Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONHECIMENTO BÁSICO DE GENÉTICA: CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO X GRADUANDOS
Autor:
GIACÓIA, LUCIANO ROGÉRIO DESTRO
Email:
giacóia@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Co-Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Drª. HEUBEL, MARICÊ
Dr. BORTOLOZZI, JEHUD
Data de Defesa:
27/03/2006
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO DE GENÉTICA
PESQUISA QUALITATIVA
Resumo Original (PT):
A GENÉTICA É UMA CIÊNCIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO E VEM SENDO ALVO DE INTERESSE PELA MÍDIA. COM OS AVANÇOS EVIDENCIADOS NA GENÉTICA NO NOSSO DIA A DIA, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO TEM NECESSIDADE DE ADEQUAR-SE À REALIDADE, APROXIMANDO A ESCOLA DOS NOVOS CONCEITOS. ASSIM, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS ALUNOS, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM O AUXÍLIO DE QUESTIONÁRIOS, VERIFICAR QUAL O CONHECIMENTO MÍNIMO DE GENÉTICA BÁSICA DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO, E TAMBÉM DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS ANOS DE 2004 E 2005 QUE AINDA NÃO HAVIAM CURSADO A DISCIPLINA DE GENÉTICA. DE ACORDO COM O EXPOSTO NO PRESENTE TRABALHO, FICA EVIDENTE E INDISCUTÍVEL, A IMPORTÂNCIA DA MELHORIA DAS TÉCNICAS DE ENSINO DA GENÉTICA. OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DEMONSTRARAM CERTA DIFICULDADE PARA TRABALHAR QUESTÕES QUE EXIGEM ESTRUTURAÇÃO DAS RESPOSTAS, OS MESMOS PROCURARAM RESPONDÊ-LAS DA MANEIRA MAIS SIMPLES POSSÍVEL E COM O MÍNIMO DE PALAVRAS, PREJUDICANDO MUITAS VEZES O ENTENDIMENTO DE SEUS TEXTOS. OS CONTEÚDOS ABORDADOS MOSTRARAM-SE EM ALGUNS CASOS, DESCONHECIDOS PELA MAIORIA ? DEVIDO À QUANTIDADE DE ALUNOS QUE DEIXARAM DE RESPONDER A ALGUMAS QUESTÕES BÁSICAS, TAIS COMO LEIS DE MENDEL, MITOSE E MEIOSE, HERANÇA E SEXO, TEORIA CROMOSSÔMICA E HERANÇA BIOLÓGICA. COM RELAÇÃO AOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA ENCONTRA-SE TAMBÉM, LONGE DE SER SATISFATÓRIA, VISTO QUE OS MESMOS JÁ PASSARAM PELO VESTIBULAR, QUE É CONSIDERADO UM PROCESSO DE SELEÇÃO CONTEUDISTA, ESPERANDO-SE, PORTANTO, UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A GENÉTICA BÁSICA. AS DIFERENÇAS ENCONTRADAS ENTRE OS TRÊS GRUPOS ANALISADOS (CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS ANOS DE 2004 E 2005) NÃO SÃO SIGNIFICATIVAS E DEVEM-SE APENAS AO MOTIVO DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AQUI ANALISADOS, JÁ TEREM PASSADO PELA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E EMBRIOLOGIA, TENDO ASSIM UM CONHECIMENTO MAIS APURADO SOBRE: GENES, DIVISÃO CELULAR E TEORIA CROMOSSÔMICA, E MESMO ASSIM NÃO OS DESTACAM NESSES CONTEÚDOS, POIS APÓS JÁ TEREM ESTUDADO-OS NA GRADUAÇÃO, O CONHECIMENTO DOS MESMOS NÃO SÃO SATISFATÓRIOS, NOS PREOCUPA, POIS ESSES SERÃO FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O PRESENTE TRABALHO LEVANTA A NECESSIDADE DE CONTINUAÇÃO DA PESQUISA, MAIS PRECISAMENTE COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E PRINCIPALMENTE QUANTO AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS MESMOS, TENDO COMO INTUITO PROPOR MELHORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NÃO SÓ NA ÁREA DA GENÉTICA, COMO DA BIOLOGIA EM GERAL.
