Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA: AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS NO CERRADO
Autor:
BRANDO, FERNANDA DA ROCHA
Email:
frochabrando@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. BELLINI, LUZIA MARTA
Dr. MOTOKANE, MARCELO TADEU
Data de Defesa:
17/03/2010
Palavras-Chave (PT):
BIOSSEMIÓTICA
DE PROFESSORES/PESQUISADORES
ENSINO DE ECOLOGIA
EPISTEMOLOGIA DA ECOLOGIA
FORMAÇÃO
SUCESSÃO ECOLÓGICA
Resumo Original (PT):
O ENSINO DE ECOLOGIA EM MANUAIS E NA ABORDAGEM DIDÁTICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA APRESENTA-SE, DE MANEIRA GERAL, DESCONTEXTUALIZADO. É COMUM O USO DE EXEMPLOS ESTRANGEIROS NOS MANUAIS DIDÁTICOS; E OS CONCEITOS SÃO TRATADOS DE FORMA FRAGMENTADA, EXPOSTOS EM DIFERENTES DISCIPLINAS OU EIXOS TEMÁTICOS, QUE DESCONSIDERAM AS INTERAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS CONCEITOS. SOMADAS A ISSO, AS ABORDAGENS DIDÁTICAS EM ECOLOGIA, GERALMENTE REDUCIONISTAS, NÃO CONSIDERAM A COMPLEXIDADE DOS FENÔMENOS ECOLÓGICOS, A HISTÓRIA DA CIÊNCIA ECOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE ATUAL. ESSAS QUESTÕES FORAM INVESTIGADAS NO GRUPO DE PESQUISAS EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA, FORMADO POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PÓS-GRADUANDOS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS DA UNESP DE BAURU, EM DOIS MOMENTOS: (1) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA; (2) DURANTE OS ENCONTROS DO GRUPO, NOS QUAIS AS ATIVIDADES OBJETIVARAM OS ESTUDOS EM ECOLOGIA E O SEU ENTENDIMENTO COMO CIÊNCIA. OS CONCEITOS DE SUCESSÃO ECOLÓGICA E INTERAÇÕES ECOLÓGICAS FORAM SELECIONADOS COMO INTEGRADORES DA CIÊNCIA ECOLÓGICA E, POR MEIO DE DISCUSSÕES TEÓRICAS E APLICADAS DESSES CONCEITOS, FOI POSSÍVEL CONSTITUIR OS DADOS E AS ANÁLISES DA PRESENTE TESE: (A) DESENVOLVER ESTUDOS SOBRE AS RELAÇÕES E INTERAÇÕES ECOLÓGICAS TENDO O CONCEITO DE COMUNIDADE VEGETAL COMO ELEMENTO CENTRAL, E SUA INTERDEPENDÊNCIA COM OS DEMAIS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA; (B) PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA PRESENTE EM COMUNIDADES VEGETAIS DE CERRADO DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, LOCALIZADO NA RESERVA LEGAL DO CAMPUS DA UNESP DE BAURU; (C) FORMAR, EM NÍVEL INICIAL, PROFESSORES/PESQUISADORES CAPAZES DE ELABORAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA, MEDIANTE A VISÃO INTEGRADORA DA ECOLOGIA.
Título (EN):
NÃO COSNTA
Palavras-Chave (EN):
BIOSSEMIÓTICA
ECOLOGICAL SUCCESSION
ECOLOGY TEACHING
EPISTEMOLOGICAL OF ECOLOGY
FORMATION OF
PROFESSORS/RESEARCHERS
Resumo Original (EN):
THE ECOLOGY TEACHING HAS BEEN REGARDED AS OUT OF CONTEXT WHEN IT IS CONCERNED NOT ONLY TO MANUALS BUT ALSO TO PROFESSORS? APPROACH. FOREIGN EXAMPLES HAVE BEEN COMMONLY USED IN DIDACTICAL MANUALS: THE CONCEPTS WHICH ARE ADDRESSED IN DIFFERENT DISCIPLINES OR THEMATIC FIELDS ARE APPROACHED IN A FRAGMENTED WAY WITHOUT TAKING INTO ACCOUNT, INTERACTION AND INTERDEPENDENCE AMONG CONCEPTS. BESIDES THAT THE DIDACTICAL APPROACHES IN THE BIOLOGY FIELD ARE RATHER REDUCTIONISTS AND DO NOT CONSIDER THE COMPLEXITY OF ECOLOGICAL PHENOMENA, THE HISTORY OF ECOLOGICAL SCIENCE AND ITS IMPLICATIONS ON OUR CURRENT SOCIETY. THOSE QUESTIONS HAVE BEEN INVESTIGATED BY THE RESEARCH GROUP FOR EPISTEMOLOGY OF BIOLOGY IN TWO MOMENTS: (1) DURING THE DEVELOPMENT OF RESEARCHES IN SCIENTIFIC INITIATION (2) DURING THE GROUP MEETINGS IN WHICH THE ACTIVITIES AIMED THE STUDIES IN ECOLOGY AND ITS UNDERSTANDING AS SCIENCE. THE CONCEPT OF ECOLOGIC SEQUENCE AND THE CONCEPT OF ECOLOGICAL INTERACTION WERE SELECTED AS INTEGRATING CONCEPTS OF ECOLOGICAL SCIENCE AND, BY MEANS OF THEORETICAL AND APPLIED DISCUSSIONS FROM THOSE CONCEPTS, IT WAS POSSIBLE TO BUILD THE DATA AND ANALYSIS OF THIS PRESENT THESIS: (A) TO DEVELOP STUDIES REGARDING THE RELATIONS AND ALSO THE ECOLOGICAL INTERACTION BY HAVING THE CONCEPT OF VEGETAL COMMUNITY AS THE CENTRAL ELEMENT AND ITS INTERDEPENDENCE WITH THE REMAINING LEVELS OF BIOLOGICAL ORGANIZATION; (B) TO PRODUCE DIDACTICAL MATERIAL ABOUT THE BIOLOGICAL DIVERSITY PRESENT IN VEGETABLE COMMUNITIES AT THE COUNTRYSIDE OF SÃO PAULO STATE, SITUATED AT THE LEGAL RESERVE OF UNESP?S CAMPUS IN BAURU; (C) TO GRADUATE ON INITIAL LEVEL, RESEARCHES/PROFESSORS WHO ARE ABLE TO ELABORATE DIDACTICAL SEQUENCES TO THE BIOLOGY TEACHING ON HIGH SCHOOL LEVEL WITHIN THE SCOPE OF INTEGRATING ECOLOGY.
Arquivo:
TES_DOUT20100317_BRANDO FERNANDA DA ROCHA.pdf
Tamanho:
2928 Kb (2928717 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/05/2010 ÀS 15:44:02
Atualizado:
25/05/2010 ÀS 15:44:02
Visitas:
2128
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 19:46:31
Downloads:
226
Último Download em :
24/08/2022 ÀS 21:15:34
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por