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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RECONHECIMENTO DE PALAVRAS, NOMEAÇÃO DE FIGURAS E DE PALAVRAS IMPRESSAS EM SURDOS IMPLANTADOS PRÉ-LINGUAIS
Autor:
BATTAGLINI, MARINA PAVÃO
Email:
marina_battaglini@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Drª. DOMENICONI, CAMILA
Data de Defesa:
25/02/2010
Palavras-Chave (PT):
CONTROLE DE ESTÍMULOS
EXPANSÃO DE REPERTÓRIO VERBAL
IMPLANTE COCLEAR
SURDEZ PRÉ-LINGUAL
Resumo Original (PT):
CRIANÇAS COM SURDEZ ADQUIRIDA ANTES DA LINGUAGEM (SURDEZ PRÉ-LINGUAL) PODEM TER A DETECÇÃO AUDITIVA ESTABELECIDA PELA PRIMEIRA VEZ A PARTIR DA ATIVAÇÃO DO IMPLANTE COCLEAR (IC), CONTUDO, OS REPERTÓRIOS DE OUVIR E DE FALAR REQUEREM APRENDIZAGEM. UMA QUESTÃO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO DIZ RESPEITO ÀS CONDIÇÕES SOB AS QUAIS ESTES REPERTÓRIOS SE ESTABELECEM E SE EXPANDEM A PARTIR DO USO DO IC. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR SE IMPLANTADOS COCLEARES PRÉ-LINGUAIS APRENDERIAM RELAÇÕES CONDICIONAIS ENTRE PALAVRA DITADA E FIGURA (AB) E ENTRE FIGURA E PALAVRA IMPRESSA (BC) VIA EXCLUSÃO; E SE A APRENDIZAGEM DESTAS RELAÇÕES SERIA CONDIÇÃO PARA A EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES TRANSITIVAS (AC) E SIMÉTRICAS (CB), PARA A NOMEAÇÃO DE FIGURAS (BD) E DE PALAVRAS IMPRESSAS (CD) E PARA O RESPONDER GENERALIZADO DIANTE DAS MESMAS PALAVRAS DITADAS NO ENSINO (VOZ FEMININA DE ADULTO), MAS COM OUTRA INTENSIDADE E FREQÜÊNCIA DE VOZ (VOZ MASCULINA DE ADULTO E DE CRIANÇA). FORAM REALIZADOS DOIS ESTUDOS COM OBJETIVOS SEMELHANTES, PORÉM, COM UMA DIFERENÇA PROCEDIMENTAL. NO ESTUDO 1, TRÊS CRIANÇAS ENTRE SEIS E SETE ANOS DE IDADE, COM SURDEZ PRÉ-LINGUAL E USUÁRIAS DE IC MODELO NUCLEUS 24K FORAM EXPOSTAS A TAREFAS DE EMPARELHAMENTO DE ACORDO COM O MODELO, PELO SOFTWARE MTS®. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS INDIVIDUALMENTE E GRAVADAS EM FITAS VHS PARA REGISTRO E ANÁLISE DAS VOCALIZAÇÕES. O PROCEDIMENTO INICIAVA COM O PRÉ-TREINO E, POSTERIORMENTE, O REPERTÓRIO INICIAL ERA AVALIADO NO PRÉ-TESTE, A PARTIR DO QUAL ERAM ESCOLHIDOS OS ESTÍMULOS QUE PARTICIPARIAM DO ENSINO E TESTES SUBSEQÜENTES. O PROCEDIMENTO DE ENSINO DA LINHA DE BASE (AB E BC) FOI O ENSINO POR EXCLUSÃO. APÓS A AQUISIÇÃO DA LINHA DE BASE, ERAM CONDUZIDOS TESTES DE FORMAÇÃO DE CLASSES (AC E CB), SEGUIDOS PELOS TESTES DE GENERALIZAÇÃO, DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS (BD) E DE PALAVRAS (CD). DUAS DAS TRÊS PARTICIPANTES APRENDERAM