Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
POLTICAS PBLICAS E HISTRIA DE FORMAO DE PROFESSORES DE CINCIAS:UMA ANLISE A PARTIR DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS
Autor:
CHAPANI, DAISI TEREZINHA
Email:
dt.chapani@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Dr. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE
Data de Defesa:
23/02/2010
Palavras-Chave (PT):
BAHIA.
ENSINO DE CINCIAS
FORMAO DOCENTE
POLTICAS EDUCATIVAS,
TEORIA DA AO COMUNICATIVA
Resumo Original (PT):
O PROPSITO DESTE TRABALHO DISCUTIR AS POLTICAS DE FORMAO DOCENTE, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE SE RELACIONAM MAIS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES DE CINCIAS DA REGIO DE JEQUI, BAHIA, A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTES: COMO SE ENTRELAAM AS POLTICAS PBLICAS DE FORMAO DOCENTE E AS HISTRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CINCIAS QUE ALI VIVEM E TRABALHAM? COMO SO CONSTRUDAS AS POLTICAS DE FORMAO E QUAL O PAPEL DOS PROFESSORES NESTE CONTEXTO? COMO POSSVEL UMA FORMAO EMANCIPATRIA QUE CONSIDERE OS PROFESSORES SUJEITOS CAPAZES DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA POLTICA, INCLUSIVE NO QUE CONCERNE SUA FORMAO? PARA TANTO, SERVE-SE DA TEORIA SOCIAL DE HABERMAS COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TERICO-METODOLGICO. OS DADOS FORAM CONSTITUDOS POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO (LEGISLAO, DOCUMENTOS E ESTUDOS ACADMICOS) E DE CAMPO (HISTRIAS DE FORMAO, OBTIDAS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS REALIZADAS COM QUINZE PROFESSORES DE CINCIAS). A APRESENTAO E A DISCUSSO DOS DADOS OCORRERAM EM TRS MOMENTOS: I) NUMA TICA MAIS AMPLA, COM A APRESENTAO DAS AES ESTATAIS RELATIVAS AO ASSUNTO NOS NVEIS NACIONAL E ESTADUAL; II) NUMA FOCALIZAO MAIS PRECISA, NO ENTRELAAMENTO DAS HISTRIAS DE FORMAO DOS DOCENTES ENTREVISTADOS COM AS AES ESTATAIS CORRESPONDENTES, ENFATIZANDO AS AES DE NVEL LOCAL E III) TRANSPASSANDO ESSES DOIS ENFOQUES, UMA ANLISE MAIS APROFUNDADA DA CONSTRUO DAS POLTICAS DE FORMAO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS DE SISTEMA, MUNDO DA VIDA E ESFERA PBLICA. COMO RESULTADO, OBTEVE-SE UM QUADRO GERAL DAS POLTICAS DE FORMAO DOCENTE NAS LTIMAS DCADAS, O ENREDAMENTO DESTAS POLTICAS COM AS HISTRIAS PESSOAIS DOS ENTREVISTADOS, BEM COMO UMA ANLISE INTERPRETATIVA DE COMO OS DOCENTES TM PARTICIPADO DA CONSTRUO DAS POLTICAS REFERENTES SUA PRPRIA FORMAO E DE COMO ISTO PODERIA SE DAR DE MANEIRA MAIS DEMOCRTICA. ENTENDESE QUE A FORMAO DE PROFESSORES DE CINCIAS FUNDAMENTADA NA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL DIFICULTA A COMPREENSO DOS DOCENTES COMO SUJEITOS POLTICOS, O QUE PODERIA SER VIABILIZADO SE A RACIONALIDADE COMUNICATIVA ESTIVESSE NA RAIZ DOS MODELOS FORMATIVOS, O QUE PERMITIRIA QUE TAIS MODELOS ALMEJASSEM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRTICA E EMANCIPATRIA DOS PROFESSORES
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
BAHIA.
