DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E DA SALA DE RECURSOS COM RELAÇÃO À INCLUSÃO. |
Autor: |
LIPPE, ELIZA MARCIA OLIVEIRA |
Email: |
li_lippe@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE ♠ Dr. COSTA, LUCIANO GONSALVES
|
Data de Defesa: |
27/01/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DEFICIÊNCIA VISUAL ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ INCLUSÃO EDUCACIONAL
|
Resumo Original (PT): |
|
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO GOVERNO ESTADUAL BASEIA-SE NA ADAPTAÇÃO
CURRICULAR, REALIZADA PELA AÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE OFERECE SUPORTE TANTO
AO PROFESSOR DA SALA COMUM QUANTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, POR MEIO DO
ACOMPANHAMENTO, DO ESTUDO E DA PESQUISA, DE MODO A INCLUÍ-LO E MANTÊ-LO NA REDE
COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS NÍVEIS. ESSA PROPOSTA ESTÁ AMPARADA EM PRECEITOS
QUE CONSIDERAM O INDIVÍDUO COMO DEPENDENTE DAS RELAÇÕES SOCIAIS, A ESCOLA SE CONFIGURA
COMO UMA DAS INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PARA QUE ISSO OCORRA, CONSTITUINDO-SE COMO UM
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA SOCIAL (SEESP/MEC, 2004). O PRESENTE ESTUDO TEM COMO
OBJETIVO INVESTIGAR QUAIS AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E DA SALA DE RECURSOS
EM DEFICIÊNCIA VISUAL COM RELAÇÃO À INCLUSÃO, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
NA PRESENÇA DE ALUNOS INCLUSOS NA SALA DE AULA REGULAR. A PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS
FORAM REALIZADAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA E ANÁLISE TEXTUAL
DISCURSIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO QUE DEVE
OCORRER ENTRE AS PROFESSORAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EFETIVAMENTE APRENDER OS
CONTEÚDOS CIENTÍFICOS, E TAMBÉM QUE O PROFESSOR ESPECIALISTA INFELIZMENTE PELO EXCESSO
DE ATIVIDADE EM SUA JORNADA DIÁRIA ACABA POR ÀS VEZES NEGLIGENCIAR O PROCESSO EDUCATIVO
COM OS ALUNOS, CONSENTINDO QUE MUITAS VEZES ACONTEÇA POR MUITAS OCASIÕES O REFORÇO E
NÃO O APOIO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO PARA AUXILIAR OS ALUNOS. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATIONAL ♠ INCLUSION ♠ SCIENCE TEACHING ♠ VISUAL IMPAIRMENT
|
Resumo Original (EN): |
|
THE GOVERNMENT?S PROPOSAL THAT OF INCLUSIVE EDUCATION IS BASED ON CURRICULUM
ADAPTATION, PERFOMED BY THE ACTION OF A MULTIDISCIPLINARY TEAM THAT SUPPORTS BOTH THE
TEACHER AND THE COMMOM ROOM FOR STUDENTS WITH DISABILITIES, THROUGH MONITORING, STUDY
AND RESEARCH ORDER TO INCLUDE IT AND KEEP IT ON THE COMMOM NETWORK OF EDUCATION AT ALL
LEVELS. BACKED BY PRECEPTS THAT CONSIDER THE INDIVIDUAL AS DEPENDENT ON SOCIAL RELATIONS,
THE SCHOOL SHOULD BE SEEN AS ONE OF THE BODIES RESPONSABILE FOR THIS TO OCCUR,
CONSTITUTING A SPACE OF SOCIAL INTERACTION (SEESP/MEC, 2004). THIS STUDY AIMS TO
INVESTIGATE THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS AND CLASSROOM RESOURCES ON VISUAL
IMPAIRMENT IN RELATION TO INCLUSION BY THE OBSERVATION OF TEACHING PRATICE IN THE
PRESENCE OF STUDENTS INCLUDED IN THE ROOM CLASSROOM. THE RESEARCH AND DATA ANALYSIS
WAS PERFOMED TO THE METHODOLOGY OF QUALITATIVE RESEARCH AND DISCOURSE TEXTUAL
ANALYSIS. THE RESULTS DEMONSTRATE THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION THAT MUST OCCUR
BETWEEN THE TEACHER SO THAT STUDENTS CAN EFFECTIVELY LEARN THE SCIENTIFIC CONTENT, AND ALSO
THAT THE SPECIALIST TEACHERS UNFORTUNATELY BY TOO MUCH ACTIVITY IN YOUR DAILY JOURNEY ENDS
UP SOMETIMES OVERLOOK THE EDUCATIONAL PROCESS WITH STUDENTS, ENABLING THAT OFTEN
HAPPENS IN MANY OCCASIONS TO STRENGTHEN, NOT PEDAGOGICAL SUPPORT NEEDED TO HELP
STUDENTS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20100127_LIPPE ELIZA MARCIA OLIVEIRA.pdf
|
Tamanho: |
1497 Kb (1497642 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
25/05/2010 ÀS 15:28:22 |
Atualizado: |
25/05/2010 ÀS 15:28:22 |
Visitas: |
1100 |
Última Visita em : |
05/07/2024 ÀS 04:20:51 |
Downloads: |
64 |
Último Download em : |
28/04/2024 ÀS 12:29:16 |