAGA NAS BREVES RESENHAS DE ALGUNS LIVROS PELO CATÁLOGO. DESSA FORMA, INVESTIGAMOS COMO ESSAS OBRAS DE QUÍMICA APRESENTAM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, SENDO ESCOLHIDO O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA PARA TAL VERIFICAÇÃO, UMA VEZ QUE A CONSTRUÇÃO DESSA TEMÁTICA RELEVA UMA RIQUEZA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA AO LONGO DOS ANOS. A ANÁLISE DESSES MATERIAIS DIDÁTICOS FOI FUNDAMENTADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, UM VIÉS QUE POSSIBILITOU A CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS PARA A LEITURA CRÍTICA DO MATERIAL, COM SUBSEQÜENTE IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS. OS DADOS OBTIDOS REVELAM QUE ALGUNS AUTORES LEVAM EM CONSIDERAÇÃO, EM MAIOR OU MENOR GRAU, ASPECTOS HISTÓRICOEPISTEMOLÓGICOS NO TRATAMENTO DE ALGUNS CONCEITOS, MAS HÁ NECESSIDADE DE REVEREM ALGUMAS QUESTÕES LIMITADAS OU AUSENTES, COMO A DISCUSSÃO SOBRE A METODOLOGIA CIENTÍFICA E O PAPEL DAS INFLUÊNCIAS ECONÔMICO-POLÍTICO-SOCIAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS QUÍMICOS. NESSE CAMINHAR, ACREDITAMOS QUE O INVESTIMENTO NA MELHORIA DAS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES TAMBÉM É UMA AÇÃO A SER REPENSADA, CRIANDO CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA OS DOCENTES ADAPTAREM E USAREM METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
TEXTBOOKS; HISTORY OF SCIENCE; SUBSTANCE CONCEPT
Resumo Original (EN):
THE NATIONAL PROGRAM OF THE TEXTBOOK FOR HIGH SCHOOL (PNLEM) IT?S A PUBLIC POLITIC OF EVALUATION, PURCHASE AND DISTRIBUTION OF TEXTBOOKS TO THE TEACHERS AND STUDENTS OF THE PUBLIC SCHOOLS, BEING A GRADUAL ACTION FOR DISCIPLINES OF THE HIGH SCHOOL, AS PORTUGUESE LANGUAGE, MATHEMATICAL, BIOLOGY, HISTORY, CHEMISTRY, PHYSICS AND GEOGRAPHY. IN THE CHEMISTRY AREA, ITS TEXTBOOKS SENT BY PUBLISHING COMPANIES HAD BEEN SUBMITTED, IN 2007, TO SOME STAGES OF ANALYSIS BY A SPECIALISTS? SET OF THE AREA OF CHEMISTRY OF PUBLIC AND PRIVATE UNIVERSITIES. AS RESULT WAS ELABORATED THE CATALOGUE OF THE NATIONAL PROGRAM OF THE TEXTBOOK FOR THE HIGH SCHOOL (PNLEM/2008: CHEMISTRY), A DOCUMENT THAT PRESENTS AND ARGUES THE CHARACTERISTICS OF THE TEXTBOOKS APPROVED, FOLLOWED FOR THE VALUATION FICHE, IN THE ANNEX. IT ENTERS AXLES OF THIS VALUATION FICHE HAS CRITERIA, ELIMINATORY AND CLASSIFICATORY, REFERRING TO THE NATURE OF SCIENCE. BUT, ALTHOUGH ANALYSIS TO CONSIDER THE HISTORY OF SCIENCE, WE VERIFY THAT THIS ASPECT - NATURE OF SCIENCE - IS TREATY OF VACANT FORM IN THE BRIEF REVIEW OF SOME TEXTBOOKS BY CATALOGUE. THUS, WE INVESTIGATE AS THESE CHEMISTRY TEXTBOOKS EXPLORE THE HISTORY OF SCIENCE, BEING CHOSEN THE CHEMICAL SUBSTANCE CONCEPT FOR THIS VERIFICATION, A TIME THAT THE CONSTRUCTION OF THIS THEMATIC PRESENTS A RICH HISTORICAL-EPISTEMOLOGICAL DESCRIPTION. THE ANALYSIS OF THESE DIDACTIC MATERIALS WAS BASED ON THE CONTENT ANALYSIS, A TECHNIQUE THAT MADE POSSIBLE THE CONSTRUCTION OF CATEGORIES FOR THE CRITICAL READING OF THE MATERIAL, WITH SUBSEQUENT IDENTIFICATION OF THE CHARACTERISTICS OF THE TEXTBOOKS. THE RESULTS SHOW THAT SOME AUTHORS WORKED, IN GREATER OR MINOR DEGREE, HISTORICAL-EPISTEMOLOGICAL ASPECTS IN THE TREATMENT OF SOME CONCEPTS, BUT IT HAS NECESSITY TO REVIEW SOME LIMITED OR ABSENT QUESTIONS, AS THE DISCUSSION ON THE SCIENTIFIC METHODOLOGY AND THE PAPER OF THE ECONOMIC-POLITICIANSOCIAL INFLUENCES IN THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF THE CHEMICAL CONCEPTS. MOREOVER, WE BELIEVE THAT THE INVESTMENT IN THE INITIAL AND CONTINUED FORMATIONS OF THE TEACHERS ALSO CAN TO BE IMPROVEMENT, CREATING CONDITIONS TO THE PROFESSORS MODIFY AND TO USE VARIED METHODOLOGIES AND DIDACTICS TOOL IN THE TEACH-LEARNING PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20100223_WESOLOWSKI TAVARES LEANDRO HENRIQUE.pdf
Tamanho:
1060 Kb (1060785 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/07/2010 ÀS 16:46:47
Atualizado:
16/07/2010 ÀS 16:46:47
Visitas:
1636
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 05:22:12
Downloads:
65
Último Download em :
21/07/2022 ÀS 19:00:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por