Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
DIDÁTICA DAS CIENCIAS E DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor:
GERALDO, ANTONIO CARLOS HIDALGO
Email:
achg2@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Dr. GASPARIN, JOÃO LUIZ
Dr. PENHA, JERRY MAGNO FERREIRA
Dr. ROSA, DEOCLECIANO BITTENCOURT
Data de Defesa:
25/04/2006
Palavras-Chave (PT):
DIDÁTICA
EDUCAÇÃO
ENSINO DE BIOLOGIA
ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
O OBJETO DE ESTUDOS DESTA INVESTIGAÇÃO, EM SENTIDO GERAL, É A TEORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O TRABALHO PARTIU DA HIPÓTESE PRINCIPAL DE QUE ERA POSSÍVEL SITUAR, ARTICULAR E FUNDAMENTAR, A PARTIR DOS POSTULADOS GERAIS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA DIDÁTICA GERAL, UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SISTEMATIZADOS E DESENVOLVIDOS PARA SERVIREM DE ORIENTAÇÃO E CRITÉRIO PARA AS ATIVIDADES DOCENTES NO ENSINO ESCOLAR DESTAS DISCIPLINAS, SÃO ELES: CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, INSTRUMENTALIZAÇÃO, ENFOQUE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICO DOS CONTEÚDOS, ADEQUAÇÃO COGNITIVA, EQUILÍBRIO ENTRE PROCEDIMENTOS DE TRANSMISSÃO E DE ASSIMILAÇÃO, DIALOGICIDADE, TOTALIDADE, SISTEMATIZAÇÃO, APLICAÇÃO, ENFOQUE EVOLUTIVO, ENFOQUE AMBIENTAL, ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E ÊNFASE NOS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS. A PARTIR DO MÉTODO DIALÉTICO DE INVESTIGAÇÃO, FIZEMOS A ARTICULAÇÃO LÓGICA DESTES PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS COM OS DEMAIS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DIDÁTICO ESCOLAR: OBJETIVOS, CONTEÚDOS, MÉTODOS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CONDIÇÕES E MEIOS PARA O ENSINO. BEM COMO, ESTABELECEMOS AS RELAÇÕES DESTES PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS COM OS PRINCÍPIOS GERAIS DA LÓGICA DIALÉTICA E OS PRINCÍPIOS GERAIS DA DIDÁTICA. O RESULTADO GERAL A QUE CHEGAMOS FOI A PROPOSIÇÃO INICIAL DE UMA TEORIA DA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA PHC, ARTICULADA A UMA TEORIA DA DIDÁTICA GERAL FUNDAMENTADA NO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
DIDACTICS
EDUCATION
SCIENCE EDUCATIONS
Resumo Original (EN):
THIS INVESTIGATION STUDIES GOAL, IN A GENERAL SENSE, IS THE TEACHING OF SCIENCE AND BIOLOGY IN BASIC EDUCATION THEORY. THE JOB STARTED FROM THE MEAN HYPOTHESIS, THAT IT WAS POSSIBLE TO LOCATE, ARTICULATE AND BASED ON, FROM GENERAL RULES OF HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND THE GENERAL DIDACTICS, A JOINT OF METHODOLOGY, PRINCIPLES FOR THE SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING, GROUPED AND DEVELOPED TO SERVE AS MANAGEMENT AND WAYS FOR THE CLASSES ACTIVITIES IN THE SCHOLAR TEACHING OF THESE SUBJECTS, THEY ARE: CONTEXTUALIZATION, TROUBLES, INTER-DISCIPLINES, INSTRUMENT, APPROACH HISTORY-SOCIOLOGY OF THE CONTENTS, ADJUSTS, BALANCE AMONG PROCEDURE OF TRANSMITION AND THE ASSIMILATION, DIALOGUES, TOTALITY, SYSTEM, APPLICATION, EVALUATIVE FOCUS, ENVIRONMENT FOCUS, EMPHASIS IN EDUCATION FOR HEALTH AND IN METHODOLOGY OF THE NATURAL SCIENCES. FROM THE METHODOLOGY FOR THE INVESTIGATION, WE HAD A CLEAR ARTICULATION OF THESE METHODOLOGICAL PRINCIPLES WITH THE OTHER FUNDAMENTAL ELEMENTS OF THE PRACTICAL PROCESS: GOALS, CONTENTS, METHODOLOGY, LEARNING, TEACHING, CONDITION AND MEANS FOR THE TEACHING. SUCH AS, WE ESTABLISH, THE RELATIONS THESE METHODOLOGY PRINCIPLES WITH THE GENERAL PRINCIPLES OF DIALECT LOGIC AND THE GENERAL PRINCIPLES OF DIDACTICS. THE GENERAL RESULTS WE ARE APPROACHED WAS THE INITIAL PURPOSE OF THE THEORY OF THE SCIENCE AND THE BIOLOGY FOR THE BASIS EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF PHC, JOINT TO THE GENERAL DIDACTICS THEORY FUNDAMENTAL ON HISTORICAL AND DIALECT MATERIALISM.
Arquivo:
TES_DOUT20060425_GERALDO ANTONIO CARLOS HIDALGO.pdf
Tamanho:
12552 Kb (12552399 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
29/05/2007 ÀS 11:40:57
Atualizado:
29/05/2007 ÀS 11:40:57
Visitas:
7828
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 02:26:28
Downloads:
1224
Último Download em :
21/02/2024 ÀS 15:31:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por