Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
LUCCHESI, FELIPE DEL MANDO
Email:
lucchesi@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2010
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Banca Examinadora:
Dr. JUNIOR, LUIZ GONÇALVES
Drª. FERREIRA, LILIAN APARECIDA
Data de Defesa:
01/03/2010
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
SÉRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O CONCOMITANTE PROCESSO SEGREGATIVO E/OU DE IMPLICAÇÕES QUE HÁ POR DETRÁS DAS MESMAS. A METODOLOGIA FOI CARACTERIZADA PELA OBSERVAÇÃO NATURALÍSTICA COM A UTILIZAÇÃO DE FILMAGEM, ALÉM DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA REALIZADA COM PROFESSORES UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE BAURU/ SP, ENVOLVENDO 4 DOCENTES, UM PARA CADA SERIAÇÃO. A DOCENTE DE PRIMEIRA SÉRIE MOSTROU-SE ATENTO E MAIS RÍGIDO A RATIFICAR UMA PADRONIZAÇÃO DE CONDUTAS PARA SUAS AULAS, DESDE INÍCIO E SAÍDA DE ALUNOS, COMO TAMBÉM TÉCNICAS DE OBTENÇÃO DE SILÊNCIO E ESPECIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS. O DOCENTE DA SEGUNDA SÉRIE OPTOU POR UMA CONDUTA MENOS RÍGIDA, PRIVILEGIANDO O LÚDICO, SEM OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO E ENALTECENDO O DIÁLOGO. NA TERCEIRA SÉRIE, A PROFESSORA SE DESTACOU POR ALTO ÍNDICE DE MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS E ÂMBITO AFETIVO, POR ÚLTIMO, A PROFESSORA DE QUARTA SÉRIE PRIVILEGIOU INSTRUÇÕES CLARAS E OBJETIVAS, ALÉM DA CONSTANTE AVALIAÇÃO POSITIVA COMO FEEDBACK AOS ALUNOS. COM A PRESENTE PESQUISA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AÇÕES EXITOSAS E PRÁTICAS DIVERSIFICADAS, INCLUSIVE COERCITIVAS, PASSÍVEIS DE MUDANÇA POR PARTE DOS DOCENTES EM SEUS CONTEXTOS DE ENSINO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INITIAL GRADE
INTERACTION TEACHER-STUDENT
PHYSICAL EDUCATION CLASSES
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY PURPOSED TO ANALYSE INTERACTION BETWEEN TEACHER AND STUDENT, CONTENT AND TEACHING METHODOLOGY TO THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES WHEREWITH INITIAL GRADE TEACHERS AND CONCOMITANT SEGREGATIVE PROCESS AND IMPLICATIONS THERE ARE BEHIND THEM. THE METHODOLOGY WAS CHARACTERIZED BY NATURALISTIC OBSERVATION WITH USE OF CAMERA, BESIDES THE SEMI-STRUCTURED INTERVIEW REALIZED WITH TEACHERS ADOPTING A QUALIQUANTITATIVE RESEARCH AT TREE PUBLIC SCHOOLS LOCATED IN BAURU´S CITY WITH 4 TEACHERS, ONE FOR EACH GRADE. THE TEACHER OF FIRST GRADE EVIDENCED MORE ATTENTION AND STRICT TO RATIFY A STANDARD OF PROCEDURE TO HER CLASSES, SINCE BEGINNING AND EXIT OF STUDENTS, AS WELL AS TECHNIQUE TO OBTAIN SILENCE AND SPECIFICATION OF CONTENT. SECOND GRADE?S TEACHER OPTS TO DISTINGUISHED PROCEDURE FEATURING THE PLEASURE OF FUN, WITHOUT OBLIGATION TO STUDENT?S PARTICIPATION AND EXALTING THE DIALOGUE. THIRD GRADE?S TEACHER DETACHED FOR ELEVATED TABLE OF EMOTIONAL´S MANIFESTATIONS AND AFFECTIVE AMBIT, AND ENDING, FOURTH GRADE?S TEACHER GAVE PRIORITY TO OBJECTIVE INSTRUCTIONS BESIDES CONSTANT POSITIVE AVALIATION AS FEEDBACK TO THE STUDENTS. WITH THE PRESENT RESEARCH IT WAS EFFORT IDENTIFY SUCCESSFUL ACTIONS AND DIVERSE PRACTICES, INCLUDING COERCITIVES, OF POSSIBLE CHANGES BY MEANS OF THE TEACHERS IN THEIRS CONTEXTS OF EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20100301_LUCCHESI FELIPE DEL MANDO.pdf
Tamanho:
702 Kb (702431 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2010 ÀS 11:24:08
Atualizado:
01/04/2010 ÀS 11:24:08
Visitas:
1376
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 21:11:48
Downloads:
84
Último Download em :
26/01/2022 ÀS 17:04:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por