Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE ARQUITETURA E CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO HUMANO E DEFICIÊNCIA
Autor:
MAZO, RAQUEL
Email:
raquelmazo@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Dr. PASCHOARELLI, LUIS CARLOS
Drª. LEONARDO, NILZA SANCHES TESSARO
Data de Defesa:
01/03/2010
Palavras-Chave (PT):
ACESSIBILIDADE
ARQUITETURA
DEFICIÊNCIA
INCLUSÃO SOCIAL
PSICOLOGIA
Resumo Original (PT):
A ARQUITETURA É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE TEM COMO ATRIBUIÇÃO CONTRIBUIR PARA A QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, OS ARQUITETOS PODEM COLABORAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ACESSÍVEIS. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE A FORMAÇÃO EM ARQUITETURA OFEREÇA CONHECIMENTOS SOBRE A ACESSIBILIDADE E OUTRAS TEMÁTICAS ADJACENTES, QUE EXTRAPOLEM O CONHECIMENTO TÉCNICO, POSSIBILITANDO MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DO SER HUMANO. NESSE ASPECTO, A PSICOLOGIA TEM CONTRIBUIÇÕES A OFERECER, E EM ESPECIAL, A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, POR EXPLICAR O DESENVOLVIMENTO HUMANO. ASSIM, ESTE ESTUDO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE O HOMEM SE DESENVOLVE EM UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA, QUE, POR SUA VEZ, SOMENTE É POSSÍVEL POR INTERMÉDIO DAS INTERAÇÕES QUE ESTABELECE COM OS OUTROS. TAL PREMISSA NEM SEMPRE É VÁLIDA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, POIS AINDA TÊM DIFICULDADE DE ACESSAR VÁRIOS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS E, PORTANTO, TÊM LIMITADAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO. PROCURANDO RESPONDER SE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA GARANTEM UMA FORMAÇÃO QUE FAVOREÇA A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESTA PESQUISA TEVE OBJETIVOS DISTINTOS. PRIMEIRAMENTE, BUSCOU IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS CURRICULARES OFERTADOS PELOS CURSOS QUE PROPORCIONAM CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA INVESTIGADA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA INVESTIGAÇÃO EM DOCUMENTOS (GRADES CURRICULARES E EMENTÁRIOS DAS DISCIPLINAS) DOS CURSOS PÚBLICOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, NOS QUAIS FOI FEITO O LEVANTAMENTO DOS TEMAS DESENVOLVIMENTO HUMANO, INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O CURRÍCULO MÍNIMO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DA MAIOR PARTE DAS UNIVERSIDADES PESQUISADAS ABORDA SUPERFICIALMENTE AS TEMÁTICAS INVESTIGADAS. O SEGUNDO OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM INVESTIGAR A CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UM CURSO PÚBLICO DE ARQUITETURA SOBRE ARQUITETURA E AS DEMAIS TEMÁTICAS ANTERIORMENTE CITADAS, ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, EM QUE OS RELATOS FORAM SUBMETIDOS AO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL. PODE-SE PERCEBER QUE, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À ACESSIBILIDADE, PREDOMINARAM CONCEPÇÕES POUCO REFLEXIVAS E MAIS TÉCNICAS, COM EXCEÇÃO DA CONCEPÇÃO DE ARQUITETURA, CLASSIFICADA COMO UMA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE TRAZ GANHOS PARA A VIDA HUMANA. POR CONSEGUINTE, PARA QUE A ARQUITETURA E, CONSEQUENTEMENTE, SEUS PROFISSIONAIS REALMENTE FAVOREÇAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, HÁ QUE SE REFORMULAR OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ARQUITETURA, ALÉM DE SE PROMOVER DEBATES NO MEIO UNIVERSITÁRIO, PAUTADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO, COMPREENDENDO SUAS MAIS DIVERSAS CONDIÇÕES.