AS RELAÇÕES ENSINADAS APÓS SUCESSIVAS EXPOSIÇÕES AO ENSINO AB E BC E TAMBÉM DEMONSTRARAM FORMAÇÃO DE CLASSES (AC E CB) E RESPONDER GENERALIZADO; UMA DELAS APRESENTOU VOCALIZAÇÕES COM CORRESPONDÊNCIA TOTAL À PALAVRA CONSIDERADA CORRETA E A OUTRA PARTICIPANTE EMITIU VOCALIZAÇÕES SEM NENHUMA CORRESPONDÊNCIA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ENSINO AB E BC DO ESTUDO 1, FOI FEITA UMA ALTERAÇÃO NO PROCEDIMENTO, QUE ORIGINOU NO ESTUDO 2. ENQUANTO QUE NO ESTUDO 1 AS RESPOSTAS NAS TENTATIVAS DE EXCLUSÃO NÃO ERAM SEGUIDAS DE CONSEQÜÊNCIAS INDICANDO ACERTO OU ERRO, NO ESTUDO 2 FORAM PROGRAMADAS CONSEQÜÊNCIAS TAMBÉM NAS TENTATIVAS DE EXCLUSÃO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 2 SEIS SURDOS PRÉ-LINGUAIS, COM IDADES ENTRE CINCO E NOVE ANOS, USUÁRIOS DE IMPLANTE NUCLEUS 24K. COM EXCEÇÃO DE UMA PARTICIPANTE, TODOS APRENDERAM AS RELAÇÕES ENSINADAS (AB E BC) E DEMONSTRARAM FORMAÇÃO DE CLASSES (AC E CB). APENAS UMA PARTICIPANTE NÃO DEMONSTROU RESPONDER GENERALIZADO COM VOZ MASCULINA DE ADULTO. NO TESTE DE NOMEAÇÃO, A MAIORIA DOS PARTICIPANTES EMITIU VOCALIZAÇÕES COM CORRESPONDÊNCIA PARCIAL À PALAVRA CORRETA. SÃO PONTOS DE DISCUSSÃO A QUANTIDADE DE EXPOSIÇÃO AO ESTÍMULO AUDITIVO COMO UMA VARIÁVEL IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM DE NOVAS PALAVRAS E A RELAÇÃO QUE O OUVIR ESTABELECE COM O FALAR.
Título (EN):
RECOGNITION OF WORDS, NOMINATION OF PICTURES AND PRINTED WORDS IN PRELINGUAL IMPLANTED DEAFS
Palavras-Chave (EN):
COCHLEAR IMPLANT
INCREASE OF VERBAL REPERTORY
PRELINGUAL DEAFNESS
STIMULI CONTROL
Resumo Original (EN):
PRELINGUAL ACQUIRED DEAFNESS (PRELINGUAL DEAFNESS) MAY PRESENT HEARING DETECTION ACHIEVED FOR THE FIRST TIME STEMMING FROM THE ACTIVATION OF THE COCHLEAR IMPLANT (CI), ALTHOUGH THE HEARING AND SPEAKING REPERTORIES REQUIRE LEARNING. A CASE OF RESEARCH AND INTERVENTION DESCRIBES THE CONDITIONS IN WHICH THESE REPERTORIES ARE ESTABLISHED AND EXPAND FROM THE USE OF CI. THE PRESENT STUDY AIMED TO VERIFY IF PRELINGUAL COCHLEAR IMPLANTED SUBJECTS, WOULD LEARN CONDITIONAL DISCRIMINATIONS BETWEEN THE DICTATED WORD AND THE PICTURE (AB) AND BETWEEN THE PICTURE AND THE PRINTED WORD (BC) BY EXCLUSION; AND IF LEARNING THESE DISCRIMINATIONS WOULD BE A CONDITION FOR THE EMERGENCE OF TRANSITIVE RELATIONS (AC) AND SYMMETRIC (CB), FOR THE NOMINATION OF PICTURES (BD) AND PRINTED WORDS (CD) AND FOR ANSWERING IN A GENERAL WAY, FACING THE SAME WORDS DICTATED WHEN TEACHING (ADULT FEMALE VOICE), WITH DIFFERENT INTENSITY AND VOICE