DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS FEIRAS DE CIÊNCIAS |
Autor: |
ZULIANI, RENATA DUARTE |
Email: |
renatazuliani@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2010 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. BASTOS, FERNANDO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Dr. ARRUDA, SÉRGIO DE MELLO
|
Data de Defesa: |
14/12/2009 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ FEIRA DE CIÊNCIAS ♠ SABERES DOCENTES ♠ SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR OS SABERES UTILIZADOS E QUAIS CRITÉRIOS
ORIENTARAM OITO PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA PARA A REALIZAÇÃO DE UMA FEIRA DE
CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA
REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. COMO SE PORTAM FRENTE AO DESAFIO DE ABORDAREM
CONCEITOS ESPECÍFICOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA, QUAIS AS NECESSIDADES FORMATIVAS E AS
IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. A
PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS FORAM FEITAS A LUZ DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA. O
REFERENCIAL TEÓRICO TEM APORTE EM AUTORES QUE DISCUTEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES
DOCENTES (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, ENTRE OUTROS).OS RESULTADOS
DEMONSTRAM A MODIFICAÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE AO DESCONHECIDO E À NECESSIDADE DE
REFLETIREM SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE COM A INTENÇÃO DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS
DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS. |
|
Título (EN): |
TEACHERS OF THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE SCIENCE FAIRS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ FACULTY KNOWLEDGE ♠ INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ♠ SCIENCE FAIR
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY IS MEANT TO FIND OUT AND LIST THE KNOWLEDGE AND THE CRITERIA EMPLOYED BY EIGHT
TEACHERS WHO TOOK PART IN THE RESEARCH TO PRESENT A SCIENCE FAIR IN THE INITIAL YEARS OF
ELEMENTARY SCHOOL, IN A STATE-RUN PUBLIC SCHOOL IN THE SÃO PAULO METRO AREA; HOW THEY
COPE WITH THE CHALLENGE OF BRINGING UP SPECIFIC BIOLOGY, CHEMISTRY AND PHYSICS CONCEPTS;
WHAT ARE THE SKILLS REQUIRED AND THE IMPLICATIONS WITH REGARD TO INITIAL AND CONTINUED
EDUCATION OF INITIAL YEARS? TEACHERS. RESEARCH AND DATA ANALYSIS WERE CARRIED OUT ACCORDING TO
THE QUALITATIVE RESEARCH METHODOLOGY. THE THEORETICAL BACKGROUND WAS BASED ON THE WORKS
OF AUTHORS WHO DISCUSS TEACHERS? TRAINING AND REQUIRED KNOWLEDGE FOR FACULTY (SCHON,
TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, AMONG OTHERS). THE RESULTS SHOW THE CHANGES IN THE
TEACHER?S ATTITUDE WHEN FACING THE UNKNOWN AND THE NEED TO REFLECT ON THEIR TEACHING
PRACTICE IN ORDER TO ENHANCE THEIR SUBJECT-, CURRICULUM-VITAE-, AND EXPERIENCE-RELATED
KNOWLEDGE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20091214_ZULIANI RENATA DUARTE.pdf
|
Tamanho: |
2812 Kb (2812922 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
19/04/2010 ÀS 14:25:20 |
Atualizado: |
19/04/2010 ÀS 14:25:20 |
Visitas: |
904 |
Última Visita em : |
02/07/2024 ÀS 13:50:24 |
Downloads: |
50 |
Último Download em : |
19/06/2023 ÀS 08:19:45 |