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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL PARA UMA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS
Autor:
OLIVEIRA, JURANDYR DE
Email:
juraleo@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. CARMO, JOÃO DOS SANTOS
Dr. PRADO, PAULO SÉRGIO TEIXEIRA
Data de Defesa:
24/02/2010
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS
ANÁLISE FUNCIONAL
AVALIAÇÃO FUNCIONAL
EDUCAÇÃO
INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL
Resumo Original (PT):
A LITERATURA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TEM DEMONSTRADO AUMENTO NOS ESTUDOS SOBRE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE PARTE DOS REPERTÓRIOS QUE DEFINEM A AVALIAÇÃO FUNCIONAL PARA NÃO ESPECIALISTAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR SE AS CONDIÇÕES METODOLÓGICAS DELINEADAS PODERIAM FAVORECER O ENSINO DE REPERTÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL PARA UMA PROFESSORA (P) DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONTEÚDOS CURRICULARES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, BEM COMO, AVERIGUAR POSSÍVEIS ALTERAÇÕES EM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO EM SALA DE AULA QUE PODERIAM ESTAR RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES EXECUTADAS NESTE ESTUDO. O PROCEDIMENTO FOI DIVIDIDO EM 3 ETAPAS. NA ETAPA 1 FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA INICIAL DE ?RAPPORT? PARA CONHECER A DESCRIÇÃO DE P SOBRE A TURMA. EM SEGUIDA FORAM GRAVADOS DOIS CONJUNTOS DE AULAS LECIONADAS POR P SOBRE TEMAS DISTINTOS E CONSECUTIVOS (UD1 E UD2). AO FINAL DESTA ETAPA, P FOI SUBMETIDA A UM ROTEIRO DE ENTREVISTA QUE CONTINHA QUESTÕES ACERCA DE SUAS PRÓPRIAS AULAS. O ROTEIRO DE ENTREVISTA FOI APLICADO NA AUSÊNCIA E NA PRESENÇA DOS EPISÓDIOS SELECIONADOS DA UD1. DURANTE A ETAPA 2, P FOI EXPOSTA AOS MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL ELABORADOS PELO PESQUISADOR SOBRE OS MESMOS EPISÓDIOS SELECIONADOS DA UD1, POR CONSEGUINTE, A PROFESSORA FOI SOLICITADA A EXECUTAR SUAS PRÓPRIAS TENTATIVAS DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS PARA OS EPISÓDIOS DA UD2. A ETAPA 2 FOI FINALIZADA COM A EXPOSIÇÃO PARA P DOS MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL ELABORADOS PELO PESQUISADOR PARA OS EPISÓDIOS DA UD2. NA ETAPA 3 OCORREU A GRAVAÇÃO DE UM NOVO CONJUNTO DE AULAS (UD3). NESTA ETAPA FORAM EDITADOS NOVOS EPISÓDIOS DA UD3. TAIS EPISÓDIOS FORAM EXIBIDOS A P CONJUNTAMENTE AO ROTEIRO DE ENTREVISTA UTILIZADO NAS ETAPAS ANTERIORES, AO FINAL DE CADA EPISÓDIO O ROTEIRO FOI REAPRESENTADO. POR FIM FOI SOLICITADO A P QUE FIZESSE COMPARAÇÕES ENTRE A UD2 E UD3. OS RELATOS DE P SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS MOSTRARAM-SE DIVERGENTES DE UMA PROPOSTA DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL, PRESCINDINDO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTROLE ENTRE AS PROPRIEDADES OPERANTES DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS E OS DESEMPENHOS DOS ALUNOS DIANTE DE TAIS PRÁTICAS. TAIS CARACTERÍSTICAS SE MANTIVERAM, APESAR DO CONTATO COM OS EPISÓDIOS DE VÍDEO DE SUAS PRÓPRIAS AULAS OU DE MODELOS DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS APRESENTADOS PELO PESQUISADOR, NAS DIFERENTES ETAPAS DO TRABALHO. OS RESULTADOS OBTIDOS COM P EVIDENCIARAM MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELA PROFESSORA NA UD3. EFEITOS SISTEMÁTICOS E CONSISTENTES SOBRE O REPERTÓRIO VERBAL DA PROFESSORA DE ANALISAR AS INTERAÇÕES QUE DEFINEM AS AULAS MINISTRADAS NÃO FORAM OBSERVADOS. ESTES EFEITOS SELETIVOS, A SABER, ATUAÇÕES EM SALA DE AULA CONSISTENTES COM OS MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL EXPOSTOS PELO PESQUISADOR, MAS RESTRIÇÕES NA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES FUNCIONAIS DE INTERAÇÕES REGISTRADAS EM SALA DE AULA APRESENTAM-SE COMO TEMAS DE INVESTIGAÇÕES FUTURAS. AS DISTINTAS CONDIÇÕES DOCUMENTADAS NA LITERATURA EVIDENCIAM RESULTADOS INCONCLUSIVOS QUANTO AS DIMENSÕES OU ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A EFETIVIDADE DO ENSINO DE REPERTÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL. LEVANTAMENTO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PARTICIPANTE, SELEÇÃO DE EPISÓDIOS HOMOGÊNEOS E USO DE FEEDBACKS INSTRUCIONAIS CONTINGENTES AOS RELATOS VERBAIS (INTERPRETAÇÕES) ORIGINADOS A PARTIR DOS ROTEIROS DE ENTREVISTA CONSTITUEM SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS RELEVANTES.
