Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E DA SALA DE RECURSOS COM RELAÇÃO À INCLUSÃO.
Autor:
LIPPE, ELIZA MARCIA OLIVEIRA
Email:
li_lippe@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Dr. COSTA, LUCIANO GONSALVES
Data de Defesa:
27/01/2010
Palavras-Chave (PT):
DEFICIÊNCIA VISUAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
INCLUSÃO EDUCACIONAL
Resumo Original (PT):
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO GOVERNO ESTADUAL BASEIA-SE NA ADAPTAÇÃO CURRICULAR, REALIZADA PELA AÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE OFERECE SUPORTE TANTO AO PROFESSOR DA SALA COMUM QUANTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO, DO ESTUDO E DA PESQUISA, DE MODO A INCLUÍ-LO E MANTÊ-LO NA REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS NÍVEIS. ESSA PROPOSTA ESTÁ AMPARADA EM PRECEITOS QUE CONSIDERAM O INDIVÍDUO COMO DEPENDENTE DAS RELAÇÕES SOCIAIS, A ESCOLA SE CONFIGURA COMO UMA DAS INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PARA QUE ISSO OCORRA, CONSTITUINDO-SE COMO UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA SOCIAL (SEESP/MEC, 2004). O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E DA SALA DE RECURSOS EM DEFICIÊNCIA VISUAL COM RELAÇÃO À INCLUSÃO, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA PRESENÇA DE ALUNOS INCLUSOS NA SALA DE AULA REGULAR. A PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS FORAM REALIZADAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA E ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO QUE DEVE OCORRER ENTRE AS PROFESSORAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EFETIVAMENTE APRENDER OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS, E TAMBÉM QUE O PROFESSOR ESPECIALISTA INFELIZMENTE PELO EXCESSO DE ATIVIDADE EM SUA JORNADA DIÁRIA ACABA POR ÀS VEZES NEGLIGENCIAR O PROCESSO EDUCATIVO COM OS ALUNOS, CONSENTINDO QUE MUITAS VEZES ACONTEÇA POR MUITAS OCASIÕES O REFORÇO E NÃO O APOIO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO PARA AUXILIAR OS ALUNOS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL
INCLUSION
SCIENCE TEACHING
VISUAL IMPAIRMENT
Resumo Original (EN):
THE GOVERNMENT?S PROPOSAL THAT OF INCLUSIVE EDUCATION IS BASED ON CURRICULUM ADAPTATION, PERFOMED BY THE ACTION OF A MULTIDISCIPLINARY TEAM THAT SUPPORTS BOTH THE TEACHER AND THE COMMOM ROOM FOR STUDENTS WITH DISABILITIES, THROUGH MONITORING, STUDY AND RESEARCH ORDER TO INCLUDE IT AND KEEP IT ON THE COMMOM NETWORK OF EDUCATION AT ALL LEVELS. BACKED BY PRECEPTS THAT CONSIDER THE INDIVIDUAL AS DEPENDENT ON SOCIAL RELATIONS, THE SCHOOL SHOULD BE SEEN AS ONE OF THE BODIES RESPONSABILE FOR THIS TO OCCUR, CONSTITUTING A SPACE OF SOCIAL INTERACTION (SEESP/MEC, 2004). THIS STUDY AIMS TO INVESTIGATE THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS AND CLASSROOM RESOURCES ON VISUAL IMPAIRMENT IN RELATION TO INCLUSION BY THE OBSERVATION OF TEACHING PRATICE IN THE PRESENCE OF STUDENTS INCLUDED IN THE ROOM CLASSROOM. THE RESEARCH AND DATA ANALYSIS WAS PERFOMED TO THE METHODOLOGY OF QUALITATIVE RESEARCH AND DISCOURSE TEXTUAL ANALYSIS. THE RESULTS DEMONSTRATE THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION THAT MUST OCCUR BETWEEN THE TEACHER SO THAT STUDENTS CAN EFFECTIVELY LEARN THE SCIENTIFIC CONTENT, AND ALSO THAT THE SPECIALIST TEACHERS UNFORTUNATELY BY TOO MUCH ACTIVITY IN YOUR DAILY JOURNEY ENDS UP SOMETIMES OVERLOOK THE EDUCATIONAL PROCESS WITH STUDENTS, ENABLING THAT OFTEN HAPPENS IN MANY OCCASIONS TO STRENGTHEN, NOT PEDAGOGICAL SUPPORT NEEDED TO HELP STUDENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20100127_LIPPE ELIZA MARCIA OLIVEIRA.pdf
Tamanho:
1497 Kb (1497642 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
25/05/2010 ÀS 15:28:22
Atualizado:
25/05/2010 ÀS 15:28:22
Visitas:
1100
Última Visita em :
05/07/2024 ÀS 04:20:51
Downloads:
64
Último Download em :
28/04/2024 ÀS 12:29:16
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por