EDUCATIONAL POLICIES
SCIENCE TEACHING
TEACHER TRAINING
THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS STUDY IS TO DISCUSS THE TEACHER TRAINING POLICIES ? ESPECIALLY THOSE RELATED TO THE SCIENCE TEACHERS FROM JEQUI CITY, STATE OF BAHIA, BRAZIL ? FROM THE FOLLOWING QUESTIONS: HOW DO THE TEACHER TRAINING PUBLIC POLICIES AND THE PERSONAL EDUCATIONAL HISTORY OF THE SCIENCE TEACHERS WHO LIVE AND WORK IN THE CITY ENTANGLE? HOW ARE TRAINING POLICIES BUILT AND HOW ARE TEACHERS CONTEXTUALIZED IN THIS PROCESS? HOW POSSIBLE CAN BE AN EMANCIPATIVE TRAINING WHICH SEES TEACHERS AS INDIVIDUALS CAPABLE OF PARTICIPATING ACTIVELY IN POLITICS, INCLUDING IN ISSUES CONCERNING THEIR OWN TRAINING? FOR THIS PURPOSE, THE HABERMAS?S SOCIAL THEORY IS EMPLOYED AS THE LEADING THEORETICAL AND METHODOLOGICAL BENCHMARK. THE DATA WERE FORMED BY MEANS OF BIBLIOGRAPHICAL SURVEY (LEGISLATION, DOCUMENTS AND ACADEMIC STUDIES) AND FIELD SURVEY (TRAINING HISTORY, OBTAINED FROM SEMISTRUCTURED INTERVIEWS PERFORMED WITH 15 SCIENCE TEACHERS). THE DATA PRESENTATION AND DISCUSSION HAD THREE DIFFERENT ASPECTS: I) A BROADER VIEW, SHOWING THE STATE ACTIONS RELATED TO THE TOPIC, AT NATIONAL AND STATE LEVELS; II) A MORE PRECISE FOCUS, THE INTERWEAVING OF THE TRAINING OF THE TEACHERS INTERVIEWED WITH THE CORRESPONDING STATE ACTIONS ? WITH EMPHASIS ON LOCAL ACTIONS AND III) BEYOND THESE TWO ASPECTS, A DEEPER ANALYSIS ON THE CONSTRUCTION OF THE TEACHER TRAINING POLICIES FROM THE CONCEPTS OF ?SYSTEM?, ?LIFEWORLD? AND ?PUBLIC SPHERE?. AS A RESULT, A GENERAL VIEW OF THE TEACHER TRAINING POLICIES OVER THE LAST DECADES WAS ACHIEVED, AS WELL AS THE INTERWEAVING OF THESE POLICIES WITH THE PERSONAL HISTORY OF THE INTERVIEWEES AND AN INTERPRETATIVE ANALYSIS ON HOW THE TEACHERS HAVE BEEN PARTICIPATING IN THE CONSTRUCTION OF THESE POLICIES, CONCERNING THEIR OWN TRAINING ? AND HOW SUCH POLICIES COULD BE IMPLEMENTED MORE DEMOCRATICALLY. IT IS UNDERSTOOD THAT THE TRAINING ? BASED ON THE INSTRUMENTAL RATIONALITY ? OF THE SCIENCE TEACHERS OBSTRUCTS THEIR OWN PERCEPTION AS POLITICAL INDIVIDUALS. IT WOULD BE EASIER IF THE COMMUNICATIVE RATIONALITY WERE THE BASIS TO THE TRAINING MODELS, THUS FACILITATING THE DEVELOPMENT OF THE TEACHERS? CRITICAL AND EMANCIPATIVE ABILITIES.
Arquivo:
TES_DOUT20100223_CHAPANI DAISI TEREZINHA.pdf
Tamanho:
2006 Kb (2006138 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2010 ÀS 14:39:53
Atualizado:
19/04/2010 ÀS 14:39:53
Visitas:
5792
Última Visita em :
22/04/2019 ÀS 09:49:57
Downloads:
768
Último Download em :
05/04/2019 ÀS 00:28:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por