Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS FEIRAS DE CIÊNCIAS
Autor:
ZULIANI, RENATA DUARTE
Email:
renatazuliani@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2010
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Dr. ARRUDA, SÉRGIO DE MELLO
Data de Defesa:
14/12/2009
Palavras-Chave (PT):
FEIRA DE CIÊNCIAS
SABERES DOCENTES
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR OS SABERES UTILIZADOS E QUAIS CRITÉRIOS ORIENTARAM OITO PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA PARA A REALIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. COMO SE PORTAM FRENTE AO DESAFIO DE ABORDAREM CONCEITOS ESPECÍFICOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA, QUAIS AS NECESSIDADES FORMATIVAS E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. A PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS FORAM FEITAS A LUZ DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA. O REFERENCIAL TEÓRICO TEM APORTE EM AUTORES QUE DISCUTEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, ENTRE OUTROS).OS RESULTADOS DEMONSTRAM A MODIFICAÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE AO DESCONHECIDO E À NECESSIDADE DE REFLETIREM SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE COM A INTENÇÃO DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS.
Título (EN):
TEACHERS OF THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE SCIENCE FAIRS
Palavras-Chave (EN):
FACULTY KNOWLEDGE
INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
SCIENCE FAIR
Resumo Original (EN):
THIS STUDY IS MEANT TO FIND OUT AND LIST THE KNOWLEDGE AND THE CRITERIA EMPLOYED BY EIGHT TEACHERS WHO TOOK PART IN THE RESEARCH TO PRESENT A SCIENCE FAIR IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, IN A STATE-RUN PUBLIC SCHOOL IN THE SÃO PAULO METRO AREA; HOW THEY COPE WITH THE CHALLENGE OF BRINGING UP SPECIFIC BIOLOGY, CHEMISTRY AND PHYSICS CONCEPTS; WHAT ARE THE SKILLS REQUIRED AND THE IMPLICATIONS WITH REGARD TO INITIAL AND CONTINUED EDUCATION OF INITIAL YEARS? TEACHERS. RESEARCH AND DATA ANALYSIS WERE CARRIED OUT ACCORDING TO THE QUALITATIVE RESEARCH METHODOLOGY. THE THEORETICAL BACKGROUND WAS BASED ON THE WORKS OF AUTHORS WHO DISCUSS TEACHERS? TRAINING AND REQUIRED KNOWLEDGE FOR FACULTY (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, AMONG OTHERS). THE RESULTS SHOW THE CHANGES IN THE TEACHER?S ATTITUDE WHEN FACING THE UNKNOWN AND THE NEED TO REFLECT ON THEIR TEACHING PRACTICE IN ORDER TO ENHANCE THEIR SUBJECT-, CURRICULUM-VITAE-, AND EXPERIENCE-RELATED KNOWLEDGE.
Arquivo:
DIS_MEST20091214_ZULIANI RENATA DUARTE.pdf
Tamanho:
2812 Kb (2812922 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2010 ÀS 14:25:20
Atualizado:
19/04/2010 ÀS 14:25:20
Visitas:
897
Última Visita em :
22/04/2024 ÀS 15:34:18
Downloads:
50
Último Download em :
19/06/2023 ÀS 08:19:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por