TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
TV DIGITAL: PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS EM ANIMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Autor: |
AMERICO, MARCOS |
Email: |
prof.tuca@terra.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. FERREIRA, RICARDO ALEXINO ♠ Dr. CABRAL FILHO, ADILSON VAZ
|
Data de Defesa: |
15/03/2010 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUTRETENIMENTO ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ OBJETOS DE APRENDIZAGEM ♠ TV DIGITAL INTERATIVA
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PRODUZIR E AVALIAR UM MODELO DE PRODUÇÃO DE
PROGRAMA DE TV DIGITAL INTERATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE
SEIS REFERENCIAIS FUNDAMENTAIS: ENSINO DE CIÊNCIAS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA),
EDUTRETENIMENTO, STORYTELLING, ANIMAÇÃO E TV DIGITAL INTERATIVA. PARA TANTO OPTOU-SE
POR ADAPTAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM (OA) DESENVOLVIDO PARA O PROJETO RIVED -
REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO ( HTTP://RIVED.MEC.GOV.BR ) CHAMADO ?CALORÍMETRO?
PARA A TV DIGITAL INTERATIVA. É PROPOSTA UMA METODOLOGIA HÍBRIDA ENTRE PRODUÇÃO DE OA
E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL VOLTADA PARA TV DIGITAL INTERATIVA QUE SERÁ AVALIADA
QUALITATIVAMENTE ATRAVÉS DE METODOLOGIA HÍBRIDA ENTRE ESTUDO DE CASO, AVALIAÇÃO
QUALITATIVA (PATTON, 2003), AVALIAÇÃO FOCADA NA UTILIZAÇÃO (PATTON, 1997, 2002)
E AVALIAÇÃO POR USO DO PROCESSO (PROCESS USE, PATTON, 1998, 2005). |
|
Título (EN): |
DIGITAL TV: PROPOSALS FOR DEVELOPMENT OF CONTENT IN ANIMATION FOR SCIENCE TEACHING |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUTERTAINMENT ♠ INTERACTIVE DIGITAL TELEVISION ♠ LEARNING OBJECTS ♠ SCIENCE TEACHING
|
Resumo Original (EN): |
|
THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS TO PRODUCE AND EVALUATE A PRODUCTION MODEL OF
INTERACTIVE DIGITAL TV FOR SCIENCE TEACHING THROUGH THE USE OF SIX KEY BENCHMARKS:
SCIENCE TEACHING, LEARNING OBJECTS, EDUTAINMENT, STORYTELLING, ANIMATION AND
INTERACTIVE DIGITAL TV. TO THIS END WE CHOSE TO ADAPT A LEARNING OBJECT DEVELOPED FOR
THE RIVED PROJECT - NETWORK INTERACTIVE VIRTUAL EDUCATION (HTTP://RIVED.MEC.GOV.BR)
CALLED "CALORIMETER" FOR THE INTERACTIVE DIGITAL TV. IT PROPOSED A HYBRID METHOD OF
PRODUCTION OF A LEARNING OBJECT AND AUDIOVISUAL PRODUCTION FOCUSED ON INTERACTIVE
DIGITAL TV TO BE EVALUATED QUALITATIVELY THROUGH HYBRID METHOD BETWEEN CASE STUDY,
QUALITATIVE EVALUATION (PATTON, 2003), EVALUATION FOCUSED ON USE (PATTON, 1997, 2002)
AND PROCESS USE (PATTON, 1998, 2005). |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20100315_AMERICO MARCOS.pdf
|
Tamanho: |
13810 Kb (13810963 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
5 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
19/04/2010 ÀS 14:53:06 |
Atualizado: |
19/04/2010 ÀS 14:53:06 |
Visitas: |
2202 |
Última Visita em : |
26/04/2024 ÀS 15:29:38 |
Downloads: |
255 |
Último Download em : |
20/01/2024 ÀS 12:52:14 |