Título (EN):
BASIC KNOWLEDGE IN GENETICS: SENIOR HIGH SCHOOL STUDENTS AND UNDERGRADUATE STUDENTS OF BIOLOGICAL SCIENCE
Palavras-Chave (EN):
GENETICS TEACHING
QUALITATIVE RESEARCH
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
GENETICS IS A SCIENCE IN CONTINUING EVOLUTION AND IT HAS BEEN OBJECT OF INTEREST OF THE MEDIA. THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SYSTEM NEEDS TO ADJUST ITSELF TO REALITY, LINKING SCHOOL TO THE NEW CONCEPTS, BECAUSE THE ADVANCES EVIDENCED BY GENETICS NOWADAYS. HENCE, BECAUSE THE IMPORTANCE OF GENETICS TO THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE OF STUDENTS, THE PURPOSE OF THIS STUDY WAS, BY MEANS OF A QUALITATIVE RESEARCH AND THE USE OF QUESTIONNAIRES, TO VERIFY WHAT IS THE MINIMAL KNOWLEDGE ABOUT GENETICS PRESENTED BY SENIOR HIGH SCHOOL STUDENTS AND UNDERGRADUATE STUDENTS OF BIOLOGICAL SCIENCE DURING ACADEMIC YEARS OF 2004 E 2005, WHICH ONES HAD NOT ATTENDED A COURSE IN GENETICS YET. ACCORDING TO THE RESULTS SHOWN HERE, IT IS EVIDENT AND UNQUESTIONABLE THE IMPORTANCE OF IMPROVEMENTS IN TEACHING TECHNIQUES ON GENETICS. SENIOR HIGH SCHOOL STUDENTS SHOWED SOME DIFFICULTIES IN SOLVING QUESTIONS THAT REQUIRED STRUCTURED ANSWERS. THEY TRIED ANSWERING QUESTIONS AS A SIMPLE WAY AS POSSIBLE, USING FEW WORDS, MANY TIMES, DAMAGING THE COMPREHENSION OF THEIR TEXTS. THE CONTENTS APPROACHED WERE UNKNOWN BY MOST OF THE STUDENTS ? WHEREAS A HUGE AMOUNT OF THEM NOT ANSWERED BASIC QUESTIONS, LIKE THOSE RELATED TO MENDEL?S LAWS, MITOSIS, MEIOSIS, HEREDITY, GENDER, CHROMOSOMAL THEORY AND BIOLOGICAL HEREDITY. IN REGARD TO UNDERGRADUATE STUDENTS, THE LEARNING ABOUT GENETICS IS ALSO FAR FROM TO BE SATISFYING, CONSIDERING THAT THEY HAVE ALREADY TAKEN A COLLEGE ENTRANCE EXAM, WHICH ONE IS CONSIDERED AS A SELECTION PROCESS WORRIED ABOUT CONTENT, SO THESE STUDENTS ARE EXPECTED TO HAVE A BETTER COMPREHENSION ABOUT BASIC GENETICS. THE DIFFERENCES SEEN AMONG THE THREE GROUPS ANALYZED (SENIOR HIGH SCHOOL STUDENTS, UNDERGRADUATE STUDENTS OF BIOLOGICAL SCIENCE DURING THE ACADEMIC YEARS OF 2004 E 2005) ARE NOT SIGNIFICANT AND REFER TO THE FACT THAT THE UNDERGRADUATE STUDENTS ANALYZED HAVE ALREADY ATTENDED SUBJECTS LIKE CELLULAR BIOLOGY AND EMBRYOLOGY, SO THEY ARE EXPECTED TO HAVE A REFINED KNOWLEDGE ABOUT GENES, CELLULAR DIVISION AND CHROMOSOMAL THEORY. HOWEVER, THE STUDENTS HAVE NOT SHOWN GOOD KNOWLEDGE ABOUT THESE CONTENTS. CONSEQUENTLY, THESE PIECES OF INFORMATION MAKE US WORRIED, WHEREAS THESE STUDENTS ARE GOING TO BE TEACHERS IN JUNIOR HIGH SCHOOL AND HIGH SCHOOL, IN THE FUTURE. THE PRESENT STUDY SHOWS THE NEED FOR MORE RESEARCHES ABOUT THE GRADUATION COURSES FOR TEACHERS, BESIDES MORE RESEARCHES ABOUT TEACHING STRATEGIES USED BY THESE PROFESSIONALS, WITH THE PURPOSE OF BRINGING IMPROVEMENTS ON TEACHING-LEARNING PROCESS, NOT ONLY IN GENETICS, BUT ALSO IN BIOLOGY ALTOGETHER.
Arquivo:
DIS_MEST20060327_GIACOIA LUCIANO ROGERIO DESTRO.pdf
Tamanho:
1259 Kb (1259476 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/02/2007 ÀS 11:48:05
Atualizado:
15/02/2007 ÀS 11:48:05
Visitas:
3382
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 18:05:18
Downloads:
216
Último Download em :
05/12/2023 ÀS 12:33:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por