FREQUENCY (MALE VOICE OF ADULT AND CHILD). TWO STUDIES, WITH SIMILAR OBJECTIVES WERE REALIZED, EMPLOYING A DIFFERENT PROCEDURE. IN STUDY N° 1, THREE CHILDREN WHOSE AGES RANGED FROM SIX TO SEVEN YEARS OF AGE, WITH PRELINGUAL DEAFNESS AND USERS OF CI, MODEL NUCLEUS 24K WERE EXPOSED TO MATCHING-TO-SAMPLE, ACCORDING TO THE MODEL, USING SOFTWARE MTS®. THE SESSIONS WERE REALIZED INDIVIDUALLY AND RECORDED IN VHS FOR REGISTERING AND ANALYSIS OF THE VOCALIZATIONS. THE PROCEDURE STARTED WITH THE PRE-TRAINING AND AFTERWARDS, THE INITIAL REPERTORY WAS EVALUATED ON THE PRE-TEST AND THEN THE STIMULI WERE SELECTED IN ORDER TO TAKE PART OF THE TEACHING AND SUBSEQUENT TESTS. THE BASELINE TEACHING PROCEDURE (AB AND BC) WAS BY EXCLUSION. AFTER THE ACQUISITION OF THE BASELINE, CLASSES OF EQUIVALENT STIMULI TESTS WERE CONDUCTED (AC AND CB), FOLLOWED BY THE GENERALIZATION TESTS, NOMINATION OF PICTURES (BD) AND WORDS (CD). TWO OF THE THREE PARTICIPANTS LEARNED THE DISCRIMINATIONS TAUGHT, AFTER SUCCESSIVE PRESENTATIONS TO TEACHING AB AND BC AND HAVE ALSO DEMONSTRATED FORMATION OF CLASSES (AC AND CB) AND GENERALIZED ANSWERS; ONE OF THEM PRESENTED VOCALIZATIONS, TOTALLY CORRESPONDING TO THE WORD CONSIDERED AS CORRECT AND ANOTHER PARTICIPANT EMITTED VOCALIZATIONS WITHOUT ANY CONFORMITY. FROM THE RESULTS OBTAINED WHEN TEACHING AB AND BC , STUDY N°1, AN ALTERATION ON THE PROCEDURE WAS DONE, WHICH ORIGINATED STUDY N° 2. CONSIDERING THAT IN STUDY N° 1, THE ANSWERS OR EXCLUSION ATTEMPTS WERE NOT FOLLOWED BY ANY CONSEQUENCE, INDICATING CORRECT OR INCORRECT, IN STUDY N°2 SOME CONSEQUENCES WERE PROGRAMMED ALSO FOR THE EXCLUSION ATTEMPTS. A TOTAL OF SIX PRELINGUAL DEAF SUBJECTS, WHOSE AGES RANGED FROM FIVE TO NINE YEARS OF AGE, USERS OF CI NUCLEUS 24K TOOK PART IN THIS STUDY. WITH EXCEPTION OF ONE PATIENT, ALL THE SUBJECTS LEARNED THE TAUGHT DISCRIMINATIONS (AB AND BC) AND DEMONSTRATED FORMATION OF CLASSES (AC AND CB). ONLY ONE PARTICIPANT DID NOT DEMONSTRATE GENERALIZED ANSWER WHEN HEARING THE ADULT MALE VOICE. FOR THE NOMINATION TEST, MOST OF THE PARTICIPANTS EMITTED VOCALIZATIONS WHICH CORRESPONDED PARTIALLY TO THE CORRECT WORD. THE AMOUNT OF EXPOSITION TO HEARING STIMULI IS AN IMPORTANT TOPIC FOR DISCUSSION, AS AN IMPORTANT VARIANCE FOR LEARNING NEW WORDS AND THE RELATION THAT THE ACT OF LISTENING ESTABLISHES WITH THE ACT OF SPEAKING.
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Criado:
07/06/2010 ÀS 09:45:04
Atualizado:
07/06/2010 ÀS 09:45:04
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