Título (EN):
METHODOLOGICAL SUBSIDIES TO THE DEVELOPMENT OF FUNCTIONAL INTERPRETATION REPERTORIES TO A TEACHER OF THE INITIAL GRADES
Palavras-Chave (EN):
CONTINGENCY ANALYSIS
EDUCATION
FUNCTIONAL ANALYSES
FUNCTIONAL ASSESSMENT
FUNCTIONAL INTERPRETATION
Resumo Original (EN):
THE LITERATURE ON BEHAVIOR ANALYSIS HAS SHOWN AN INCREASE IN STUDIES ON METHODOLOGICAL PROCEDURES FOR TEACHING THE REPERTOIRES THAT DEFINE THE FUNCTIONAL ASSESSMENT FOR NON-SPECIALISTS. THE GOAL OF THIS STUDY WAS TO VERIFY WHETHER THE OUTLINED METHODOLOGICAL CONDITIONS COULD FAVOR THE FUNCTIONAL INTERPRETATION REPERTOIRE TEACHING FOR A TEACHER (P) IN THE 3RD GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL FOR CURRICULUM CONTENT OF NATURAL SCIENCES DISCIPLINE, AS WELL AS VERIFY WHETHER POSSIBLE CHANGES IN THEIR CLASSROOM TEACHING PRACTICES COULD BE CONNECTED TO ACTIVITIES PERFORMED IN THIS STUDY. THE EXPERIMENT HAD THREE STEPS. IN STEP 1 WAS HELD AN INITIAL RAPPORT INTERVIEW TO KNOW P?S DESCRIPTION OF HER CLASS. THEN IT WERE RECORDED TWO SETS OF LESSONS (UD1 AND UD2) TAUGHT BY P ABOUT DISTINCT AND CONSECUTIVE THEMES. AT THE END OF THIS STEP, P WAS SUBMITTED TO AN INTERVIEW SCRIPT WITH QUESTIONS ABOUT HER CLASSES. THE INTERVIEW SCRIPT WAS APPLIED BOTH IN THE ABSENCE OR PRESENCE OF UD1?S SELECTED EPISODES. DURING STAGE 2, P WAS EXPOSED TO FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS DEVELOPED BY THE RESEARCHER ON THE SAME UD1?S SELECTED EPISODES, THEN THE TEACHER WAS ASKED TO RUN HER OWN FUNCTIONAL INTERPRETATION OF UD2 EPISODES. STEP 2 ENDED WITH THE EXPOSURE FOR P OF THE FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS DEVELOPED BY THE RESEARCHER FOR UD2 EPISODES. IN STEP 3 A NEW SET OF CLASSES (UD3) WERE RECORDED. IN THIS STEP NEW EPISODES FROM UD3 WERE EDITED. THESE EPISODES WERE THEN SHOWN TO P ALONG WITH THE INTERVIEW SCRIPTS FROM PREVIOUS STEPS, AND AT THE END OF EACH EPISODE THE SCRIPT WAS PRESENTED AGAIN. FINALLY P WAS ASKED TO COMPARE UD2 AND UD3. P REPORTS ABOUT HER PRACTICES PROVED TO BE DIFFERENT THAN A FUNCTIONAL INTERPRETATION PROPOSAL, FORGONE POSSIBLE CONTROL RELATIONS BETWEEN THE OPERATING PROPERTIES OF THE PROVIDED TEACHING CONDITIONS AND STUDENTS PERFORMANCE IN LIGHT OF SUCH PRACTICES. THESE CHARACTERISTICS WERE MAINTAINED, DESPITE THE CONTACT WITH VIDEO EPISODES FROM HER OWN CLASSES OR FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS PRESENTED BY THE RESEARCHER AT THE DIFFERENT STEPS OF WORK. THE RESULTS OBTAINED WITH P SHOW CHANGES IN TEACHING AND EVALUATION PRACTICES USED BY THE TEACHER IN UD3. SYSTEMATIC AND CONSISTENT EFFECTS ON THE TEACHER VERBAL REPERTOIRE TO ANALYZE THE INTERACTIONS THAT DEFINE THE CLASSES WERE NOT OBSERVED. THESE SELECTIVE EFFECTS, NAMELY CLASSROOM PERFORMANCES CONSISTENT WITH FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS EXPOSED BY THE RESEARCHER, BUT RESTRICTIONS IN THE ELABORATION OF FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS REGISTERED IN THE CLASSROOM PRESENTED THEMSELVES AS SUBJECTS OF FUTURE INVESTIGATIONS. THE SURVEY OF THE PARTICIPANT?S CAREER, HOMOGENEOUS EPISODE SELECTION AND USE OF INSTRUCTIONAL FEEDBACK CONTINGENT TO VERBAL REPORTS (INTERPRETATIONS) ORIGINATED FROM THE INTERVIEWS SCRIPTS ARE RELEVANT METHODOLOGICAL ALLOWANCES.
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Criado:
17/05/2010 ÀS 16:06:25
Atualizado:
17/05/2010 ÀS 16:06:25
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