Título (EN):
TEACHING ARCHITECTURE E TEACHER?S CONCEPTION ABOUT ACCESSIBILITY, SOCIAL INCLUSION, HUMAN DEVELOPMENT AND DISABILITY
Palavras-Chave (EN):
ACCESSIBILITY
ARCHITECTURE
DISABILITY
PSYCHOLOGY
SOCIAL INCLUSION
Resumo Original (EN):
THE ARCHITECTURE IS AN AREA OF KNOWLEDGE THAT HAS THE TASK OF CONTRIBUTING TO THE QUALITY OF HUMAN LIFE. WITH REGARD TO PERSONS WITH DISABILITIES, ARCHITECTS CAN HELP THE PROCESS OF SOCIAL INCLUSION THROUGH THE CONSTRUCTION OF ACCESSIBLE SPACES. THEREFORE, IT IS NECESSARY THAT TRAINING IN ARCHITECTURE PROVIDES KNOWLEDGE ABOUT ACCESSIBILITY AND OTHER SURROUNDING ISSUES THAT GO BEYOND THE TECHNICAL KNOWLEDGE, ENABLING GREATER UNDERSTANDING OF THE HUMAN BEING. IN THIS RESPECT, THE PSYCHOLOGY HAS CONTRIBUTIONS TO OFFER, AND IN PARTICULAR, THE CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY, BECAUSE IT EXPLAINS THE HUMAN DEVELOPMENT. THUS, THIS STUDY ASSUMES THAT MAN DEVELOPS IN A SOCIO-HISTORICAL PROCESS OF CULTURAL APPROPRIATION, WHICH IN TURN IS ONLY POSSIBLE THROUGH THE INTERACTIONS HE ESTABLISHES WITH OTHERS. THIS ASSUMPTION IS NOT ALWAYS SUITABLE FOR PEOPLE WITH DISABILITIES, BECAUSE THEY STILL HAVE DIFFICULTY TO ACCESS VARIOUS BUILT SPACES, AND THEREFORE HAVE LIMITED OPPORTUNITIES OF INTERACTION. THIS RESEARCH HAD TWO DIFFERENT GOALS TO RESPOND IF THE UNDERGRADUATE COURSES IN ARCHITECTURE ARE ABLE TO ENSURE EDUCATION THAT ENABLING ACCESSIBILITY AND SOCIAL INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES. IN FIRST, THIS WORK SOUGHT TO IDENTIFY IF CURRICULUM CONTENTS OF THE COURSES PROVIDES KNOWLEDGE ABOUT THE PROBLEM INVESTIGATED. FOR THIS, A SURVEY IN DOCUMENTS OF PUBLIC ARCHITECTURE COURSES WAS CONDUCED, LOOKING FOR IF THEY PRESENTED THE ISSUES: HUMAN DEVELOPMENT, SOCIAL INCLUSION, DISABILITY AND ACCESSIBILITY. THE RESULTS SHOWED THAT THE MINIMUM CURRICULUM FOR THE ACADEMIC BACKGROUND OF MOST OF THE UNIVERSITIES SURVEYED ADDRESSES SUPERFICIALLY THE ISSUES INVESTIGATED. THE SECOND OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE THE DESIGN OF A GROUP OF TEACHERS OF A COURSE OF PUBLIC ARCHITECTURE ON ARCHITECTURE AND OTHER ISSUES OUTLINED ABOVE, THROUGH THE APPLICATION OF A STRUCTURED INTERVIEW, IN WHICH THE ANSWERS WERE SUBMITTED TO ANALYSIS METHOD CATEGORICAL. ESPECIALLY WITH REGARD TO ACCESSIBILITY, THE PREVALENT CONCEPTIONS ARE LITTLE REFLECTIVE AND TECHNIQUES, WITH THE EXCEPTION OF THE CONCEPTION ABOUT ARCHITECTURE, CLASSIFIED AS AN AREA OF KNOWLEDGE THAT BRINGS BENEFITS FOR HUMAN LIFE. SO FOR THAT ARCHITECTURE, AND CONSEQUENTEMENTE ITS PROFESSIONALS, REALLY FAVORS THE INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES, CURRICULA OF SCHOOLS OF ARCHITECTURE MUST BE REWRITTEN, IN ADDITION DEBATES AT THE UNIVERSITY MUST BE PROMOTED, GUIDED IN INTERDISCIPLINARY STUDIES ON THE HUMAN DEVELOPMENT, INCLUDING ITS VARIOUS CONDITIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20100301_MAZO RAQUEL.pdf
Tamanho:
1032 Kb (1032449 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/04/2010 ÀS 09:02:27
Atualizado:
12/04/2010 ÀS 09:02:27
Visitas:
1302
Última Visita em :
22/04/2024 ÀS 04:19:10
Downloads:
98
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 13:48:08
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por